<
>

Organizado pela ex-levantadora Fernanda Venturini, Grand Fondo Brasil acontece neste final de semana

O Gran Fondo New York será disputado neste domingo (05), em Conservatória, no Rio de Janeiro. É a segunda edição da prova no Brasil e ela reúne mais de 1100 ciclistas inscritos. Serão dois percursos: o longo, de 160km e o médio, de 88km.

Fernanda Venturini, ex-levantadora da seleção feminina de vôlei e medalha de bronze em Atlanta 1996, é uma das responsáveis pela prova no Brasil. Ela, que tem o ciclismo como uma de suas paixões, não compete por conta de uma lesão no joelho, mas está por trás de toda organização.

Ela decidiu comprar uma bicicleta depois de sua aposentadoria no vôlei e desde então, tem se dedicado ao esporte de forma amadora. Em entrevista ao espnW no ano passado, Fernanda contou sobre ter trazido o GFNW para o Brasil: “A gente se apaixonou tanto pelo esporte, que agora eu estou trazendo uma prova importante amadora, o Grand Fondo Nova Iorque, para o Brasil, no Rio de Janeiro. O ciclismo foi abrindo as portas e foi muito gostoso, eu indico”.

Seu marido, o técnico Bernardinho, bicampeão olímpico com a seleção de vôlei e que hoje também corre como ciclista amador, participará da prova, além de ministrar uma palestra motivacional no sábado (04). No ano passado, ele completou a prova 160km e neste ano, vai correr a mesma distância.

Também com presença confirmada, o GFNW recebe Daniela Genovesi, maior atleta de ciclismo amador de longa distância e Ana Polegatch, onze vezes campeã nacional de ciclismo. Além disso, clubes de ciclismo de todo o Brasil estão inscritos, mas também participarão atletas da Alemanha, Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia, Espanha, EUA, Israel Itália, Polônia, Portugal e Uruguai.