<
>

Leste x Oeste? Diferença de forças faz Copa ser comparada com NBA; veja qual time seria cada seleção

O desenho da Copa do Mundo acabou gerando uma situação curiosa ao se observarmos os caminhos do mata-mata, com seleções muito mais tradicionais de um lado do que de outro. E a discrepância só aumentou com os jogos das oitavas de final, com a Espanha sendo eliminada. Assim, a Inglaterra ficou sendo a única campeã do mundo em uma chave, enquanto a outra tem Brasil, França e Uruguai.

As brincadeiras, claro, não demoraram a surgir. E talvez a maior delas é uma comparação com a NBA.

De um lado, a chave da Conferência Leste, cada vez mais carente de estrelas. De outro, a da Oeste, cheia de craques e de times favoritos ao título, agora ainda mais movimentada - e concorrida - com a transferência de LeBron James para o Los Angeles Lakers.

Mas, afinal, qual time da NBA representaria cada seleção na reta decisiva da Copa da Rússia? O ESPN.com.br resolveu topar o desafio e montou o comparativo!

CONFERÊNCIA LESTE

Rússia / Indiana Pacers

Ninguém sabe muito bem como chegou aonde está, mas segue surpreendendo principalmente com o fator casa ao seu lado.

Croácia / Toronto Raptors

Tem seus astros, mas eles nem chegam a estar entre as principais estrelas do mundo. E vem criando mais expectativas nos últimos anos do que pôde cumprir.

Inglaterra / Philadelphia 76ers

Já brilhou no passado, mas vem de anos ruins. Agora, remontou praticamente toda a equipe com uma nova geração de jogadores. Eles vão dar conta do recado?

Suécia / Miami Heat

Perdeu seu principal astro há alguns anos, mas surpreendeu a todos com um processo de reconstrução muito rápido que já colocou o time de volta no mata-mata.


CONFERÊNCIA OESTE

Brasil / Novo Los Angeles Lakers

Talvez o time mais tradicional de todos. E certamente o mais badalado, que todos querem ver. Os últimos anos não foram muito fáceis, mas agora é um dos grandes candidatos ao título de novo!

Bélgica / Utah Jazz

Nunca foi campeã, mas tem uma ótima geração em que confia muito.

França / Houston Rockets

Não tem muitos títulos, mas tem tradição e montou uma equipe forte para brigar pelo título. E apostando muito na velocidade de seu ataque.

Uruguai / San Antonio Spurs

É cheio de tradição e costuma confiar sempre em uma defesa muito forte. Não vem de um mercado muito grande, mas incomoda demais os gigantes. E sempre apostando muito no trabalho do treinador.


OUTROS GIGANTES

Espanha / Chicago Bulls

Foi campeã de tudo com uma grande geração. Agora, sofre até para chegar mais longe.

Alemanha / Boston Celtics

Jogou até de verde e é outra das mais tradicionais do mundo. Confiou muito na força do elenco, mas caiu antes da grande decisão – bem antes no caso alemão, é verdade.

Argentina / Oklahoma City Thunder

Tem seus craques, mas não deu liga. O ataque era muito melhor que a defesa, e o sonho acabou bem antes do que se imaginava.

Portugal / Cleveland Cavaliers

Só ganhou o que ganhou por conta do grande astro que tinha, o maior que já viu jogar. Sem ele, fica até difícil de colocar entre os grandes.

Itália / Detroit Pistons

Sempre que chega é porque tem uma defesa forte. Coleciona seus títulos, mas nem chegou à fase final desta vez. E, de quebra, ainda veste azul!

Holanda / Phoenix Suns

Acumula as suas finais, mas nunca conseguiu ser campeã. Costuma brilhar na base de um bom sistema ofensivo, mas nos últimos anos nem consegue chegar perto da briga pelo título.

China / New York Knicks

É o maior mercado, mas anda muito difícil transformar isso em boas equipes.