<
>

Modric supera Cristiano Ronaldo e franceses e vence o Ballon d'Or 2018

Deu a lógica no Ballon d'Or. No prêmio promovido pela revista France Football, nesta segunda-feira, o croata Luka Modric foi eleito o melhor jogador do mundo. Com mais essa conquista, ele completa um ano perfeito, já que também foi o melhor atleta da Copa do Mundo, o melhor da Uefa e ainda venceu o prêmio da Fifa como o destaque de 2018. Neymar foi o melhor brasileiro na premiação, mas o país fica sem representantes no top 10.

O meia do Real Madrid ficou à frente de Cristiano Ronaldo, que recentemente trocou o clube espanhol pela Juventus, e Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid, que completou o pódio.

O quarto lugar ficou com Kylian Mbappé, que assim como Griezmann fez parte da equipe campeã mundial. O atacante do Paris Saint-Germain ainda conquistou o Kopa Trophy, prêmio dado ao melhor jogador sub-21 do mundo, desbancando o brasileiro Rodrygo, do Santos.

Ao vencer a premiação, Modric se tornou o primeiro jogador a superar Messi e Cristiano Ronaldo desde a primeira conquista do português. Entre 2008 e 2017, Ronaldo e o argentino monopolizaram a disputa pelo posto de melhor do mundo, com cinco conquistas para cada. O último jogador a vencer a dupla tinha sido o brasileiro Kaká, ganhador do prêmio em 2007.

O croata despontou como um dos favoritos ao Ballon d'Or ao comandar o Real Madrid na campanha de seu terceiro título seguido da Champions League, o 12º no total. Mas foi a Copa do Mundo que colocou o meia como o principal candidato. No mundial na Rússia, Modric levou a surpreendente Croácia à final, na qual acabou superada pela França. O meia, inclusive, foi eleito o melhor jogador do torneio.

Logo após o anúncio oficial, Modric comemorou a conquista e agradeceu aos seus companheiros pelo "sonho realizado".

"É uma emoção muito grande. É difícil falar. É um sonho realizado. Gostaria de agradecer meus companheiros, meus treinadores, staff do Real Madrid, meus companheiros de seleção e minha família. Quando criança, todos temos sonhos. Meu sonho era jogar em uma grande equipe e ganhar um prêmio com esse".

Na sequência, ele reverenciou Cristiano Ronaldo e Messi, vencedores nos últimos anos. "É inacreditável. Estou junto com esses jogadores incríveis. Mas também porque outros grandes jogadores foram nomeados. É algo extraordinário. 2018 é o ano dos meus sonhos", completou.

NORUEGUESA VENCE ENTRE AS MULHERES

Na premiação feminina, a norueguesa Ada Hegerberg, do Lyon, foi eleita a melhor jogadora do mundo em 2018. Ela foi Vencedora da Liga dos Campeões da temporada 2017-18 com a equipe francesa. A brasileira Marta ficou na quarta posição.

OS 10 MELHORES DO MUNDO, SEGUNDO A FRANCE FOOTBALL

1º Luka Modric (Real Madrid/Croácia)

2º Cristiano Ronaldo (Juventus/Portugal)

3º Antoine Griezmann (Atlético de Madrid/França)

4º Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain/França)

5º Lionel Messi (Barcelona/Argentina)

6º Mohamed Salah (Liverpool/Egito)

7º Raphael Varane (Real Madrid/França)

8º Eden Hazard (Chelsea/Bélgica)

9º Kevin De Bruyne (Manchester City/Bélgica)

10º Harry Kane (Tottenham/Inglaterra)