<
>

Copa do Mundo feminina: Sorteio acontece neste sábado; veja a divisão dos potes e simule no site da FIFA

De olho na Copa do Mundo feminina, que acontecerá pela primeira vez na França dos dias 07 de junho a 07 de julho de 2019, o Brasil vai em busca do título inédito. Anteriormente, o melhor resultado da seleção no campeonato mundial foi em 2007, onde foi vice-campeã.

O sorteio de grupos acontece no próximo sábado (08) às 15h (Horário de Brasília) em Paris. A Copa do Mundo terá nove cidades-sede e contará com 24 seleções. Com diversos títulos mundiais em campo, o técnico Vadão, que está na França para acompanhar o torneio, deixou suas expectativas: “A gente gostaria que na primeira fase fosse uma chave mais tranquila. Da segunda em diante são todos os jogos muito difíceis, não pode ter erro. Na primeira fase você ainda pode errar e corrigir. Esperamos que a gente seja feliz e consiga êxito em toda a nossa trajetória até a Copa do Mundo. A expectativa é essa”.

As seleções estão divididas em quatro potes numerados. Os dois maiores campeões mundiais estão no Pote 1 – Estados Unidos (tricampeão) e Alemanhã (bicampeã). Com eles, a anfitriã França, Inglaterra, Canadá e Austrália.

A seleção brasileira está no Pote 2, junto com Holanda, Suíça, Espanha e duas outras seleções que já contam com uma Copa do Mundo no currículo: Noruega e Japão. O Pote 3 vem com Coreia do Sul, China, Itália, Escócia, Nova Zelândia e Tailândia e, por último, o Pote 4 é composto por Argentina, Nigéria, Chile, Jamaica, Camarões e África do Sul.

Após o sorteio, as seleções são distribuídas dos grupos A ao F. A divisão das equipes em cada pote é baseada no ranking de Seleções da FIFA. Duas equipes do mesmo continente não podem compor no mesmo grupo, exceto as seleções europeias, que são nove. Sendo assim, todo grupo terá uma ou duas seleções da Europa.

Enquanto o sorteio não acontece, a FIFA criou um simulador de grupos onde você pode definir os grupos e ter uma prévia de como poderão ser as disputas na Copa do Mundo.