4ºs JOGOS PANAMERICANOS - 1963
LOCAL DA DISPUTA: São Paulo/Brasil
PERÍODO: 20/04/63 até 05/05/63
PARTICIPANTES: 1655 atletas
PAÍSES PARTICIPANTES: 22
DELEGAÇÃO BRASILEIRA: 385 atletas
Terminado o Campeonato Sulamericano disputado em Lima/Peru onde o Brasil conquistou o 4º titulo consecutivo, voltamos para o país e o técnico Kanela fez uma nova convocação para a disputa do 4º Jogos Panamericanos, a serem realizados em São Paulo. Em seguida iniciamos os treinamentos.
Convêm salientar que São Paulo ganhou o direito de sediar o evento em disputa com a cidade de Winnipeg/Canadá, vencendo por (18x5). É importante afirmar que poucas obras foram necessárias, pois a cidade já possuia uma ótima infraestrutura, restando apenas alguns ajustes.
Complexos esportivos de clubes, do municipio e do estado, garantiam o sucesso da competição sem grandes dispêndios financeiros. Todas as modalidades esportivas tiveram os seus espaços reservados e muito bem conservados. O Ginásio do Ibirapuera serviu para o basquetebol.
A única obra construída foram as dependências da Vila Panamericana situada na USP (Universidade de São Paulo) para o alojamentos das delegações visitantes. Recém construída e ainda sem calçamento era um enorme transtorno em dias de chuva, muita lama e de difícil acesso.
A população da cidade de São Paulo acolheu muito bem a realização desse evento internacional, comparecendo sempre com um grande número de torcedores em todos os eventos. O basquetebol masculino e o feminino, além do futebol, foram os eventos mais procurados e assistidos.
Cabe também ressaltar a alimentação oferecida aos atletas, sempre feita com muito esmero, não faltando nada para os novos e estranhos paladares. Terceirizada por grandes restaurantes da capital, foi o ponto alto da vila, sempre muito farta e bastante elogiada por todos os participantes.
O Estádio do Pacaembu prestou-se para o desfile de abertura dos jogos. Totalmente lotado, com uma estimativa de 40 mil pessoas. Foi uma linda festa, com as delegações desfilando em cadência marcial ao som da banda da força pública de São Paulo. Com certeza foi um lindo espetáculo.
A concentração das delegações para o desfile de abertura deu-se na Praça Charles Miller, defronte ao estádio, com a delegação brasileira sendo a última a entar no recinto debaixo de uma enorme ovação popular. Honras de praxe aconteceram, com a chegada da tocha e discursos de abertura.
Fonte: Wlamir Marques
4ºs JOGOS PANAMERICANOS - 1963
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.