O dia em que o Corinthians venceu a seleção dos EUA de basquete
Terminado o 5º campeonato mundial disputado em Montevidéu (Uruguai), a seleção dos Estados Unidos da América foi convidada a realizar uma partida amistosa contra o S.C.Corinthians Paulista, em São Paulo, mais especificamente no famoso ginásio do Ibirapuera.
A seleção norte americana veio precedida de um 4º lugar alcançado no mundial, ficando atrás da União Soviética, Iugoslávia e Brasil. Como sempre era uma equipe muito poderosa, vencendo a União Soviética durante a fase regular (59 x 58). Alguns tropeços a levaram ao 4º lugar.
Embora o ginásio do Corinthians já estivesse em pleno funcionamento, esse jogo foi realizado no ginásio do Ibirapuera. O público que lá compareceu foi enorme, não lotando o ginásio, mas trouxe uma grande massa de torcedores, alheios ou não ao Corinthians.
Naqueles tempos qualquer equipe norte-americana que se apresentasse no Brasil era motivo de enorme importância. Tratando-se da sua seleção principal despertava ainda muito mais interesse. O jogo foi de altíssimo nível, com a vitória corinthiana alcançada nos segundos finais (81 x 79).
Nesse jogo fiz 29 pontos, chamando muito a atenção do público e da imprensa, até pelo fato de eu não ter disputado o mundial. A minha atuação despertou a curiosidade do técnico norte americano que, ao final do jogo me perguntou: "Por que você não foi ao mundial?".
Me lembro de ter ficado sem responder como eu gostaria, afinal era um assunto de momento e eu não queria criar qualquer tipo de embaraço. Simplesmente fiz um gesto com os ombros e a conversa parou por ali. Acho que ele entendeu a minha resposta e não perguntou mais nada.
Mas a imprensa brasileira presente enquanto me elogiava, também perguntava o motivo de eu não ter disputado o mundial. Sempre disse que foi por motivos particulares, não queria que aquele jogo servisse de resposta ao técnico Kanela, ali não tinha mais nada à provar.
Estava pra completar 30 anos e acredito ser o meu auge como jogador de basquete. A minha experiência e a minha capacidade física me levavam a descobrir os grandes mistérios do jogo, dando-me a fundamentação necessária para enfrentar os grandes adversários.
Guardo esse jogo na memória, assim como o jogo contra o Real Madrid em 1965. Foram atuações que ficaram marcadas na minha história esportiva, ainda mais tratando-se de um confronto onde um clube brasileiro venceu a seleção dos Estados Unidos, considerado o melhor basquetebol do mundo.
Fonte: Wlamir Marques
O dia em que o Corinthians venceu a seleção dos EUA de basquete
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.