<
>

Polônia demite treinador após cair na primeira fase da Copa do Mundo

Adam Nawalka durante o jogo contra Senegal Getty

A Polônia anunciou nesta terça-feira a demissão do técnico Adam Nawalka. Após a campanha decepcionante na Copa do Mundo, em que foi eliminada ainda na primeira fase mesmo sendo cabeça de chave do seu grupo, a equipe deu adeus ao treinador, que, embora não tenha conseguido corresponder no momento mais importante de sua trajetória à frente do futebol do país, foi bastante aplaudido em coletiva de imprensa.

“Decidimos que Adam Nawalka permanecerá como técnico da Polônia somente até o dia 30 de julho. Depois, vamos procurar um novo treinador. Vamos tentar construir de uma outra maneira a nova seleção”, afirmou o presidente da Federação Polonesa de Futebol, Zbiniew Boniek.

A Polônia terminou a Copa do Mundo na última colocação do grupo H. Na estreia, perdeu surpreendentemente para o Senegal, por 2 a 1. Depois, foi superada pela Colômbia por 3 a 0. Somente no último jogo, quando já estava eliminada, conseguiu um resultado positivo, contra o Japão, por 1 a 0.

A campanha surpreendeu negativamente os torcedores poloneses justamente por conta do desempenho da seleção nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo. Integrante do Grupo E da competição, a Polônia se classificou diretamente para o Mundial ao terminar na primeira colocação, com oito vitórias, um empate e somente uma derrota em dez jogos. A Dinamarca, vice-líder, foi à Rússia ao vencer a Irlanda na repescagem.

Robert Lewandowski, atacante do Bayern de Munique e principal nome da seleção polonesa, fez questão de expressar sua gratidão ao técnico Adam Nawalka por meio de suas redes sociais após o anúncio de que ele não permaneceria no cargo.

“Treinador, a cooperação da equipe com o senhor foi uma honra. O compromisso e a paixão com os quais você trabalhou despertaram nossa admiração. Por todos os anos que trabalhamos juntos, pelos belos momentos vividos, pelas grandes vitórias, por esse período tão especial para o futebol polonês, muito obrigado”, escreveu o jogador ao postar uma foto cumprimentando-o.