<
>

Grand Prix Nacional de Judô é disputado neste final de semana no Rio Grande do Sul

Mayra Aguiar estará presente no GP Getty Images

Para abrir o calendário de competições nacionais de Judô do segundo semestre, dois campeonatos importantes acontecem essa semana em Canoas, Rio Grande do Sul. O Troféu Brasil Interclubes começou hoje e segue até amanhã (17). Os vencedores recebem 145 pontos no ranking nacional.

O Grand Prix Nacional por Equipes Mistas acontece no final de semana e será feita no mesmo molde a ser utilizado em Tóquio 2020, onde a modalidade de equipes mistas será vista pela primeira vez.

Campeã olímpica no Rio de Janeiro em 2016, Rafaela Silva, que acabou de vencer o ouro no GP de Budapeste, estará presente. Érika Miranda, bronze no Campeonato Mundial do ano passado e Mayra Aguiar, duas vezes medalhista olímpica e campeã no Mundial do ano passado, também disputam o GP no final de semana.

Destaque também para a judoca Bárbara Timo, do Pinheiros (SP), que disputa o Troféu Brasil e o GP na categoria até 70kg. Ela conquistou cinco medalhas de ouro no final de 2017, sendo elas o Grand Prix de Zagreb, Campeonato Brasileiro, Troféu Brasil, Paulista e Universíada. Já nesse ano, ela venceu dois ouros e um bronze. Bárbara está no mesmo time do judoca Rafael Silva: “Eu estou motivada para conquistar esse título, ainda mais por ser o primeiro GP misto e tendo o Rafael Silva no time. A minha luta vai ser depois da do Contini, então tem uma emoção a mais também”, disse a atleta de 27 anos.

Rochele Nunes, atleta da SOGIPA, pode ser grande destaque também. Ela já conquistou três Opens esse ano (Santiago, Lima e Buenos Aires) e também o Sul-Brasileiro. Seu currículo vem carimbado com quatro mundiais e ela lutará em casa, já que cresceu em Canoas. Em declaração, Rochele diz que “lutar o Grand Prix é uma das competições de que eu mais gosto. Além de lutar ao lado dos meus amigos e colegas, lutar na cidade onde cresci tem um gosto especial. A SOGIPA está vindo com uma equipe completa e forte em todos os pesos. Tenho certeza que iremos ter um ótimo desempenho!”.

O Grand Prix Nacional de Canoas terá transmissão da ESPN e WatchESPN, domingo (19) a partir das 12h.