<
>

Suárez, Bale, Sergio Ramos e mais: veja dicas para o Fantasy na 12ª rodada do Espanhol

A grande questão ao se chegar na 12ª semana do Campeonato Espanhol é: será que Lionel Messi volta para o Barcelona? Ele voltou a treinar e viajou com o time para o empate por 1 a 1 com a Inter de Milão pela Uefa Champions League, na terça-feira, mas não jogou.

A situação de Messi provavelmente afetará seu time imaginário esta semana. Esta é a minha escolha:

Atacante 1

Acrescentar: Luis Suárez (Barcelona)

Eu não me surpreenderia se Messi ficasse de fora em mais um jogo, já que tem outra Data Fifa depois desse final de semana. Nesse caso, eu fico com Suárez. Ele marcou seis gols nos últimos três jogos da liga e apesar de não ter marcado contra a Inter, na terça-feira, fez nove tentativas de chutes a gol. Muito por causa dele, o Barcelona é grande favorito contra o Real Bétis dentro de casa.

Evitar: André Silva (Sevilla)

Ele não esteve no empate sem gols com a Real Sociedad na semana passada, porque estava contundido, mas eu não escolheria o Silva mesmo que começasse em casa contra o Espanhol. Ele ainda está ranqueado como quarto melhor atacante na liga, com sete gols na temporada, mas não marcou nos últimos três jogos e somente deu dois chutes a gol nos dois jogos.

Atacante 2

Acrescentar: Borja Iglesias (Espanyol)

Ele marcou o gol do 1 a 0 sobre o Athletic Bilbao no fim de semana, fazendo gols em três jogos consecutivos. Iglesias marcou seis gols e deu duas assistências na temporada, e está como terceiro da liga em termos de chutes a gol (16), empatado com Philippe Coutinho, somente atrás de Suárez (22) e Messi (19). O Espanyol está em segundo na tabela, três pontos atrás do Barcelona.

Evitar: Maxi Gómez (Celta de Vigo)

O atacante acaba de voltar de uma contusão e marcou seus quinto e sexto gols da temporada no empate por 3 a 3 contra o Bétis. Mas Gómez ainda não foi titular e, mesmo que seja nessa rodada, o jogo é contra o Real Madrid, que se recupera desde a chegada de Solari. Por isso, não acho que seja a escolha mais inteligente. O Celta Vigo é um azarão de peso, mesmo jogando em casa.

Meio-campista 1

Acrescentar: Gareth Bale (Real Madrid)

Com Coutinho fora devido a uma contusão, eu fico com Bale, que fez um gol e deu assistência no jogo da Liga dos Campeões, na goleada para cima do Viktoria Plzen, na quarta-feira. Ele não tem tido bom despenho em La Liga - não fez gol e nem deu passes para gol nos últimos seis jogos. Porém, Bale é o terceiro em chutes a gol do campeonato (38), superado apenas por Suárez (43) e Messi (39). E talvez o desempenho de quarta-feira seja um sinal que o técnico interino Santi Solari esteja entendendo bem as coisas.

Evitar: Marco Asensio (Real Madrid)

Ele não foi escalado contra o Viktoria Plzen e nem entrou como substituto. Asensio também jogou mal na vitória de 2 a 0 contra o Real Valladolid no fim de semana passado, quando deu apenas um chute a gol nos 73 minutos em que ficou em campo. Além disso, Asensio tem apenas um gol e uma assistência na temporada.

Meio-campista 2

Acrescentar: Pablo Sarabia (Sevilla)

O Sevilla é o 3º na tabela, apenas um ponto atrás do Espanyol. Então esse encontro no domingo será o mais emocionante do final de semana. Sarabia tem sido o melhor jogador do Sevilla nessa temporada. Ele fez quatro gols e deu quatro passes para gol, criando 27 chances, menos apenas que Messi (29).

Evitar: Saúl Niguez (Atlético de Madrid)

O meia marcou um gol para o Atlético de Madrid na vitória por 2 a 0 sobre o Borussia Dortmund, na Champions League, na última terça-feira. Mas Saúl não fez gols e deu apenas quatro tiros a gol nos 10 jogos da La Liga e marcou somente duas vezes em 36 jogos na última temporada. Ele poderia fazer uma pontuação sólida atuando em casa contra o Athletic Bilbao, mas, até o momento, não demonstra que conseguirá isso.

Meio-campista 3

Acrescentar: Joan Jordan (Eibar)

Jordan terminou com mais de 30 pontos no Fantasy na última rodada, depois de um gol e uma assistência na vitória por 2 a 1 sobre o Alavés. Até agora, é o 13º jogador em pontos no campeonato. Jordan fez somente três gols e deu três assistências, mas está empatado com Sarabia em chances de gol, em segundo lugar. O atleta somente entrou em quatro dos sete primeiros jogos do Eibar, mas foi escalado nos últimos quatro, com uma média de 17,3 pontos por jogo.

Evitar: Andres Guardado (Bétis)

O mexicano tem os pontos imaginários projetados mais elevados no nível 3 e conseguiu sua segunda assistência na semana passada, contra o Celta Vigo. Mas Guardado criou somente nove oportunidades de gol na temporada, não fez gols e deu somente um chute a gol. E, ainda por cima, terá pela frente o Barcelona no domingo.

Defensor 1

Adicionar: Sergio Ramos (Real Madrid)

O camisa 4 continua sendo o líder dos pontos no Fantasy entre os zagueiros, terminando com dois dígitos em pontos em oito dos 11 jogos da liga até aqui, não ficando abaixo dos 8,7 em nenhuma partida. E enquanto continuar como batedor de pênaltis, é uma ameaça de peso para fazer gols em todas as semanas.

Evitar: Filipe Luís (Atlético de Madrid)

O lateral brasileiro deu assistência na vitória contra o Borussia Dortmund na terça-feira, mas Filipe Luís não tem dado passes para gols e criou somente nove chances em 10 jogos da La Liga nesta temporada. Se você quer alguém que faça contra-ataques nessa posição, escolha Jordi Alba, que deu três passes para gol e criou 16 chances.

Defensor 2

Adicionar: Mario Hermoso (Espanyol)

5º entre todos os zagueiros em pontos no Fantasy, e no topo como defensor de nível 2. Hermoso terminou com dois dígitos em seis dos 11 jogos da temporada e ficou perto em três outros jogos. Ele é outro jogador de desempenho consistente e, assim como Ramos, também fez alguns gols.

Evitar: Gustavo Cabral (Celta de Vigo)

O defensor tem o maior total em pontos imaginários projetados na posição, mas Cabral só chegou a dois dígitos três vezes na temporada e terminou com menos de seis pontos nos últimos três jogos. Ele está como 21º entre os zagueiros em pontos.

Goleiro

Adicionar: Bono (Girona)

Ele foi o maior pontuador de La Liga na semana passada, em qualquer posição, terminando com 35 pontos, graças ao jogo que fez nove defesas e não tomou nenhum gol contra o Valencia. Eu não acho que Bono terá que fazer muitas defesas em casa contra o Leganés, mas pode ter que fazer algumas. Apesar de só ter feito nove gols na temporada, o Leganés está em 12º na liga em chutes a gol. Bono também não levou gols e salvou oito bolas contra a Real Sociedad na 9ª semana de jogos, terminando com 34 pontos.

Evitar: Jan Oblak (Atlético de Madrid)

Líder da liga em não levar gols, Oblak é apenas o 14º em defesas. Se você escolher o arqueiro, não pode esperar muito mais que 10 pontos, mesmo não levando gols, jogando em casa contra o Athletic Bilbao, que é o segundo time que menos chuta a gol no torneio.

Capitão

Bono... brincadeira! É preciso ter muita coragem para escolher um goleiro como capitão, já que em algumas oportunidades eles terminam com pontos negativos. Suárez é atualmente o artilheiro da liga, com nove gols e está mais que 35 pontos à frente de qualquer outro jogador que não se chame Messi. Por causa disso, ele é a minha escolha.