<
>

Guia dos playoffs em NBA 2K18: Confira os controles mais importantes e as posições em quadra

Para ter sucesso em NBA 2K18, você deve trabalhar com os mais variados tipos de passes e arremessos Reprodução/2K Sports

Os playoffs da temporada da NBA se aproximam e os fãs de basquete estão na expectativa para saber quem será campeão. A torcida do esporte é tão fanática que os games do esporte que foram lançados ao longo dos anos tem a obrigação de recriar fielmente o que se vê em quadra.

Se você curte a série NBA 2K, sabe que a franquia prima pela simulação da realidade com qualidade. Mas para quem não joga, saiba que o NBA 2K18, o mais novo jogo da série, é um jogo capaz de recriar não só o esporte, mas a emoção e a riqueza de detalhes vistas em quadra.

Reunimos então dicas essenciais para quem quer jogar NBA 2K18 e fazer bonitos. Você confere a seguir quais são os comandos mais importantes no ataque e defesa, além da definição de cada uma das cinco posições em um time de basquete.

CONTROLES OFENSIVOS

Básicos
• Movimentação do jogador: Analógico Esquerdo
• Ações avançadas (dribles, arremessos e passes): Analógico Direito
• Post Up (ficar de costas para o garrafão e usar o corpo para evitar a marcação): LT/L2
• Corrida: RT/R2 • Passe: A/X
• Arremesso: X/Quadrado
• Passe no alto: Y/Triângulo

Arremesso
• Arremesso com salto: segure Para Baixo no Analógico Direito enquanto se movimenta
• Arremesso com giro: segure RT/R2 e aperte X/Quadrado duas vezes
• Falso arremesso: inicie o “Arremesso com salto” e solte o Analógico Direito antes de completar o movimento
• Arremesso na bandeja: com o Analógico Direito, aponte na direção da cesta adversária
• Enterrada com uma mão: segure RT/R2 e, com o Analógico Direito, aponte Para Esquerda ou Para Direita de acordo com a mão que segura a bola
• Enterrada com as duas mãos: segure RT/R2 e, com o Analógico Direito, aponte na direção da cesta adversária

Passe
• Passe com toque no chão: B/Círculo
• Passe enquanto corre ou pula: X/Quadrado + A/X
• Ponte aérea: Y/Triângulo duas veze
• Passe falso: Y/Triângulo + B/Círculo
• Passe rasteiro (reposição de bola): Y/Triângulo antes de repor a bola
• “1-2” (como a “tabela” no futebol): Aperte e segure A/X e solte o botão para receber a bola de volta

TIPOS DE PASSE

A troca de passes é constante e primordial para a estratégia ofensiva. Além do passe básico, feito na direção do peito do outro jogador e voltado para alvos com pouca marcação ou de costas para o garrafão, há outros tipos que devem ser trabalhados.

O passe no ar evita a marcação ou facilita a ação dos jogadores mais altos, como o Pivô. Aqui, a ponte-aérea é ideal para surpreender o inimigo e fazer um lance plástico. Há também o movimento no qual seguramos o Y/Triângulo para que um companheiro controlado pela IA corra na direção da cesta. Solte o botão para executar o passe.

CONTROLES DEFENSIVOS

Básico
• Movimentação: Analógico Esquerdo
• Ações avançadas (roubar a bola, levantar as mão e bloqueio): Analógico Direito
• Corrida: RT/R2
• Trocar de jogador: A/X
• Marcação: B/Círculo
• Roubar a bola: X/Quadrado
• Bloquear a bola: Y/Triângulo

Defesa
• Marcação forte: Segure LT/L2
• Levantar as mãos: Aponte e segure o Analógico Direito em qualquer direção
• Contestar lançamento: Aponte e segure o Analógico Direito em qualquer direção quando o adversário tentar o arremesso
• Toco: Segure RT/R2 e aperte Triângulo/Y
• Marcação dupla: Segure L1/LB
• Bloquear passagem: Segure L2/LT

POSIÇÕES DO BASQUETE

Armador (Point Guard/PG)
Jogador responsável pela criação e iniciação das jogadas, o Armador costuma ser aquele que carrega a bola da defesa para o ataque. É também o jogador que analisa a defesa e define a jogada de acordo com o que vê por gestos. Assim o time se posiciona e o armador inicia a jogada. Deve ser inteligente, bom em estratégia e com boa posse bola.

Ala-Armador (Shooting Guard/ SG)

Auxilia o armador na formulação das jogadas no ataque e assume o comando quando o time está na defesa, atrapalhando o armador principal. Além de atributos vistos no armador, o Ala-Armador deve contar também com velocidade para executar infiltrações e puxar contra-ataques.

Ala (Small Forward/SF)
Dentro da estratégia de jogo, o Ala é uma espécie de “coringa”. Portanto, considera-se a posição que requer o atleta mais completo em todos os fundamentos e necessidades: armar, infiltrar, arremessar, defender e outras funções.

Ala-Pivô (Power Forward/PF)
Um jogador escolhido de acordo com a estratégia determinada pelo técnico. Deve ser capaz de arremessar e ter força física. Dentre suas funções, estão a de puxar a defesa, infiltrar e abrir a defesa, além de tentar os arremessos de longa distância.

Pivô (Center/C)
O mais físico dos cinco jogadores. O Pivô joga perto do garrafão, tanto o próprio como do adversário. A atleta deve ser alto e contar com força física para “brigar” com a marcação adversária. É o grande responsável pelos rebotes.

Os playoffs da NBA começam sábado, 14 de abril, com transmissão dos canais ESPN.