<
>

ESPN lança Fantasy de futebol internacional, e você pode ser treinador da Premier League, LaLiga e Champions

play
ESPN lança Fantasy de futebol internacional (0:30)

Você poderá montar seu time da Premier League da Inglaterra, da LaLiga da Espanha ou da Uefa Champions League (0:30)

Saudades da Copa do Mundo? Não se desesperem, fãs do futebol. Uma nova temporada das ligas nacionais europeias já começou, e agora a ESPN está lançando seu próprio fantasy game de futebol!

Você poderá montar seu time da Premier League da Inglaterra, da LaLiga da Espanha ou da Uefa Champions League. E você pode entrar em uma liga a qualquer momento, sua temporada começa quando você quiser!

É assim que vai funcionar:

Seu time será formado por oito jogadores de quatro posições diferentes: dois atacantes, três meio-campistas, dois zagueiros e um goleiro.

Eles acumularão pontos em várias categorias – 15, na verdade, para os jogadores de linha. Gols e assistências são muito importantes, claro. Mas chutes a gol, chances criadas, roubadas de bola e interceptações de passe, entre outras coisas também contam. Clique aqui para conhecer o sistema de pontuação em mais detalhes.

Os goleiros serão avaliados em 11 categorias diferentes, nove delas específicas a esta posição.

A cada rodada, você também definirá um dos seus oito jogadores como seu capitão, cujo total de pontos será dobrado.

MONTANDO O TIME

A escolha dos jogadores de sua equipe não pode ser completamente aleatória. Nossa intenção é que nosso Fantasy seja um pouco mais desafiador, mais do que apenas selecionar os melhores jogadores a cada rodada. Ao invés disso, você terá que escolher jogadores de diferentes níveis.

Por exemplo: Harry Kane – que marcou 30 gols na última temporada (abaixo apenas de Mohamed Salah) e foi o artilheiro da Premier League nas duas temporadas anteriores – muito provavelmente será um atacante do Nível 1 todas as rodadas. Mas se você o escolher em uma determinada rodada, não poderá escolher um dos outros atacantes de elite, como Sergio Agüero ou Romelu Lukaku. Você também terá que escolher um atacante do Nível 2, o qual incluirá jogadores menos destacados, como Glenn Murray, do Brighton, ou Chris Wood, do Burnley, o que testará seu conhecimento da liga ainda mais.

Além dos dois níveis de atacante, haverá três níveis para os meio-campistas e dois para os zagueiros. A diferença entre vencer e perder a cada rodada pode muito bem ser definida pela sua inteligência nas escolhas no segundo e terceiro níveis. Haverá rodadas em que a maioria das pessoas escolherá os mesmos atacantes e meio-campistas do Nível 1, devido a um confronto que pareça muito desigual. Consequentemente, isso ampliará a importância dos seus jogadores dos níveis inferiores.

Você poderá escolher um time totalmente novo a cada rodada ou poderá manter o mesmo grupo de oito – contanto que todos eles estejam nos mesmos níveis. Seu time será mantido de uma rodada à outra, mas você terá o melhor desempenho se entrar semanalmente para definir uma nova escalação e escolher os melhores jogadores nos confrontos ideais.

SISTEMA DE DISPUTA

O Fantasy é baseado em ligas de até dez jogadores. E aqui é onde tudo fica realmente interessante. Você sempre jogará uma partida mano a mano contra um dos demais times na sua liga a cada rodada. Como no futebol real, você ganhará três pontos por uma vitória e um ponto por um empate.

Vencendo ou perdendo, você ainda pode ganhar um ponto bônus por terminar a rodada na metade superior da tabela de pontos da sua liga. Então, se você tem a segunda maior pontuação na sua liga, mas infelizmente enfrentou o time que fez mais pontos, você ainda ganha algum prêmio. Se você vencer com uma das pontuações mais altas, sua rodada de quatro pontos pode levá-lo ao topo da tabela!

DICAS DE ESTRATÉGIA

Nós forneceremos muitas informações e conselhos a você ao longo de toda a temporada.

Para os iniciantes, será importante observar todas as categorias e não apenas focar em gols e assistências. Há muito valor nas outras estatísticas também.

Por exemplo: o zagueiro Nicola Otamendi, do Manchester City, teve o melhor desempenho da liga em passes na última temporada, com um total de 2.825. Você ganha apenas 0,1 ponto por passe completo, mas 2.825 deles daria a você 282,5 pontos no fantasy – o equivalente a 28,25 gols - cada bola na rede vale 10 pontos!

Há diferentes abordagens que você pode adotar, especialmente nos níveis inferiores. Digamos que você escolheu um meio-campista do Nível 2. Jesse Lingard pode ser uma das suas opções. Ele marcou oito gols e deu cinco assistências na última temporada pelo Manchester United – o que o torna muito capaz de fazer uma grande partida.

Mas uma opção mais segura seria N’Golo Kante do Chelsea, que apenas marcou um gol e deu uma assistência, mas sempre foi muito bem de forma em outras categorias – liderando a liga em interceptações de passe (85), ficando em terceiro em roubadas de bola (113), em 11o em passes completos (1.920) e superando Lingard em todas as três. A vantagem de Kante não é tão grande, mas ele é mais confiável para fazer uma boa pontuação. Além de ter sido superior a Lingard ao longo da última temporada. Kante seria o 42º melhor jogador no Fantasy da Premier League, com 349 pontos. Lingard seria o 74º, com 290,3 pontos.

É interessante analisar todos confrontos em uma determinada rodada. A Premier League tem os “seis grandes” – Manchester City, Manchester United, Tottenham Hotspur, Liverpool, Chelsea e Arsenal – que tendem a dominar a competição. Eles normalmente serão os grandes favoritos ao enfrentar qualquer um dos outros 14 times, o que faz com que seus jogadores sejam opções ainda mais atraentes no fantasy.

Também será importante ficar atento durante os dias e horas anteriores ao início da partida. A Premier League não é como a NFL, que obriga os times a fornecerem relatórios oficiais de lesões diariamente. As escalações iniciais são anunciadas apenas uma hora antes de cada jogo, e surpresas ocorrem com frequência. Entretanto, você pode fazer alterações na sua escalação no fantasy de futebol da ESPN até o início da partida de cada jogador individual. Então, se seu jogador escolhido não tiver sido escalado, você pode escolher um novo jogador imediatamente - desde que ele ainda não tenha entrado em campo.

Nossa expectativa é que ao jogar o fantasy de futebol da ESPN, você se divertirá mais assistindo ao esporte e também se aprofundará mais nele. Há explicação para o futebol ser o jogo mais popular do mundo, então não fique surpreso se você ficar viciado!