<
>

Qual é o time que mais vence jogos na Europa? Clique e se surpreenda

Jogadores do Viktoria Plzen saúdam os torcedores após vitória Getty Images

Barcelona, Manchester City e Paris Saint-Germain são consideradas como as melhores equipes do futebol europeu atualmente. Os três times dominam suas respectivas ligas com larga vantagem.

Na Espanha, os catalães estão a nove pontos de distância para o Atlético de Madri, mesma vantagem que o PSG tem para o Monaco. A distância aumenta na Premier League, onde o time dirigido por Pep Guardiola está 15 à frente do vice Manchester United.

Porém, mesmo com um desempenho tão bom, nenhum dos três times tem os melhores números da temporada. E quem conseguiu desbancar os poderosos foi uma equipe modesta do leste europeu: o Viktoria Plzen.

Das 16 partidas disputadas até o momento no Campeonato Tcheco, a equipe venceu 15 e empatou uma única vez em 0 a 0.

Os números quase que perfeitos dão uma média de aproveitamento em vitórias em 94%, conseguindo 2,9 pontos conquistados por partida. Dirigido pelo ex-jogador Pavel Vrba, a equipe nada de braçadas na competição: liderança folgada com 14 pontos para o segundo colocado, o Slavia Praga.

Em comparação aos grandes, o City possui 91% de vitórias e 9% de empates das 22 partidas disputadas da Premier League, e se equipara com 2,9 pontos a cada jogo. Foram 62 pontos conquistados dos 66 disputados.

O Barcelona mantém alto aproveitamento também, com 83% de vitórias e uma média de 2,7 pontos por partida. Porto e PSG possuem números idênticos aos espanhóis.

A campanha praticamente impecável coloca o Plzen como uma das quatro invictas em seu campeonato nacional. Manchester City, Barcelona e Porto também não sabem o que é perder dentro do torneio de seu país.

Os bons números não ficam somente a nível nacional. O Viktoria Plzen foi o primeiro colocado em seu grupo da Europa League e está classificado à fase 16 avos de final.

Dentre os melhores, o Plzen é a maior mas não a única surpresa. O Estrela Vermelha, campeão da Liga dos Campeões na temporada 1990-91, aparece com 82% das vitórias e uma média de 2,6 por partida. O desempenho é superior ao de equipes como Juventus, Bayern e Atlético de Madri.