<
>

Taekwondo: Sandy Macedo conquista 2ª medalha brasileira na história dos Jogos Olímpicos da Juventude

Sandy é a primeira mulher a conquistar uma medalha para o taekwondo nos Jogos Olímpicos da Juventude Danilo Borges/rededoesporte.gov.br

Nos Jogos Olímpicos da Juventude, Sandy Macedo foi destaque. Ela conquistou medalha de bronze no Taekwondo. Aos 17 anos, a atleta foi a segunda pessoa a conquistar uma medalha na história da modalidade na competição, sendo a primeira mulher. Em Nanquim 2014, o atleta Edval Marques foi ouro.

Em Buenos Aires, ela foi derrotada na semifinal pela marroquina Safia Salih, na categoria até 55kg. A atleta de São José dos Campos, antes de ser atleta, sonhava em ser bailarina ou modelo e hoje tem se destacado nos tatames. “Meu sonho de criança era de ser bailarina. Cheguei a fazer aulas, mas não me interessei mais. Perto de casa havia turmas de Taekwondo e sempre passava em frente com meus pais, após a missa. Foi então que vi atletas treinando, e achei legal. Treinei e acabei gostando, desde então sigo carreira”, contou Sandy, que tem o nome em homenagem à cantora.

Sua primeira luta foi contra a egípcia Maya Badawy, onde a brasileira venceu por 23 a 3. Em seguida, já na semifinal, foi quando ela lutou com Safia Salih. As duas já haviam lutado no Mundial da Tunísia, em abril e Sandy levou a melhor, vencendo por 10 a 2. Já nas olimpíadas, a luta terminou empatada no tempo normal (1 a 1) e foi para a prorrogação, quando Sandy levou um chute na cabeça e perdeu por 4 a 1. O ouro ficou com a tailandesa Kanthida Aengsin.

Em entrevista, a medalhista de bronze falou sobre sua sensação: “Esse é um bronze com gostinho de ouro. Essa medalha é muito importante para mim e estou muito feliz por me tornar a primeira mulher a conquistar uma medalha no Taekwondo nos Jogos Olímpicos da Juventude para o Brasil. Dei o meu melhor, representei o país da melhor maneira que pude e ganhei o bronze”.

Sandy coleciona títulos. Neste ano, ela ficou em segundo lugar no mundial estudantil, conquistou o bicampeonato do US Open e o tricampeonato brasileiro.