<
>

Jogadores veem a Superliga com bons olhos porque "é disputada numa época que os times ficariam sem jogar"

Torneio vai agitar o final da temporada 2018 Divulgação / Superliga

Novamente a Superliga ficou encarregada de fechar o calendário nacional do League of Legends. Por conta do período em que é disputado, o torneio promovido pela Associação Brasileira de Clubes de Esports (ABCDE) é considerado por muitos como pós-temporada. Contudo, há também aqueles que defendem ser um campeonato de pré-temporada.

Mas qual será a avaliação daqueles que disputam a competição? O ESPN Esports Brasil conversou com integrantes de oito das 12 equipes participantes da edição deste ano. Não há unanimidade entre os jogadores se o torneio é de pós ou pré-temporada. A única coisa certa, entre todos os entrevistados, é que o torneio é bastante importante para o cenário brasileiro.

Para o meio da paiN Gaming, Thiago "TinOwns" Sartori, a Superliga "agrega porque é disputada numa época em que os times ficariam muito tempo sem jogar". Está é a mesma opinião do topo da CNB e-Sports Club, Francisco "Duclou" Duclou: "ficar esse tempo parado sem competir, você meio que perde um pouco do ritmo".

Como se trata de uma competição que é disputada num "momento de mudança para a maioria dos times, num momento bom para você testar a formação, testar o jogador e ver como está a sinergia da equipe, ou até mesmo construir essa sinergia, diria que é mais um campeonato para a equipe se achar". É o que pensa o atirador da paiN Gaming, Pedro "Matsu" Gama.

Duclou, TinOwns, Mateus "Fitz" Cayres (IDM) e Matheus "Freire" Freire (OPK) são alguns dos jogadores que apontam a Superliga sendo um campeonato de pré-temporada. “Enxergamos sendo um torneio de pré-season porque formamos um time recentemente e estamos praticando para o CBLoL”, aponta o topo Blumer.

Justificativa parecida com a do meio da paiN: "considero sendo pré-temporada para os times testarem as coisas e se arrumarem para chegarem da melhor maneira no próximo ano".

O grupo que aponta o torneio da ABCDE sendo de pós-temporada é encabeçado pelo treinador da Redemption, Luis “Piroxz” Chaves.

No grupo dos que apontem o torneio da ABCDE sendo pós-temporada es Luis "Piroxz" Chavez (Redemption), que justifica a escolha dizendo que "apesar de ter acontecido mudanças drásticas nesse patch, ainda tem muitas maiores por vir até 2019".

Mas há também uma parte que afirma que o campeonato assume as duas funções. É o que pensa o caçador da Vivo Keyd, Luan "Jockster" Cardoso: "para a gente da Keyd é meio que os dois". O jogador afirma que a equipe quer "fechar nossa temporada com vitória e, por conta disso, considerada o torneio sendo pós-temporada porque as nossas duas etapas de CBLoL não foram muito boas e a gente queria trazer a taça desse campeonato para fecharmos o ano com chave de ouro. Mas também é uma preparação para o próximo ano, tendo em vista que estamos com uma formação nova e testante bastante coisas".

Dá mesma forma pensa o meio da Operation Kino (OPK), Gabriel Rizzo: "acredito que depende de time para time", já que tem "equipes que jogam a Superliga e depois da competição ainda fazem muitas mudanças, então para essas acredito que é de pós, enquanto para os times que já fizeram mudança, que querem melhorar a sinergia e já estão se preparando para o Circuitão ou o CBLoL, se trata de um torneio de pré-temporada".

E você, fã do esport, como considerada a Superliga? Vale lembrar que nesta semana será disputada a última rodada da Fase de Grupos, com duas séries por dia na sexta-feira (7), no sábado (8) e no domingo (9).