<
>

Top 10: As jogadas mais importantes dos esports em 2018

BrTT, NiKo e Kingão são protagonistas entre de alguns dos lances mais legais de 2018 Divulgação/Flamengo_FaZe Clan_paiN

A temporada 2018 dos esportes eletrônicos acabou, mas muitas de suas jogadas entraram para história. Ao longo de seus doze meses, nas mais diversas modalidades, jogadores e equipes deram seu máximo para se tornarem campeões.

Tamanho esforço para derrotar adversários de altíssimo nível resultou em alguns dos lances mais bonitos da história dos esports. São momentos que traduzem a qualidade técnica, trabalho em equipe e a vontade de vencer. Reunimos 10 lances incríveis de 2018, que ficarão na memória dos torcedores por muito tempo.

KT Rolster X Invictus Gaming
League of Legends - Campeonato Mundial

O principal torneio de League of Legends da temporada viu uma verdadeira corrida pela vitória. Na série entre a sul-coreana KT Rolster e a chinesa Invictus Gaming, quando o placar apontava 2 a 0 para IG, a terceira partida teve um final alucinante. Na busca pelo Nexus inimigo, as duas equipes fizeram uma aposta: quem chegaria primeiro ao objetivo. Na base da IG, houve uma teamfight de 4x4. Os dois campeões restantes estavam na base da KT. Os times correram para destruir as defesas e o Nexus da IGH caiu primeiro.

NRG Esports X Team Dignitas
Rocket League - RLCS World Championship

A final do mundial de Rocket League entre NRG e Dignitas foi marcada por muita tensão e gols nos “45 minutos do segundo tempo”. Quando faltavam apenas 4 segundos no tempo regulamentar, a Dignitas conseguiu ficara à frente do placar. Faltando pouco tempo, a NRG partiu para o “tudo ou nada” e conseguiu o gol salvador que levou o confronto para prorrogação. No tempo extra, em sistema “morte súbita”, a Dignitas marcou e conquistou o mundial.

Flameng Esports X Team One
League of Legends - CBLOL 1ª Etapa

Felipe "brTT" Gonçalves voltou ao CBLoL com vontade de vencer e na primeira etapa desse ano ele mostrou que fez muita falta por momentos como esse que marcam sua carreira.

Brasil Vs Nova Zelândia
HearthStone - HearthStone Global Games

Com o jogo na mão a equipe brasileira se viu em uma enrascada: os neozelandezes conseguiram tirar todas as cartas da mesa e se viu encurralada, contando com o coração das cartas para puxar a carta certa. Eis que sacam Desaparecer e fazem um belo combo para levar o Brasil para a grande final do HearthStone Global Games - um feito incrível para o cenário brasileiro.

Mousesports X Team Liquid
Counter-Strike: Global Offensive - ESL One New York

Uma das principais jogadas do ano no Counter-Strike: Global Offensive foi obra de Chris “chrisJ” de Jong. Durante a decisão da ESL One New York contra a Team Liquid, o jogador da mousesports conseguiu virar um round improvável e, com cinco eliminações de AWP, levou a equipe europeia ao match point. No final, a mouz fez 3 a 2 e levantou a taça.

Imperial e-Sports X Team Wild
Counter-Strike: Global Offensive - Liga Pro da Gamers Club

Assim como chrisJ, outro awper brilhou na Mirage nas principais jogadas do ano. Na final da Liga Pro da Gamers Club de novembro, o veterano Caio “zqk” Fonseca mostrou o porque de ser um dos jogadores mais dominantes do cenário nacional, eliminando toda a equipe da Team Wild com sua AWP.

PaiN X FNATIC
Dota 2 - ESL ONE BIRMINGHAM

O ano de 2018 foi histórico para o Dota 2 sul-americano. Tudo começou com a Valve dando uma vaga para a América do Sul nas qualificatórias de minors e majors, e culminou com a paiN Gaming mostrando que a região tem capacidade de bater de frente com os melhores times do mundo se houver investimento.

O ponto alto e a melhor jogada do ano no Dota 2 foi a virada da paiN em cima da Fnatic na disputa pelo terceiro lugar do major ESL One Birmingham. Na partida, a equipe brasileira ficou em desvantagem por grande parte do tempo, sofrendo eliminação após eliminação. No entanto, aos 30 minutos, dois abates em cima dos carries da Fnatic - Morphling e Dragon Knight - deu ouro suficiente para a paiN tomar a vantagem.

Depois disso, a paiN ainda sofreu um team wipe da Fnatic enquanto estava invadindo a base adversária, mas retribuiu o favor logo em seguida para fechar o jogo e garantir a melhor colocação da América do Sul em um evento oficial da Valve.

New York Excelsior X Philadelphia Fusion
Overwatch – Overwatch League

Apesar de ter caído nas semifinais da fase eliminatória geral da Overwatch League, o New York Excelsior dominou a liga em sua grande maioria, conquistando duas etapas e sendo a equipe com melhor histórico de partidas - ao todo, foram 34 vitórias e apenas 6 derrotas durante as quatro etapas da primeira temporada.

Um grande exemplo do porquê o NYXL foi disparado um dos melhores times da liga aconteceu durante as finais do Stage 2. O time estava jogando contra o Philadelphia Fusion e perdendo por dois mapas quando conseguiu virar e empatar a série. O confronto decisivo, disputado em Gibraltar, foi um dos mais emocionantes de se assistir em toda a Overwatch League enquanto NYXL tentava fazer a carga ultrapassar a distância percorrida anteriormente pelo Fusion em uma luta contra o tempo.

Team Vitality X Gen.G
League of Legends - Campeonato Mundial

Sensação na Europa no segundo semestre, Team Vitality entrou no Mundial querendo fazer história. Mesmo sabendo que tinha pela frente nada menos que a Gen.G, na época a vice-campeã do mundo, a equipe europeia não abaixou a cabeça e foi com tudo para cima dos coreanos. Com uma épica jogada liderada pelo meio Jiizuke a Vitality conquistou a vitória.

FaZe X mousesports
Counter-Strike: Global Offensive - DreamHack Masters Estocolmo 2018

Discutir sobre as melhores jogadas de 2018 e não falar sobre NiKo é um pecado. O bósnio fez uma pintura em confronto válido contra o mouz pela DreamHack Masters Estocolmo. Apenas de pistola, o jogador da FaZe simplesmente matou os cinco adversários.