<
>

Com gigante na lista, veja quais são os cinco elencos mais velhos e os cincos mais novos da Europa

Apostar em jovens talentos ou em medalhões? Não há formula exata para o sucesso no futebol, assim, os clubes apostam em diferentes estratégias. Tendo em vista este cenário, o grupo de pesquisa CIES Football Observatory fez um estudo sobre quais são os elencos mais novos e os mais velhos do futebol europeu.

Confira abaixo o resultado envolvendo apenas os times das cinco principais ligas do Velho Continente (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália):

Os mais novos (tendo como base jogos entre 1º/7/2018 e 24/9/2018)

5) Lille (França) - média de 24,30 anos

Depois de brigar contra o rebaixamento na última temporada, o jovem elenco do Lille mostrou um grande desenvolvimento, sendo o segundo colocado do Francês, após oito rodadas. A juventude do grupo tem em alguns brasileiros a justificativa: Gabriel Magalhães (20 anos), ex-Avaí, Thiago Maia (21 anos), ex-Santos e Luiz Araújo (22 anos), ex-São Paulo.

4) RB Leipzig (Alemanha) - 24,25 anos

Assumidamente um clube que aposta em jovens talentos, o RB Leipzig raramente contrata jogadores acima dos 23 anos. Na última janela, Marcelo Saracchi e Nordi Mukiele, de 20 anos, foram os atletas mais velhos a serem contratados. Além disso, o elenco não possui um nome sequer acima dos 30 anos.

3) Nimes Olympique (França) - 24,20 anos

Atual vice-campeão da segunda divisão francesa, o Nimes aposta em um grupo mais jovem para se manter na elite do futebol nacional. Uma das esperanças do time é o atacante Umut Bozok, de 22 anos, que marcou 25 gols na última temporada.

2) Mainz 05 (Alemanha) - 23,93 anos

Dono de um crescimento notável no futebol alemão nos últimos dez anos, o Mainz 05 se estabeleceu como um clube da primeira divisão - e até jogando a Liga Europa três vezes no período -, em boa parte aos jovens jogadores que projetou. E o clube segue apostando em tal perfil. No último mercado, não contratou um nome sequer acima dos 24 anos.

1) Fiorentina (Itália) - 23,79 anos

Após terminar na oitava colocação nas duas últimas edições do Campeonato Italiano, a Fiorentina faz um grande início na competição, sendo o terceiro após sete rodadas. E apostando em jovens atletas, como o goleiro Alban Lafont (19 anos), que chegou nesta temporada, oiu os atacantes Federico Chiesa e Giovanni Simeone, de 20 e 23 anos, respectivamente.

Os mais velhos (tendo como base jogos entre 1º/7/2018 e 24/9/2018)

5) Saint-Etienne (França) - 28,70 anos

Vindo de campanhas sólidas no Francês e disputando competições europeias, o maior campeão da liga nacional está na quarta colocação contando com um elenco experiente - são sete atletas com pelo menos 30 anos.

4) Watford (Inglaterra) - 29,04 anos

Maior sensação do começo desta Premier League, o Watford, atualmente na sexta colocação, conta com nove nomes acima dos 30 anos, com destaque para os goleiros Gomes e Ben Foster, de 37 e 35 anos, respectivamente.

3) Juventus (Itália) - 29,26

A Velha Senhora vem justificando o apelido na idade de seu elenco, que contou com um reforço acima da média de idade e de nível técnico: Cristiano Ronaldo, de 33 anos. A defesa é a grande responsável pelo 'envelhecimento' do grupo, com Andrea Barzagli (37 anos), Giorgio Chiellini (34), Mehdi Benatia (31) e Leonardo Bonucci (31). E olha que Gianluigi Buffon, aos 40 anos, deixou o clube.

2) Parma (Itália) - 29,46 anos

De volta à elite do futebol após ter decretado falência, o Parma aposta na experiência, com nada menos do que 14 nomes acima dos 30 anos em seu elenco, sendo quatro deles, com pelo menos 35 anos: Massimo Gobbi (37), Bruno Alves (36), Emanuele Calaiò (36) e Gianni Munari (35).

1) Chievo Verona - 29,53 anos

O time 'mais vovô das principais ligas europeias, segundo o estudo, vive uma fase difícil na Série A, uma vez que, além dos dois empates e cinco derrotas nas sete primeiras rodadas, o clube perdeu três pontos por conta de falsificações na contabilidade. O elenco conta com 13 nomes acima dos 30 anos, com destaque para Bostjan Cesar (36), Sergio Pellissier (39) e Stefano Sorrentino (39).