<
>

Com gafe e novidade, Tite convoca seleção brasileira para amistosos contra Uruguai e Camarões

Com direito a gafe e novidades, o técnico Tite divulgou nesta sexta-feira a convocação da seleção brasileira para os amistosos contra Uruguai e Camarões dias 16 e 20 de novembro, respectivamente, que serão realizados em Londres, na Inglaterra.

A grande novidade da lista foi o volante Allan, do Napoli-ITA. Ele também promoveu o retorno do volante Paulinho, do Guangzhou Evergrande-CHI - o único jogador que está disputando o Campeonato Brasileiro chamado foi o zagueiro Dedé, do Cruzeiro. Seguindo o procedimento de trazer jogadores sub-20, o goleiro Gabriel Brazão, do Cruzeiro, foi o escolhido da vez.

A gafe, que arrancou risos dos jornalistas e demais presentes, inclusive de Tite, deveu-se ao fato de o treinador ter esquecido de anunciar Pablo, ex-Corinthians e atualmente no Bordeaux-FRA, quando listava os zagueiros chamados para os confrontos. Apenas ao fim do anúncio, a falha foi corrigida e o atleta teve seu nome falado.

Após ser eliminado nas quartas de final da Copa do Mundo, o Brasil disputou quatro jogos e venceu todos (contra Estados Unidos, El Salvador, Arábia Saudita e Argentina). Desde que assumiu a seleção, em junho de 2016, Tite não enfrentou equipes africanas.

Este será o primeiro embate do Brasil com uma seleção africana desde o confronto com a própria equipe camaronesa na fase de grupos da Copa do Mundo de 2014, quando o time ainda comandado por Luiz Felipe Scolari venceu por 4 a 1.

A equipe cinco vezes campeã do mundo tem um ótimo retrospecto contra os Leões Indomáveis - hoje comandados por Clarence Seedorf, ex-jogador de Milan, Botafogo, seleção holandesa, entre outros -, já que venceu quatro dos cinco duelos, perdendo apenas uma vez.

A lista de Tite tem 15 remanescentes da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. São eles: Alisson, Ederson, Marquinhos, Miranda, Danilo, Filipe Luis, Marcelo, Casemiro, Paulinho, Philippe Coutinho, Douglas Costa, Roberto Firmino, Gabriel Jesus, Neymar e Willian.

Veja a lista de convocados:

Goleiros: Alisson (Liverpool-ING), Brazão (Cruzeiro) e Ederson (Manchester City-ING)

Zagueiros: Dedé (Cruzeiro), Marquinhos (PSG-FRA), Miranda (Inter de Milão-ITA) e Pablo (Bordeaux-FRA)

Laterais: Danilo (Manchester City-ING), Fabinho (Liverpool-ING), Filipe Luis (Atlético de Madrid-ESP) e Marcelo (Real Madrid-ESP)

Meio-campistas: Allan (Napoli-ITA), Arthur (Barcelona-ESP), Casemiro (Real Madrid-ESP), Paulinho (Guangzhou Evergrande-CHN), Philippe Coutinho (Barcelona-ESP) e Walace (Hannover-ALE)

Atacantes: Douglas Costa (Juventus-ITA), Roberto Firmino (Liverpool-ING), Gabriel Jesus (Manchester City-ING), Neymar (PSG-FRA), Richarlison (Everton-ING) e Willian (Chelsea-ING)