<
>

Outubro Rosa: Etiene Medeiros lança campanha preventiva de câncer de mama

Principal nome da natação brasileira, a pernambucana Etiene Medeiros lançou a campanha “Touca Rosa”, em alusão ao Outubro Rosa, para chamar a atenção das mulheres na prevenção do Câncer de Mama e também, ajudar o Hospital do Câncer de Pernambuco.

A atleta do SESI-SP já é ligada a ações sociais. Nesse ano, ela realizou a ação “Nado por tudo” onde doou 250kg de rações para um lar de cachorros em Recife.

Em entrevista ao espnW, ela contou que sempre teve vontade de ser voluntária, mas que sua vida de atleta não a permite manter um voluntariado por conta de sua rotina: “O que está ao meu alcance por conta do meu dia-a-dia é promover projetos como esse. No futuro, quando tiver mais tempo, me vejo envolvida nesse lado voluntário”. Etiene também disse que sempre teve dentro de si o intuito de ajudar pessoas e vincular sua imagem a isso.

No que diz respeito ao câncer, há cerca de três anos, a nadadora promoveu uma campanha em Recife, na qual conseguiu doações de cadeira de rodas para o hospital da região. “Hoje, temos alguns apoiadores para o Touca Rosa, quero nadar com ela para promover”, disse Etiene, que já usou a touca rosa em uma das etapas da Copa do Mundo da FINA na Holanda, que disputou a convite da federação com o intuito de treinar. Acabou vencendo nos 50m costas, sua especialidade, com um tempo de 26s07.

“Estou bem feliz por estar começando esse projeto e acho que vai ter um bom engajamento. Para mim o principal é promover essa parte humanizada, acho que precisamos transparecer mais isso na área do esporte e também, gosto de promover a conscientização a pessoas mais próximas a mim”, contou ela ao espnW.

A nadadora conta que nunca teve um caso específico na família, ou com alguém próximo, que fizesse com que ela tivesse vontade de lutar para a prevenção do câncer. Foi algo natural para ela.

“Acho que me envolvi muito mais por esse lance das pessoas passarem por dificuldades de saúde. Câncer de mama também atinge os homens, né? Tudo está mais perto do que imaginamos. Temos que ter cuidado e prevenir”, disse Etiene.

A campanha “Touca Rosa” contará com venda de produtos, além de um hotsite com informativos, aliadoà Casa Saudável, um blog de Recife.

“Não vejo a hora que o negócio ande. Vai ser simples, mas espero que as pessoas conscientizem”, finalizou Etiene.

No dia 31 de outubro, você acompanha AO VIVO às 19h na ESPN Extra e WatchESPN, o Olhar espnW, com Marcela Rafael e Flávia Delaroli, com o tema "Outubro Rosa". Não perca!