<
>

Investimento futuro? RB Leipzig contrata técnico que só chega daqui um ano

Julian Nagelsmann no comando do Hoffenheim Getty Images

O futebol não cansa de nos surpreender. Nesta quinta-feira, o RB Leipzig anunciou a contratação do técnico Julian Nagelsmann, que, com apenas 30 anos, conduziu o Hoffenheim até o terceiro lugar do último Campeonato Alemão. Até aí, nada de estranho. O problema é que o treinador continuará em seu clube por mais um ano e só se apresentará à sua nova equipe para o início da temporada 2019/2020.

Para entendermos melhor a situação, seria como se o seu time contratasse um técnico de um time rival, mas ele permanecesse na outra equipe por um período. Nesse meio tempo, os times irão se enfrentar e ainda podem disputar posições na tabela, como aconteceu em 2017/2018, com o Hoffenheim de Nagelsmann ficando apenas dois pontos na frente do Leipzig. A diferença foi suficiente para um ficar em terceiro, garantido na Liga dos Campeões e o outro em quinto, tendo que se contentar com a Liga Europa. Outra situação estranha: será que ele vai indicar os melhores jogadores para o Hoffenheim? Ou vai "guardá-los" para o Leipzig?

Estranhezas ou não, o técnico é uma grande contratação, já que é considerado a grande promessa alemã para o futuro. Ele começou a carreira em 2015, depois de ser vítima de inúmeras lesões e se aposentar como jogador com apenas 20 anos. Nesse meio tempo, foi assistente técnico e trabalhou em categorias de base, ganhando o apelido de "Mini Van Gaal". No Hoffenheim, se destacou pelo futebol ofensivo, mesmo quando o time enfrentava rivais de mais nome, como Borussia Dortmund e Bayern de Munique. Ele assinou contrato com o Leipzig até 2023.

Porém, como Ralph Hasenhuttl deixou o clube no último mês, ainda não se sabe quem ocupará o cargo de técnico do time do Leipzig no próximo ano.