<
>

Após cinco anos, Cache deixa rotação de mapas do CS; Vertigo entra no lugar

Vertigo, inclusive, poderá ser jogada na DreamHack Rio Reprodução / Xrm

Um dos sete mapas utilizados competitivamente no Counter-Strike: Global Offensive desde 2013, Cache foi retirado pela Valve da rotação oficial, nessa quinta-feira (28). A novidade que surpreendeu a todos foi divulgada junto a última atualização adicionada no jogo.

A saída da Cache da rotação já vinha sendo especulada nos últimos meses. Criado por Volcano e adicionado ao jogo em 2011, o cenário tornou-se um dos mapas oficiais de campeonato setembro de 2013, sendo o ESL One: Cologne, disputado no ano seguinte, o primeiro Major a contar com o cenário.

Com a justificativa do mapa estar desbalanceado e mais a favor ao lado Contra-Terrorista, Cache começou a entrar em desuso. É o que mostra os números. Nos últimos seis meses, de acordo com estatísticas do HLTV.org, o cenário foi jogado 77 vezes, abaixo, inclusive, da Nuke (85), que recentemente voltou à rotação.

NOVO PARA MUITOS, ANTIGO PARA O CS

Para muitos, Vertigo pode ser uma grande novidade. Mas trata-se de um mapa presente no jogo desde as versões anteriores, como o saudoso 1.6 e não muito conhecido Condition Zero.

A entrada de Vertigo não foi muito bem aceita pela comunidade. Muitos, inclusive, questionaram a Valve o porquê não ter trazido Cobblestone de volta tendo em vista que o mapa passou por alterações recentementes.

Houve quem disse ainda que a saída da Cache foi benéfica para a atual bicampeã mundial Astralis, tendo em vista que o mapa é o “pior” da equipe dinamarquesa. Segundo o HLTV.org, Dev1ce e companhia possuem 59,3% de vitória - o menor entre os mapas utilizados em competições oficiais.

O analista, ex-treinador e um dos professores da Games Academy, Giovanni Deniz, fez um vídeo educativo sobre o novo mapa, que você pode conferir abaixo

O mapa, inclusive, poderá ser jogador pelas participantes da DreamHack Rio. A notícia foi dada pelo próprio comitê organizador do evento, nesta sexta-feira (29)

A ATUALIZAÇÃO

Além da surpreendente mudança na rotação de mapas, a atualização desta quinta trouxe novos adesivos e uma música em homenagem ao Ence, vice-campeão do primeiro Major da temporada.