<
>

Fórmula 1: no Brasil, Verstappen supera Vettel e lidera primeiro treino livre

Foi dada a largada na manhã desta sexta-feira para a edição 2018 do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. No primeiro treino livre na pista de Interlagos, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, superou os rivais de Mercedes e Ferrari para marcar o melhor tempo, com 1min09s011.

Vice-líder do Mundial, Sebastian Vettel levou sua Ferrari ao segundo lugar, 0s049 atrás de Verstappen. Campeão antecipado do Mundial deste ano, o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, terminou na terceira colocação, com 1min09s107.

As oito primeiras posições foram ocupados por quatro equipes. Daniel Ricciardo, companheiro de Verstappen na Red Bull, ficou em quarto, seguido por Kimi Raikkonen, da Ferrari, e Valtteri Bottas, da Mercedes. O sétimo e oitavo lugares foram ocupados por Romain Grosjean e Kevin Magnussen, da Haas.

Apesar do céu nublado, a chuva não deu as caras pela manhã em Interlagos – a previsão aponta maior probabilidade de cair água no treino da tarde. Com a pista seca, a atividade transcorreu sem incidentes entre os pilotos. Kevin Magnussen e Lando Norris foram os únicos a escapar da pista, mas não houve choque com barreiras de proteção.

Algumas equipes aproveitaram o primeiro treino livre para observarem seus pilotos de testes. Pela McLaren, o britânico Lando Norris substituiu Fernando Alonso na pista. O piloto, destaque da Fórmula 2, terminou na 16ª colocação. Melhor ainda foi Antonio Giovinazzi, da Sauber, que fechou em 13º. Já o canadense Nicholas Latifi marcou o 20º e pior tempo da atividade.

Os motores voltam a roncar no autódromo de Interlagos a partir das 15 horas (de Brasília), quando os pilotos realizarão a segunda sessão de treinos livres. A corrida acontece neste domingo, às 15h10.