<
>

Abençoado pelo Papa: Vaticano terá time de futebol feminino e estreia será contra a Roma

Jogadoras do time feminino do Vaticano Sport in Vaticano

O Vaticano terá, pela primeira vez na história, um time feminino de futebol. A data do primeiro jogo está marcada para o dia 26 de maio, contra o Roma. O time é formado por mulheres que trabalham no Vaticano e também, por esposas e filhas de quem trabalha por lá também.

Danilo Zennaro, um representante do “Sport in Vaticano”, uma associação que organiza as atividades futebolísticas do país, disse ao portal The Guardian sobre a importância do Papa Francisco na formação do time: “Ele deu um considerável para as mulheres dentro do Vaticano, portanto, essa iniciativa é como uma extensão disso”.

“Nós tivemos um time masculino por 48 anos. Por isso, é justo oferecer agora a oportunidade das mulheres que trabalham no Vaticano praticarem esporte”, disse Danilo.

A maioria das jogadoras são amadoras, mas três já jogaram na elite do futebol no passado, inclusive a capitã e atacante Eugene Tcheugoue, dos Camarões. O time está sendo dirigido por Susan Volpini, a secretária da Associação de Mulheres do Vaticano.

As jogadoras estão treinando para o amistoso contra o Roma, que será, segundo Zennaro, difícil para o Vaticano, mas reforça que não é sobre vitória: “Ainda que a gente perca por 30 a 0, não importa. O que importa é que as mulheres estão tendo a oportunidade de jogar contra profissionais. Ganhando ou perdendo, é sobre criar conexões e amizades”.