<
>

Defenda com responsabilidade: Saiba como jogar com um a menos em PES 2019 e FIFA 19

play
Gian Oddi: 'A irresponsabilidade do Felipe Melo parece não ter fim' (4:22)

Comentarista mencionou o risco de contar com o volante em um jogo eliminatório (4:22)

A expulsão de Felipe Melo em partida pela Libertadores da América mostrou como jogar com um a menos pode comprometer a estratégia de uma equipe de futebol. A equipe do Palmeiras teve que correr em dobro para preencher os espaços e superar os avanços da equipe Cerro Porteño. Por ser uma situação delicada, saber como lidar com a desvantagem é essencial quando perdemos um jogador em FIFA ou Pro Evolution Soccer.

Em um momento do futebol mundial no qual a estratégia e o vigor físico estão em alta, ter a ciência de como reverter a situação quando há uma expulsão requer bastante inteligência para saber como não sair com a derrota. Confira algumas dicas para saber como lidar com esta situação.

REPOSIÇÃO

Para começar, você precisa respirar fundo. É preciso ficar calmo para lidar com a situação e seguir os passos para “arrumar a casa”. A primeira ação efetiva a tomar e analisar o que você acaba de perder, ou seja, qual a função do jogador que foi expulso. Se o jogador é um atacante ou meia, talvez você possa continuar sem mexer no time. Mas se o expulso for um lateral, zagueiro ou volante, é preciso se reorganizar.

Saque alguém da frente para repor a função de foi perdida com um jogador do banco. É preciso sacrificar o ataque para recompor a defesa. Caso o expulso seja um lateral, você pode recuar um ponta, mas tome cuidado com sua a falta de ferramentas defensivas do substituo.

ESTRATÉGIA

Uma vez que o “sangramento” for estancado é preciso dar atenção a estratégia. Você tem duas opções: manter sua ideia original ou optar por algo mais defensivo. Se a primeira opção for a escolhida, basta executar o passo anterior e seguir para a próxima sugestão. Caso você queira adotar uma postura mais defensiva, confira algumas sugestões.

• 4-1-4-1, 4-5-1 ou 4-4-1-1 (Meio-campo): Remova o atacante mais avançado
• 4-1-2-1-2: Congestione a entrada da grande área
• 5-3-2 ou 5-2-3: Fortalece a primeira linha de defesa

Estas formações têm como objetivo ajudar a defesa de sua área. Note que há dois pensamentos estratégicos: colocar mais gente na primeira linha de defensores ou popular a entrada da grande área.

OPÇÃO TÁTICA

Depois de mudar as opções estratégicas, você deve entrar na tela de Gerenciamento do Time. Na aba Táticas, você tem funções que aumentam o pensamento defensivo de seu time. Aqui, a opção que pode mais ajudar é Contra-ataque, pois além de aumentar sua defesa, seu time não abdica do ataque. Pressão constante pode ajudar, mas não a use por muito tempo, pois pode acabar com o fôlego dos jogadores.

MARCAÇÃO

Quando não estiver com a bola, cabe a você impedir o avanço do adversário com sua marcação. Evite os carrinhos e a chamada de outro jogador para o lance para não deixar locais de marcação. Force o adversário a jogar por cima, por lançamentos, para equalizar o jogo no alto.

CHUTÕES

“Bola para o mato que o jogo é de campeonato”. Esta máxima do futebol deve ser levada à risca. Não invente e faça o básico a cada jogada. Aperte o botão de Chute (B/Círculo) ou Lançamento (X/Quadrado) para tirar o perigo de sua área. Só quando houver certeza, saia tocando para executar o passo seguinte.

CONTRA-ATAQUE

A defesa é a prioridade quando você está em desvantagem numérica, mas abdicar do ataque é um erro. Uma vez que você se defendendo seguindo os passos anteriores, aproveite o momento que estiver de posse de bola para lançar seus atacantes. Seus ponteiros devem ser jogados rápidos para percorrer o campo e vencer os zagueiros na velocidade.