<
>

Jornal ironiza criação de novo torneio da Uefa: 'Copa só com o Arsenal para o time ganhar título europeu'

Equipe do Arsenal campeã da Copa dos Campeões de Copa da UEFA de 93/94 Getty Images

Recém divulgado, o terceiro torneio europeu de clubes nem começou e já conta com rejeição no Velho Continente.

A confirmação do início da competição para a temporada 2020/2021 nesta terça, feita pelo presidente da Associação dos Clubes Europeus, Andrea Agnelli, bastou para que o The Guardian já ironizasse a competição. Em publicação na sua coluna, a jornalista Marina Hyde critica a entidade por buscar mais dinheiro na fonte inesgotável de recursos que é o futebol, mesmo sem ligar para a possível queda de qualidade na competição.

Mesmo ainda sem detalhes do formato que será realizada, ela lista 'possíveis ideias' para a UEFA. O primeiro deles remete à antiga Taça dos Campeões de Copas da UEFA, que reunia os vencedores das copas nacionais de cada país em um torneio eliminatório, extinto em 1999.

Mas, como as copas nacionais costumam dar vaga à UEFA Europa League, a ideia consiste em levar os vice-campeões para o torneio, algo que tornaria o torneio "atrativo".

Outra sugestão é fazer uma competição no mesmo formato da Champions League e Europa League, mas com os clubes da parte de baixo das tabelas, classificando até mesmo os rebaixados. A ideia consistiria até em uma irônica adaptação do famoso hino da Liga dos Campeões para "os melhores do resto das equipes".

Sobrou até para uma das mais tradicionais equipes inglesas. Conhecido por ter que reverter resultados na segunda partida das competições europeias que disputa, o Arsenal teria uma competição só para si, para, assim, conquistar um título europeu e agradar sua torcida.

Por fim, ideias mais bizarras são listadas. Uma competição entre diretores das equipes no jogo virtual Football Manager, uma Champions League com jogadores vestidos de vegetais, competição de operadores do VAR e um "UEFA Open", com equipes da MLS (liga estadunidense de futebol) contra as equipes europeias, são "sugestões" para a realização do torneio europeu.