<
>

Porto é o único time do Grupo D com título da Liga dos Campeões

O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões definiu grupos equilibrados, com mais de um candidato ao título, como o Grupo C, que tem Paris Saint-Germain, Napoli, Liverpool e Estrela Vermelha, e o Grupo H, que conta com Juventus, Manchester United, Valencia e Young Boys. Um dos grupos mais equilibrados, no entanto, tem times com poucas chances de levantar a “orelhuda”.

Encabeçado pelo Lokomotiv Moscou, atual campeão russo, o Grupo D da Liga dos Campeões tem também o campeão português Porto, o Schalke 04, da Alemanha, e o Galatasaray, da Turquia. Desses quatro times, o Porto é o único a conquistar o principal torneio de clubes da Europa. Os outros três nem sequer chegaram a uma final da competição.

A primeira conquista de Liga dos Campeões do Porto foi na temporada 1986-87, quando enfrentou o Bayern de Munique na final e venceu por 2 a 1. Já na segunda conquista, em 2003-04, o time comandado por José Mourinho disputou a decisão contra o Monaco e contou com gols do brasileiro Carlos Alberto e do luso-brasileiro Deco para vencer por 3 a 0.

Cabeça de chave, o Lokomotiv Moscou tem pouca tradição no futebol internacional. Três vezes campeão nacional, o time da capital russa não tem campanhas ilustres na Liga dos Campeões ou na Liga Europa. Em sua melhor participação, chegou às oitavas de final da Liga dos Campeões em 2003-04, sendo eliminado pelo Monaco.

O Schalke 04 nunca chegou a uma final de Liga dos Campeões, mas tem certa tradição no futebol europeu. O clube alemão, campeão da Liga Europa em 1996-97, chegou à fase semifinal da Liga dos Campeões em 2010-11 com time comandado pelo atacante espanhol Raúl. No entanto, foi eliminado pelo Manchester United pelo placar agregado de 6 a 1.

Apesar de não ter uma final de Liga dos Campeões no currículo, o Galatasaray, assim como o Schalke, já chegou perto. Em 1988-89, a equipe turca chegou às semifinais da competição, mas acabou caindo diante do Steua Bucaresti, da Romênia, pelo placar agregado de 5 a 1. Apesar de não ter uma “orelhuda” na sala de troféus, o Galatasaray é o único time da Turquia a conquistar a Liga Europa, em 1999-2000.

Os quatro times do Grupo D entram em campo nesta terça-feira, às 16 horas (de Brasília). Na Turquia, o Galatasaray recebe o Lokomotiv Moscou, enquanto o Schalke 04 recebe o Porto na Alemanha.

Grupo A é o único da Liga dos Campeões com quatro ex-finalistas

Tottenham é o único time do Grupo B sem título de Liga dos Campeões

Grupo C tem dois campeões da Liga: Liverpool e Estrela Vermelha