<
>

Flexibilização nas regras do CBLoL 2018 não foram realizadas para "atenuar as penalidades", afirma Riot Games

Principal competição do país já tem data para começar Riot Games

Para a temporada competitiva 2018, a Riot Games resolveu flexibilizar o regulamento do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL). A medida, de acordo com o gerente de operações de ligas da desenvolvedora no Brasil, Philipe “PH” Suman foi tomada "com o objetivo de manter a integridade e aumentar a competitividade do torneio".

Uma das regras que sofreram mudança, neste ano, foi de inscrição de jogadores. A partir desta temporada, os participantes da principal competição do país poderão registrar até dois integrantes fora da Janela de Transferência sem sofrerem punições. Ao ESPN Esports Brasil, com exclusividade, o executivo afirmou que a modificação não foi realizada "para atenuar as penalidades".

O gerente esclareceu que em "todos os anos, antes do início de uma temporada, a Riot Games analisa junto à comunidade e times o que pode ser aperfeiçoado no regulamento do próximo período". De acordo com PH Suman, "todas as mudanças no torneio, inclusive alterações no regulamento, são discutidas com as equipes com antecedência".

A desenvolvedora anunciou algumas mudanças no regulamento ainda no ano passado, em novembro, junto com o novo formato do CBLoL. Nesta quarta-feira (10), a Riot Games revelou o livro de regras para as competições deste ano. Em comunicado, a desenvolvedora explicou que a finalidade "das mudanças é que as equipes tenham um gameplay melhor, e permitindo duas substituições, elas podem mudar suas escalações conforme sua situação no campeonato".

Mas "para evitar surpresas" e "manter a integridade competitiva" a Riot Games estabeleceu algumas normas para as inscrições fora do prazo oficial. Assim como nas últimas etapas, os registros de novos jogadores só poderão ser feitos até antes da quinta rodada do CBLoL. Haverá também um tempo de espera para o profissional atuar após a verificação e confirmação da inscrição.

Os jogadores inscritos fora da Janela de Transferências, mas antes da primeira rodada, só poderão atuar a partir da terceira rodada. Já aqueles que forem registrados a partir da rodada inicial deverão esperar, ao menos, uma semana antes de poder atuar, mediante a aprovação da inscrição por parte da desenvolvedora.

"As mudanças propostas e realizadas para o CBLoL 2018 foram definidas com o objetivo de manter a integridade e aumentar a competitividade do torneio e não para atenuar as penalidades"

Philipe "PH" Suman

Com exclusividade ao ESPN Esports Brasil, o gerente de operações falou também sobre outras regras. Uma das que chamou a atenção da Reportagem é a que fala sobre “Declarações e ações prejudiciais à temporada". PH Suman explicou que "tratam-se de declarações que possam denegrir a integridade da competição, seus participantes e organizações".

O executivo exemplificou a infração dizendo que ocorre quando “um participante do torneio, de forma infundada, ir a público questionar um resultado alegando algum tipo de vantagem injusta” O gerente salientou que “não tivemos nenhum caso similar no cenário brasileiro até o momento”.

PH Suman explicou também ao ESPN Esports Brasil a "políticia de uniformes". “"Os jogadores devem vestir o uniforme oficial da equipe durante todas as partidas, pré-partidas, entrevistas, pós-partidas e outras produções de conteúdo presenciais da Temporada 2018". O executivo afirmou que o regulamento deste ano sobre as vestimentas dos participantes do CBLoL 2018 é o mesmo da temporada 2017.

De acordo com o gerente de operações de ligas da Riot no Brasil, "o uniforme oficial completo é composto por camisa, calça e blusa/jaqueta, todas as peças idênticas para todos os jogadores, apenas com variação de nomes". PH Suman fez uma ressalva dizendo que "os times podem, é claro, alterar seus uniformes durante a Temporada 2018, desde que essas mudanças sejam comunicadas com antecedência à organização do campeonato".

PRIMEIRA ETAPA 2018

A primeira etapa deste ano do Campeonato Brasileiro de League of Legends começará ser disputada no dia 20 de janeiro, conforme revelou o ESPN Esports Brasil, com exclusividade. A liga brasileira contará com a participação de oito equipes, premiação total de R$ 200 mil e um novo formato.

A partir deste ano, os confrontos da Fase de Classificação serão disputados em séries melhor de três (md3), enquanto a Fase Eliminatória abandonou o tradicional mata-mata e passará a ser disputada no formato de “escada” - ou gauntlet em inglês.