<
>

Kompany: Pai de zagueiro do Manchester City se torna primeiro prefeito negro da Bélgica

Pierre Kompany (dir) durante inauguração de bar do filho Vincent Kompany Getty Images

O pai do zagueiro Vincent Kompany, do Manchester City, fez história ao ser o primeiro negro eleito prefeito na Bélgica.

Pierre Kompany, de 71 anos, é engenheiro mecânico. Ele nasceu na República Democrática do Congo (antigo Congo Belga) e imigrou para a Bélgica, onde se enveredou pela política.

Pierre concorreu como candidato do partido CDH (Centro Democrático Humanista), em uma campanha na qual prometeu limpar o meio-ambiente, e venceu com 28,38% dos votos, assumindo a prefeitura de Ganshoren, uma das 19 comunas da grande Bruxelas.

"Para quem é de fora, ele (Pierre) é o primeiro negro a ser eleito prefeito na Bélgica", celebrou Vincent Kompany, em vídeo postado em seu Instagram.

"Isso nunca havia acontecido antes. É algo histórico. Estamos todos felizes. Parabéns, pai!", exaltou.

Pierre Kompany foi para a Bélgica como refugiado em 1975 e iniciou sua carreira política em 2006, atuando como vereador antes de ser eleito para o Parlamento de Bruxelas, em 2014.

Seu partido, por ser muito pequeno, irá formar uma coalizão com outros dois, mais tradicionais, para governar o município de cerca de 25 mil habitantes.

O filho mais velho de Pierre tem 32 anos, defende o City desde 2008 e é capitão da equipe e um dos maiores ídolos da torcida, além de ser um dos principais nomes da forte seleção belga.

Já seu filho mais novo, François, tem 29 anos e joga pelo pequeno Roeselare-BEL.