<
>

Palmeiras cabeça-de-chave, Flamengo e Inter no pote 2 da Libertadores; veja projeção para o sorteio

Depois de três anos ‘sofrendo’, o Palmeiras conseguiu pontuação suficiente no ranking da Conmebol e deve ser cabeça-de-chave no sorteio dos grupos da Libertadores. O time alviverde será acompanhado por outros dois brasileiros no pote 1: Grêmio e Cruzeiro.

Athletico Paranaense, Internacional e Flamengo podem ter problemas maiores, porque devem ficar no pote 2.

São Paulo e Atlético-MG serão cabeças-de-chave, mas da fase prévia.

O sorteio dos grupos da Libertadores acontece na próxima segunda-feira, às 21h30 (de Brasília), na sede da Conmebol, no Paraguai.

Vale lembrar que o ranking da Libertadores leva três coisas em consideração: o desempenho dos times nos últimos 10 anos, a performance entre 1960 e 2008 (o chamado coeficiente histórico) e os títulos dos campeonatos nacionais também nas últimas 10 temporadas.

Os potes da Libertadores são definidos de acordo com a pontuação desse ranking. A única exceção é o campeão da Sul-Americana, que sempre tem vaga assegurada no pote 2 se não tiver pontuação suficiente para ser cabeça-de-chave. É o caso do Athletico neste ano.

A Conmebol deve oficializar essa lista nesta sexta-feira, mas o ESPN.com.br usou as fórmulas criadas pela entidade para fazer as contas e projetar como será o sorteio.

Os potes

Os cabeças-de-chave serão River Plate (ARG), Boca Juniors (ARG), Grêmio, Peñarol (URU), Nacional (URU), Palmeiras, Cruzeiro e Olimpia (PAR).

O pote 2 ficará com Athletico Paranaense, Cerro Porteño (PAR), San Lorenzo (ARG), Emelec (EQU), Internacional, Flamengo, Universidad Católica (CHI) e Sporting Cristal (PER).

O 3 terá Jorge Wilstermann (BOL), Rosario Central (ARG), LDU (EQU), Alianza Lima (PER), Huracán (ARG), Godoy Cruz (ARG), Zamora (VEN) e o campeão do Finalización da Colômbia, que será Junior Barranquilla ou Independiente Medellín – o Junior ganhou a ida por 4 a 1.

O pote 4 fica com Tolima (COL), Deportivo Lara (VEN), Universidad de Concepción (CHI) e um time boliviano (provavelmente San Jose ou Royal Pari), além dos times classificados da fase anterior.

Fase Prévia

O sorteio das fases prévias também tem cabeças-de-chave definidos.

Na primeira, The Strongest (BOL), Defensor (URU) e Nacional (PAR) ficam no pote 1, enquanto Real Garcilaso (PER), Delfín (EQU) e Deportivo La Guaira (VEN) vão para o 2.

Na segunda fase prévia, serão cabeças-de-chave Atlético Nacional (COL), Atlético-MG, São Paulo, Libertad (PAR), Barcelona (EQU), Universidad de Chile (CHI), Caracas (VEN) e o time colombiano que perder a decisão do Finalización (Junior ou Independiente Medellín).

No pote 2 ficam Melgar (PER), Palestino (CHI), Danubio (URU), Talleres (ARG) e um time boliviano (provavelmente San Jose ou Royal Pari), além de três classificados da fase anterior.