<
>

Apex Legends, Fortnite ou PUBG? Qual é o battle royale ideal para você

Os combatentes: Apex, Fortnite e PUBG Divulgação/Respawn-Epic-PUBG Corp.

No último ano, o universo dos games viu um gênero nascer e ganhar rapidamente espaço entre os jogadores, principalmente entre aqueles que gostam de competir com outros: o battle royale. Das modificações para Minecraft e ARMA 2 ao sucesso de Apex Legends, este gênero segue uma mesma estrutura que coloca um grande grupo de combatentes em uma vasta arena e o último jogador ou equipe que ficar de pé é considerado o vencedor.

Estilo da arena de combate, arsenal, área de segurança e contagem de pontos podem seguir uma mesma linha, mas os três principais nomes do gênero na atualidade possuem características próprias para chamar atenção do jogador.

Apex Legends, Fortnite e Playerunknown's Battlegrounds (PUBG) são considerados legítimos battle royales, mas cada um possui seus chamarizes para se destacar em um nicho tão novo e disputado.

O ESPN Esports Brasil reuniu as principais características de cada um para mostrar a você que deseja entrar de cabeça no gênero, qual título possui mais a sua cara.

ESTILO

Apesar de semelhantes, os três jogos em destaque possuem suas características próprias. Os jogos podem até ser separados por faixa etária ou que agrade determinado tipo de jogador.

JOGABILIDADE

Como em todo jogo de tiro, a mira é importante em todos os três, mas há outros elementos que cada usa para tornar seus combates mais legais.

NÚMERO DE PARTICIPANTES

O gênero battle royale se destaca pelo grande número de combatentes simultâneos de cada round de disputa.

  • Fortnite: Suas partidas comportam até 100 participantes, que duram por volta de 20 minutos.

  • Apex Legends: Comporta menos jogadores, com partidas de até 60 participantes. Seus rounds duram por volta de 23 minutos em média.

  • Playerunknown's Battlegrounds: Também é capaz de comportar até 100 participantes e suas disputam levam por volta de 20 minutos.

CÂMERA

A visão de jogo nos três participantes deste guia é um dos elementos que mais distinguem e tentam agradar o gosto dos jogadores.

ABATE

Você vence em um battle royale ao sobreviver e abater seus alvos. No entanto, “pau que bate em chico, também bate em Francisco”. Como alvo, se você é derrubado ao perder certa quantidade de dano em Fortnite e Playerunknown's Battlegrounds, pode ser levantado por um amigo (quando o jogo é grupo). Já em Apex Legends, um aliado abatido pode ser trazido de volta ao combate por meio de um item chamado banner, usado em pontos especiais do mapa.

PLATAFORMAS

Há diversas maneiras para se jogar Apex, PUBG e Fortnite, seja em casa ou na rua. Em alguns casos, dá até para desafiar um jogador de outra plataforma. Confira:

Apex Legends: Windows, PlayStation 4 e Xbox One. Ainda sem crossplay, mas há planos para compartilhamento de plataformas.

Fortnite: Windows, PlayStation 4, Xbox One, Android, iOS, Nintendo Switch e Mac. Exceto pelas versões mobile, há integração entre as plataformas.

Playerunknown's Battlegrounds: Windows, PlayStation 4, Xbox One e Android. Ainda sem crossplay.

REQUISITOS MÍNIMOS

Apesar da ascensão das versões mobile, o PC ainda é a plataforma mais usada para se jogar um battle royale. Mas na contramão de grandes lançamentos, que exigem máquinas parrudas, os três não demandam tanto por quesitos técnicos:

  • Fortnite

Processador Intel Core i3 2.4 Ghz ou superior
4GB de RAM
Placa de vídeo Intel HD 4000 ou superior
27 GB de espaço em disco

  • Apex Legends

Processador Intel Core i3 6300 ou AMD FX 4350
6GB de RAM
Placa de vídeo NVIDIA GeForce GT 640, AMD Radeon HD 7730 ou superior
22 GB de espaço em disco

  • Playerunknown's Battlegrounds

Processador Intel i5-4430 ou AMD FX-6300
8GB de RAM
Placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 960 2 GB, AMD Radeon R7 370 ou superior
30 GB de espaço em disco

GASTOS