<
>

Martine Grael e Kahena Kunze garantem vaga para Tóquio 2020

A dupla de velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze garantiu a vaga brasileira para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na classe 49erFX. Na quinta-feira (08), último dia de regatas classificatórias para o Mundial de Vela na Dinamarca, elas começaram em 22º, mas garantiram um 2º e um 3º lugar em seguida, somaram 96 pontos e entraram na disputa pela medalha, em quinto lugar.

A classificação para Tóquio aconteceu antes do final do evento porquê das dez duplas garantidas para a final, duas são da Dinamarca, duas da Holanda e duas da Grã-Bretanha e só são classificadas uma de cada país. Com isso, o Brasil já está entre os oito melhores da competição.

Martine Grael analisou a prova e os resultados: “Desde o começo da semana as regatas foram bem difíceis e hoje conseguimos dois bons resultados. O que nos deixou bem satisfeitas por alcançar o nosso objetivo, que era classificar o país para os Jogos Olímpicos. E ainda temos a chance de melhorar um pouquinho nosso resultado na medal race. Foi bom ver também que as nossas adversárias não tiveram um bom campeonato, tudo mundo teve altos e baixos”.

Kahena também falou sobre a dificuldade do campeonato, principalmente por conta do vento: “Para a gente foi um campeonato bem difícil, muito vento fraco, um dia de vento forte que a gente cometeu alguns erros. Mas ainda estamos correndo atrás desse um ano que ficamos paradas. E hoje a gente conseguiu atingir a meta, velejou melhor, então a gente está bem feliz. Amanhã vamos descansar para irmos com tudo para a final, quem sabe vencer e conseguir uma medalha”.

A dupla volta a competir amanhã (10) em busca de um bom resultado na final da competição. As regatas são transmitidas ao vivo na página da World Sailing.