<
>

Sevilla, Leipzig e Zenit confirmam vaga na fase de grupos da Liga Europa

Jogadores do Sevilla comemoram durante vitória sobre o Sigma Olomuc Getty Images

Sevilla, Zenit, RB Leipzig, Besiktas, Celtic, Rangers, Bordeaux e Olympiacos foram alguns dos times que se classificarm nesta quinta-feira para a fase de grupos da Europa League, mas outros favoritos a avançar na competição ficaram pelo caminho, como a Atalanta e o Basel.

Cinco vezes campeão da Liga Europa, o Sevilla não teve dificuldades para confirmar presença na próxima fase. Após vencer o Sigma Olomouc no jogo de ida por 1 a 0, fora de casa, a equipe do técnico Pablo Machín bateu o rival no Estádio Ramon Sánchez Pizjuán por 3 a 0, com gols de Gonalons, Nespor e Ben Yedder.

Quem também passou fácil para a fase de grupos foi o Besiktas, com resultados idênticos ao do Sevilla. Vitória no campo do Partizan Belgrado pelo placar mínimo e novo triunfo na Turquia por 3 a 0, com dois gols do zagueiro português Pepe.

Outro que confirmou a classificação com um 3 a 0 no marcador foi o Celtic, que eliminou o Suduva com gols de Griffiths, McGregor e Vasbakk Ajer. Já o Bordeaux, após empate por 0 a 0 no jogo de ida, bateu o Gent por 2 a 0, na França, e avançou graças às contribuições de Francois Kamano e Jimmy Briand.

Também favorito, o Zenit foi surpreendido pelo Molde, fora de casa, e acabou derrotado por 2 a 1. Kuzyaev abriu o placar para os visitantes, mas Hestad e Haaland viraram para a equipe norueguesa. No entanto, os russos ficaram com a vaga pela vitória por 3 a 1 na ida.

O RB Leipzig sofreu ainda mais na Red Bull Arena. O gol que garantiu a classificação dos alemães à fase de grupos e o triunfo por 3 a 2 sobre o Zorya só veio aos 45 minutos do segundo tempo, de pênalti, com Emil Fosberg.

Antes, Matheus Cunha, atacante da sub-20 da seleção brasileira, abriu o placar para os donos da casa. Rafael Ratão, ex-Ponte Preta, deixou tudo igual, e Gordilenko colocou os visitantes na frente do placar no início do segundo tempo. O empate do Leipzig veio dos pés de Augustin, aos 24. O resultado eliminaria os donos da casa, uma vez que o jogo de ida havia sido 0 a 0.

O Rangers também passou sufoco. Depois de vencer o Ufa por 1 a 0 no jogo de ida, os escoceses empataram fora de casa por 1 a 1. O Olympiacos, que havia batido o Burnley na Grécia, por 3 a 1, empatou na Inglaterra pelo mesmo placar que o Rangers, resultado que bastava para confirmar presença na fase de grupos da Liga Europa.

O Basel, por sua vez, se despediu do torneio após perder por 1 a 0 para o Apollon. O único gol do jogo foi marcado por Kyriakou, o suficiente para a classificação pelo critério de gols fora de casa, já que o time cipriota havia perdido na partida de ida por 3 a 2.

Já a Atalanta caiu nos pênaltis para o Copenhague, por 4 a 3, após dois empates sem gols nos duelos entre as duas equipes. Astana, AEK Larnaca, Ludogorets, Qarabag, Dudelange, Sarpsborg, Malmö, Rosenborg, Genk, Rapid Viena e Spartak Trvana completaram a lista de classificados para a fase de grupos da Liga Europa.

Já tinham confirmado presença no torneio de forma direta Villarreal, Betis, Arsenal, Chelsea, Bayer Leverkusen, Lazio, Sporting, Olympique de Marselha e Milan.

Completam os participantes do torneio os eliminados nos playoffs de classificação para a Liga dos Campeões: Anderlecht, Fenerbahçe, Krasnodar, Eintracht Frankfurt, Spartak Moscou, Standart Liège, Zurique, Rennes, Vorskla Poltava, Slavia Praga, Akhisar Belediyespor, Jablonec, Vidi, BATE Borisov, Dínamo de Zagreb, Dínamo de Kiev, PAOK e Red Bull Salzburg.

O sorteio dos grupos da Liga Europa será realizado pela Uefa nesta sexta-feira, em Mônaco.