<
>

Análise: Inspirado em Top Gear, Horizon Chase Turbo pisa fundo na nostalgia

Horizon Chase Turbo possui versões para PlayStation 4 e PC Reprodução/Aquiris Game Studio

Horizon Chase Turbo é um jogo de corrida que bebe diretamente da fonte de um dos títulos mais importantes de seu gênero, Top Gear, cujo os mais saudosistas dos 16bit se lembrarão de tardes gastas em corridas das mais divertidas da história dos videogames.

Produto de um estúdio nacional, o Aquiris Game Studio, Horizon Chase Turbo teve a honra de ser a o primeiro jogo brasileiro comercializado em disco pela japonesa Sony, com versões para PlayStation 4 e PC. A distribuição é válida, pois se trata de um game que aposta na simplicidade de seus controles e gráficos. Mas a simplicidade não quer dizer limitação técnica ou intelectual, mas em algo bastante funcional e competente.

Entre retas, curvas e voltas, é pé embaixo o tempo todo ou você não será o primeiro a ver a bandeira quadriculada. Os comandos simples, que na maior parte do tempo dispensa o freio, destacam o nitro, elemento finito essencial para que as ultrapassagens sejam feitas.

Por ser tratar de um game mais casual, o máximo de ajustes é escolher com qual carro disputar, casa modelo com maior ou menor poder em seus atributos como dirigibilidade e aceleração. Há também aprimoramentos que tornam seu bólido mais rápido ao se completar pistas extras

As pistas são decoradas com figuras, elementos e cores dos países das provas, um charme visual e atual para uma estrutura vista há tanto tempo em Top Gear. A pontuação a cada final de prova é uma herança dos tempos de sua versão para dispositivos móveis: você ganha pontos para liberar a próxima prova, o próximo carro e o próximo país de disputa.

Claro, o multiplayer não poderia faltar. Assim como em antecessor espiritual, jogar na mesma seção com seus amigos ou desafiar alguém online é a maior atração do game. Duplica-se a diversão quando a tela dividida na horizontal dá lugar a quatro espaços para quatro jogadores.

Por fim, a trilha sonora composta por Barry Leitch, o mesmo de Top Gear, com direito a novas versões de velhos clássicos.

Horizon Chase Turbo é o descompromisso em favor da diversão, que faz bem até para os jogadores mais exigentes. Trata-se de um jogo interessante tanto para quem aqueles que se divertiram com seus amigos na icônica tela dividida de Top Gear quanto para os que terão sua primeira experiência em um game de corrida tão particular.