<
>

Reinar a Europa com o Barcelona, bater recordes e definir se fica na seleção: os 10 passos para Messi

Aos 31 anos, Lionel Messi terá uma série de desafios até o fim de sua carreira. O jornal Sport, da Espanha, trouxe os dez planos futuros para o capitão do Barcelona.

1 - Conquistar a Champions

"Faremos todo o possível para que esta linda e desejada taça volte aqui", prometeu Messi. O argentino sabe a importância de romper a hegemonia do Real Madrid, campeão das últimas três edições da Champions League. Reconquistar a Europa é o maior objetivo do camisa 10.

2 - Contribuir como capitão

Messi estreou como capitão do Barça nesta temporada, após a despedida da equipe de Andrés Iniesta. E ele fez isso de uma maneira grande, dando um passo à frente, tanto dentro como fora do campo. Aqueles que o conhecem melhor falam que o camisa 10 está mais maduro e plenamente consciente de sua nova missão.

3 - Relacionamento com Barça

O contrato de Messi com o Barcelona termina em 30 de junho de 2021 . Ele irá decidir se quer renovar e continuar jogando (ele completa 34 anos em junho de 2021), precisa negociar um novo vínculo. Tudo depende da opinião e sensações do camisa 10. Se ele se vê fisicamente capaz de continuar competindo no primeiro nível, ele continuará a jogar.

4 - Seleção argentina

Nos próximos meses, ele decidirá se retornará à seleção argentina ou não. O próximo grande desafio para a Argentina é a Copa América, que será realizada no Brasil, em 2019. Ele perdeu as duas últimas finais da competição (2015 e 2016) para o Chile e pode renunciar ao torneio e concentrar seus esforços na Copa do Mundo do Catar. Até lá, ele terá 35 anos e será sua última chance de conquistar o troféu mais desejado.

5 - Futuro treinador?

Messi poderia ser visto como um técnico para o Barcelona no futuro, quando decidir pendurar suas chuteiras. O argentino, porém, sempre disse que ser treinador não está sem seus planos. Apesar disso, vários de seus ex-companheiros de equipe estão trilhando esse caminho.

6 - Amor por Barcelona

Messi nunca escondeu que ele está encantado ena Catalunha. Ele gosta da cidade e é absolutamente adaptado à vida: seus três filhos (Thiago, Mateus e Ciro) nasceram em Barcelona. Ele não esquecer suas origens em Rosario, mas seu círculo de amigos está intimamente ligados à Catalunha.

7 - Projetos sociais

A Fundação Leo Messi foi fundamental para tornar o Centro Pediátrico do Hospital Sant Joan de Déu (Barcelona) no maior centro infantil de oncologia da Europa. A entidade tem sete projetos em andamento para a concessão de bolsas de estudo (no valor de 3,3 milhões de euros) para pesquisas de vários ramos da medicina.

8 - Bater todos os recordes

No início desta temporada, após vencer a Supercopa da Espanha, Messi já se tornou o jogador com mais títulos na história do Barça (33, contra 32 de Andrés Iniesta). Ele também é o maior artilheiro do clube, com 566 gols, mas ainda há tempo para conquistar novos recordes: tornar-se o jogador com mais jogos oficiais.

9 - Jogador de um time só

Cada vez há menos jogadores que terminaram sua carreira tendo defendido apenas um clube. O último caso no Barcelona foi o de Carles Puyol. Apesar disso, ele nunca escondeu que um dia gostaria de jogar no seu país de origem, provavelmente no Newell's Old Boys.

10 - Reconquistar a Bola de Ouro

Embora ele sempre tenha insistido que o coletivo está à frente do indivíduo, Messi gostaria de retornar ao trono do futebol mundial. Ele também quer lutar por outros objetivos: ser o maior artilheiro da história da Liga dos Campeões (ele marcou 105 gols, de acordo com os números da UEFA, apenas superados por Cristiano Ronaldo, com 121).