<
>

Mercado do Fantasy: os jogadores que você deve e os que você não deve escalar na LaLiga

play
Com Fantasy da ESPN, comentaristas dão dicas e Bertozzi garante: 'Quem vai ganhar sou eu' (2:43)

Já criou sua liga com seus amigos? Entenda como funciona e os desafie! (2:43)

Bem-vindos à primeira edição do mercado de transferências do Fantasy da LaLiga! Toda semana vou dar dicas sobre jogadores, para você montar um supertime com jogadores do Campeonato Espanhol. E também vou falar sobre aqueles jogadores que é melhor evitar.

No final do texto vou dar minha dica para escolher o capitão. Lembre-se de que o capitão vale o dobro de pontos, por isso essa escolha é muito importante.

Atacante Nível 1

Escale: Lionel Messi (Barcelona)

Essa é muito fácil. Com as estatísticas da última temporada, Messi teria terminado com 892,9 pontos no Fantasy, quase 300 a mais do que o segundo melhor jogador. E já nas primeiras três semanas desta nova temporada ele fez quatro gols e deu duas assistências, marcando 101,8 pontos fantasy. Agora ele está 30 pontos à frente de Karim Benzema, o segundo colocado.

Evite: Diego Costa (Atlético de Madrid)

O time dele não começou bem a temporada: venceu apenas um de seus três primeiros jogos, que incluíram uma derrota por 2 a 0 para o Celta de Vigo, pouco antes da pausa para os amistosos das seleções. O Atlético marcou só dois gols, e Costa não fez nenhum deles. Além disso, ele decidiu deixar a seleção espanhola na semana passada por motivos pessoais.

Atacante Nível 2

Escale: Iago Aspas (Celta Vigo)

Aspas só marcou um gol até agora nesta temporada, na vitória sobre o Atlético na última rodada. Mas ele marcou 22 vezes na temporada passada (só Messi, Cristiano Ronaldo e Luis Suarez o suuperaram na Liga), o que deu a ele o quarto lugar entre os jogadores de linha em pontos. E Aspas não é só um goleador: na temporada passada ele criou 69 chances de gol, a quinta melhor marca da Liga, e já criou sete neste começo de temporada.

Vender: Willian José (Real Sociedad)

Ele começou bem marcando dois gols em três jogos, mas se machucou ao bater um pênalti na derrota por 2 a 1 para o Eibar no último jogo e teve que sair ainda no início do primeiro tempo. E isso nem nem falar que seu time pega o Barcelona neste final de semana.

Meio-campista Nível 1

Escale: Gareth Bale (Real Madrid)

Ele fez três gols e deu uma assistência em três jogos, números que o colocam em terceiro no geral em pontos do Fantasy (65,6) até agora, logo atrás de seu companheiro de equipe Benzema (68,8). Após a saída de Ronaldo para a Juventus e o fim da era Zidane, Bale tem sua grande chance de ser o protagonista do Real Madrid nesta temporada. Ele entrou em campo em apenas 26 dos 38 jogos da Liga no ano passado, somente 20 como titular. Mesmo assim, marcou 16 gols, ficando em 14° entre os jogadores de linha em pontos fantasy por jogo.

Evite: Thomas Lemar (Atlético de Madrid)

O Atlético pagou muito para tirar Lemar do Mônaco na última janela, mas até agora ele ainda não marcou gols ou deu assistências nesta temporada. O treinador Diego Simeone o colocou no banco no último jogo, uma situação preocupante.

Meio-campista Nível 2

Escale: Maxi Gomez (Celta)

Fiquei um pouco na dúvida em apostar no meia do Celta, principalmente porque a próxima partida da equipe é fora de casa (contra o Girona), mas me pareceu um bom negócio. Gomez, na verdade, é atacante; ele fez dois gols e deu duas assistências nos três primeiros jogos desta temporada, passando em branco só no primeiro jogo. Ele marcou 17 gols na última temporada, ficando em sétimo na tabela de artilheiros.

Evite: Andres Guardado (Betis)

Guardado é um típico volante, por isso marcou apenas dois gols na temporada passada. Ele deu oito assistências, mas o Betis marcou apenas um gol em seus três primeiros jogos nesta temporada e vai pegar uma pedreira fora de casa contra o Valência.

Meio-campista Nível 3

Escale: Jose Luis Morales (Levante)

Morales marcou três gols nos últimos três jogos e está em sexto lugar em pontos no Fantasy. Ele divide o terceiro lugar em chances criadas, com nove. Também anotou 10 gols e deu oito assistências na temporada passada, ficando em 24° lugar em pontos fantasy considerando só os jogadores de linha.

Evite: Markel Susaeta (Athletic Bilbao)

Não seria uma má ideia escolhê-lo, afinal ele tem a maior média de pontos fantasy por jogo entre todos os jogadores neste nível (18,9), maior até que Morales. Mas é preciso levar algumas coisas em conta. Susaeta conseguiu esses pontos em apenas dois jogos (o último jogo do Athletic Bilbao contra o Rayo Vallecano foi adiado devido a problemas no estádio do Rayo). Ele já tem um gol e uma assistência este ano, mas só conseguiu três gols e duas assistências em 34 jogos na última temporada. Para complicar, seu time pega o Real Madrid neste fim de semana.

Defensor Nível 1

Escale: Sergio Ramos (Real Madrid)

É triste para um torcedor do Liverpool ter que escrever isso, mas Ramos está fadado a ser uma estrela do Fantasy nesta temporada. Considerando suas estatísticas no ano passado, ele teria ficado em 31° lugar em pontos fantasy, o terceiro melhor desempenho entre os defensores. Capitão da equipe depois da saída de Ronaldo, por enquanto Ramos assumiu também o cargo de cobrador de pênaltis. Ele já fez dois gols assim nesta temporada. Por isso é o quinto entre os jogadores de linha em pontos fantasy (55,5), logo atrás de Suarez (58,5) e à frente de Morales (54,0).

Evite: Stefan Savic (Atlético de Madrid)

Eu sei que parece que estou pegando no pé dos jogadores do Atlético esta semana. Mas dessa vez não foi o caso, já que Savic está suspenso por causa do cartão vermelho que ele levou na derrota para o Celta de Vigo.

Defensor Nível 2

Escale: Zouhair Feddal (Betis)

Como já comentei antes, o Betis não vai ter vida fácil neste final de semana: o time pega o Valencia, que terminou em quarto no ano passado. Mas Feddal é o quarto melhor defensor em pontos fantasy nesta temporada, apesar de não ter nenhum gol ou assistência. Além disso, ele é o sétimo melhor em número de passes certos. Feddal só jogou 15 vezes pelo Betis na temporada passada, mas teve a sexta melhor média de pontos fantasy por jogo entre os defensores (10,43).

Evite: Sergio Escudero (Sevilla )

Escudero é um nome para ficar de olho ao longo da temporada. Ele deu uma assistência na vitória do Sevilla na abertura da temporada, mas infelizmente acabou sofrendo uma lesão no braço na semana seguinte e vai ficar de fora por um tempo.

Goleiro

Escale: Fernando Pacheco (Alavés)

Pacheco é o terceiro melhor goleiro em pontos fantasy este ano. Nesta rodada sua equipe enfrenta o Real Valladolid, que ficou apenas em quinto lugar na segunda divisão na última temporada, conseguindo o acesso através dos playoffs. Além disso, o Valladolid é o único time que ainda não pontuou na LaLiga neste ano, o que aumenta as chances de Pacheco não levar gols mesmo jogando fora de casa. Pacheco teria sido o quinto melhor goleiros em pontos fantasy levando em conta as estatísticas da última temporada.

Evite: Keylor Navas (Real Madrid)

Navas foi titular nos dois primeiros jogos do Real Madrid, mas acabou substituído pelo recém-contratado Thibaut Courtois na vitória de 4 a 1 sobre o Leganes na última rodada. Se Navas ficar no banco, obviamente não será uma boa escolha. E o jornal esportivo espanhol Marca já publicou que Courtois deve começar jogando a próxima partida.

Capitão:

Lionel Messi (Barcelona)

Messi, claro. E deve continuar sendo assim por muito tempo nesta temporada, especialmente após a saída de Ronaldo para a Itália. Quando o Barcelona pegar um adversário difícil, prometo que vou pelo menos pensar em outros jogadores para a posição. Mas não é o caso hoje, com Messi e cia pegando uma das piores defesas da LaLiga. A Real Sociedad que sofreu cinco gols em três jogos.