1966- CAMPEONATO MUNDIAL EXTRA
1966- CAMPEONATO MUNDIAL EXTRA
LOCAL: CHILE: (SANTIAGO e ANTOFAGASTA)
DATA: 2º SEMESTRE DE 1966
PARTICIPANTES: Yuguslavia, Brasil, USA, União Soviética, Bulgária, Espanha, Chile, Paraguay, Peru, Panamá, Porto Rico, México, Argentina.
No ano de 1966 seria realizado o 5º campeonato mundial de seleções no Uruguai. Por motivos estruturais o campeonato foi adiado para o ano de 1967. Nesse ínterim, a Federação Chilena de Basquetebol decidiu patrocinar um campeonato mundial extra e convidou o Brasil.
O convite foi feito à CBB uma semana antes do inicio da competição, não havendo tempo hábil para os treinamentos de uma seleção. A CBB entrou em contato com a FPB solicitando que o convite fosse estendido ao S.C. Corinthians Paulista, base da seleção brasileira, e o Corinthians aceitou.
Wlamir, Amaury, Rosa Branca e Ubiratan eram titulares da seleção brasileira bi campeã do mundo. O 5º jogador era o Renê que por motivos particulares não participou. À convite do Corinthians, outros jogadores vieram reforçar a sua equipe, entre eles o Emil Rached (2.23 mts).
Confesso que não estávamos em ritmo forte de treinamentos. Viajamos sem estarmos na nossa melhor forma física e técnica para a disputa de um campeonato mundial, mas foi a melhor solução. Nós eramos muito entrosados e a falta de treinamentos não foi tão prejudicial.
Voamos para Santiago e ali pernoitamos. No dia seguinte pegamos um voo com destino à cidade de Antofagasta situada no deserto de Atacama. Ali disputamos a fase de classificação. À bem da verdade o deserto é inóspito, ar muito seco, impróprio para a pratica desportiva.
Ficamos em um péssimo hotel. A comida era horrível e, com o ar seco inúmeras vezes sangrei pelo nariz. Se já não estávamos na melhor forma física, com aquela alimentação e com aquela atmosfera ficava quase impossível jogarmos normalmente, mas conseguimos a classificação.
Não foi fácil, às duras penas conseguimos a vaga para as finais à ser disputada em Santiago. Se não classificássemos iriamos disputar a fase de consolação em Punta Arenas, extremo sul do Chile na Patagônia. A torcida chilena gritava: "Brasil vá a Punta Arenas". Se decepcionaram.
Após a classificação partimos para Santiago. Ali nos hospedamos no Hotel Carrera, maravilhoso hotel já conhecido. Ficamos ali hospedados quando da conquista do mundial de 1959. Foi como entrar em um hospital, eu me sentia fisicamente frágil. Aos poucos fui recuperando minhas forças.
Duas cidades também foram sédes de grupos, classificando os dois primeiros colocados em cada grupo. Seis países se classificaram para a final, além do Chile país anfitrião. A final foi disputada em turno completo, sendo declarado campeão o país com maior numero de vitórias.
Fonte: Wlamir Marques, do ESPN.com.br
1966- CAMPEONATO MUNDIAL EXTRA
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.