<
>

Sete clubes e 18 pontos: por que o São Paulo pode sonhar com fim de tabu contra o Corinthians na Arena

Corinthians e São Paulo já se enfrentaram na Arena Corinthians, em Itaquera, oito vezes. E o retrospecto é ótimo para o lado alvinegro: seis vitórias, dois empates e nenhuma derrota. Também teve o gostinho de eliminar o rival na semifinal do Paulistão deste ano. Além disso, os corintianos marcaram 19 gols e sofrem apenas sete dos são-paulinos.

Ou seja, é inegável que o time do Morumbi não se sente à vontade na zona leste paulistana, local do clássico deste sábado, às 17h (de Brasília), pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Mas, há um fator peculiar dessa vez que pode preocupar alvinegros e animar os visitantes: nenhum dos oito Majestosos já disputados em Itaquera reuniu Corinthians e São Paulo em situação tão avessa, como nessa oportunidade próxima, e com larga vantagem teórica aos ditos fregueses.

O time de Diego Aguirre entrará em campo no sábado com 57 pontos, na quarta colocação, enquanto Jair Ventura tentará tirar os mandantes da incômoda 12ª posição, com 39 pontos no Brasileirão.

Sete clubes e 18 pontos separam os rivais na tabela de classificação. Se um pensa em vaga direta para a próxima Copa Libertadores, o outro tenta fugir da zona do rebaixamento.

OS CLÁSSICOS EM ITAQUERA

2014

O primeiro encontro aconteceu na 23ª rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano. O Corinthians venceu por 3 a 2 e, na oportunidade, garantiu permanência no G-4 e ficou a dois pontos do então vice-líder São Paulo.

2015

O Majestoso de estreia na Copa Libertadores também aconteceu em Itaquera. Uma vitória por 2 a 0 dos donos da casa serviu para deixar o Corinthians à frente na fase de grupos.

Mas foi no final daquele ano que os corintianos lavaram a alma. Depois de garantir o título do Brasileirão, o Corinthians colocou jogadores reservas para enfrentar o São Paulo. Ainda assim, enfiou uma goleada por 6 a 1 no rival, à época membro do G-4, apesar dos 21 pontos que separavam as duas equipes antes do clássico pela 36ª rodada.

2016

A 4ª rodada do Paulistão registrou uma vitória por 2 a 0 do Corinthians, que dessa forma manteve os 100% de aproveitamento no Estadual e também serviu para quebrar a invencibilidade tricolor.

Pelo Brasileirão, o duelo aconteceu na 15ª rodada. Na oportunidade, o Corinthians, que brigava pela liderança, conseguiu apenas evitar a derrotada ao arrancar um empate por 1 a 1 contra um time do São Paulo que estava em oitavo.

2017

No ano passado, o segundo empate por 1 a 1. Esse, porém, teve sabor de vitória para os alvinegros, que haviam aberto aquela semifinal do Paulistão com um triunfo por 2 a 0 no Morumbi e, por isso, puderam comemora a classificação para a final, deixando o adversário pelo caminho.

Mais tarde, pela 6ª rodada do Brasileirão, o São Paulo conheceu outro revés por 3 a 2 na Arena. O resultado ajudou na manutenção do Corinthians como líder e deixou os são-paulinos sete pontos trás, brigando pelo G4.

2018

O último Majestoso em Itaquera foi cruel para a equipe do Morumbi. Depois de segurar o empate sem gols quase até o fim, o São Paulo foi vazado nos acréscimos do segundo tempo e teve que decidir a vaga para a grande final do Campeonato Paulista nas penalidades, depois da derrota por 1 a 0. No fim, Cássio brilhou mais que Sidão e o time alvinegro confirmou sua vaga com um placar de 5 a 4.