<
>

Champions League: as contas na disputa por vagas nas oitavas de final

Com 12 times já garantidos nas oitavas de final da Uefa Champions League, os últimos quatro classificados serão definidos nestas terça e quarta-feiras, quando ocorre a sexta e última rodada da fase de grupos. Somente uma chave não tem qualquer time confirmado no mata-mata.

No momento, Atlético de Madrid, Borussia Dortmund, Barcelona, Porto, Schalke 04, Bayern de Munique , Ajax, Manchester City, Real Madrid, Roma, Juventus e Manchester United estão confirmados na próxima fase.

As últimas quatro vagas serão disputadas por: 1- Tottenham e Internazionale; 2/3- Napoli, Paris Saint-Germain e Liverpool; 4- Lyon e Shakhtar Donetsk.

Vale lembrar que, além da disputa por um lugar nas oitavas, há também a briga por liderança e, para os eliminados, a disputa por um lugar na Liga Europa, algo destinado a todos os terceiros colocados.

Confira abaixo a situação de cada chave e a chance de cada time avançar, de acordo com o Soccer Power Index (entenda o cálculo abaixo):

Grupo A

Atlético de Madrid (12 pontos) e Borussia Dortmund (10) estão classificados. Em caso de empates em pontos, os alemães ficam à frente. Club Brugge (5) jogará a Liga Europa, e o Monaco (1) está eliminado.

Última rodada:
Club Brugge x Atlético de Madrid
Monaco x Borussia Dortmund

Grupo B

Barcelona (13) está classificado e com a liderança confirmada. Tottenham (7) depende apenas de si, uma vez que leva a vantagem no confronto direto com a Inter de Milão (7). PSV Eindhoven (1) está eliminado e sem chances de Liga Europa.

Última rodada:
Barcelona x Tottenham
Internazionale x PSV Eindhoven

Chance de avançar (Soccer Power Index):
Tottenham: 44%
Internazionale: 56%

Grupo C

Para não depender de outros resultados, o Napoli (9) se classifica com um empate e garante a liderança com uma vitória. O PSG (8) garante a vaga com uma vitória. caso empate, avança se o Liverpool não vencer. O Liverpool (6) avança se vencer e o PSG tropeçar. Se o PSG vencer, o Liverpool avançar caso supere o Napoli por 1 a 0 ou por dois gols de diferença. O Estrela Vermelha (4) está eliminado e só irá à Liga Europa se vencer e o Liverpool perder.

Se o PSG empatar e o Liverpool vencer, haveria um empate triplo. O Liverpool se classificaria por ter 6 pontos nos confrontos entre os três. Napoli e PSG, com 5 pontos cada nesta circunstância, disputariam a vaga em aberto da seguinte forma: melhor saldo de gols no confronto entre os três times.

Última rodada:
Liverpool x Napoli
Estrela Vermelha x PSG

Chance de avançar (Soccer Power Index):
Napoli: 68%
Paris Saint-Germain: 82%
Liverpool: 51%

Chance de ir à Liga Europa:
Estrela Vermelha: 2%

Grupo D

O Porto (13) está classificado e com a liderança garantida. O Schalke 04 (8) também está garantido nas oitavas de final. O Galatasaray (4) ficará com a vaga na Liga Europa se tiver pelo menos a mesma pontuação que o Lokomotiv Moscou (3), por ter vantagem no confronto direto.

Última rodada:
Galatasaray x Porto
Schalke 04 x Lokomotiv Moscou

Chance de ir à Liga Europa:
Galatasaray: 85%
Lokomotiv Moscou: 15%

Grupo E

O Bayern de Munique (13) já está classificado e garante a liderança com um empate. O Ajax (11) também está confirmado no mata-mata e precisa vencer para ficar com a primeira colocação. O Benfica (4) jogará a Liga Europa, e o AEK Atenas (0) está eliminado.

Última rodada:
Ajax x Bayern de Munique
Benfica x AEK Atenas

Grupo F

O Manchester City (10) jogará as oitavas de final e só precisa de um empate para confirmar a liderança da chave. O Lyon (7) joga por um empate para se classificar. Se vencer, será o líder em caso de derrota do Manchester City. O Shakhtar Donetsk (5) só avançará se vencer. O Hoffenheim (3) está eliminado. Para ir à Liga Europa, precisa ganhar seu jogo e torcer por uma derrota do Shakhtar.

Última rodada:
Shakhtar Donetsk x Lyon
Manchester City x Hoffenheim

Chance de avançar (Soccer Power Index):
Lyon: 50%
Shakhtar Donetsk: 50%

Chance de ir à Liga Europa:
Hoffenheim: 2%

Grupo G

O Real Madrid (12) já está classificado como primeiro colocado. A Roma (9) também se confirmou no mata-mata. Viktoria Plzen e CSKA Moscou, ambos com 4 pontos, disputam a vaga na Liga Europa. O Plzen leva a vantagem em caso de empate nos pontos por conta do confronto direto.

Última rodada:
Real Madrid x CSKA Moscou
Viktoria Plzen x Roma

Chance de ir à Liga Europa:
Viktoria Plzen: 86%
CSKA Moscou: 14%

Grupo H

A Juventus (12) está classificada e garante a liderança com uma vitória, ou até com um empate, desde que o Manchester United tropece. O United (10) também jogará as oitavas e será líder caso vença seu compromisso e a Juventus tropece. O Valencia (5) irá à Liga Europa, enquanto que o Young Boys (1) está eliminado.

Última rodada:
Young Boys x Juventus
Valencia x Manchester United


Entendendo o Soccer Power Index

O Soccer Power Index (SPI) é um índice criado pela ESPN em 2009, com a proposta de analisar o futebol unindo perspectivas objetivas e subjetivas. Atualmente, a ferramenta tem ranking de 24 ligas nacionais de futebol, incluindo a Série A do Brasileiro, e ainda acompanhará a Champions League e a Liga Europa.

A metodologia dos números usa quatro fatores básicos a cada partida – que envolvem os gols marcados e finalizações – para avaliar as performances dos times, criando medições ofensivas e defensivas. Esses índices, então, permitem o cálculo das probabilidades de vitória, empate ou derrota em cada jogo.

Com essas projeções, a ferramenta simula as possibilidades para os duelos futuros e, seguidamente, a temporada milhares de vezes para determinar as chances de cada time ser campeão – ou rebaixado.