O renascimento de um treinador que faz o elenco do 18º orçamento da Série A jogar com a bola. E bem

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

De finalista da Libertadores a técnico que ficou três anos sem comandar um time profissional. Adilson Batista sumiu do mercado depois que se desligou do Joinville, então na primeira divisão em 2015. Reapareceu em julho à frente do América, depois que Enderson Moreira trocou o clube mineiro pelo Bahia.

O Coelho reagiu não apenas na classificação como no desempenho em campo. Era 17º da Série A, abrindo a zona de rebaixamento, com 14 pontos em 14 jogos, quatro vitórias e oito derrotas. Hoje ocupa a 13ª posição. Em 12 partidas fez 17 pontos, venceu mais quatro vezes, mas só perdeu três pelejas.

Enfrentou o São Paulo (líder), Palmeiras (2 º colocado), Internacional (3º) e (Flamengo (4º) e não perdeu para nenhum. Melhor: derrotou o time gaúcho logo na estreia do treinador, com nova vitória em seguida, sobre o Santos. O time que acertava 303 passes por jogo elevou a média a 381, segundo o Footstats.

Sábado buscou o 1 a 1 no Morumbi em jogada que levou 65 segundos, com 49 toques na pelota dados por 10 jogadores. Até o goleiro João Ricardo participou — veja o vídeo abaixo. Como fazer isso com o 18º elenco, em investimento, entre os 20 times da primeira divisão, segundo o site Transfermarkt? Essa é uma das perguntas que o blog fez a Adilson Batista.

Fale sobre o gol de sábado, como preparar a equipe para aquilo?
Eu tive a sorte de fazer um jogo por semana, isso para futebol brasileiro é importante e foi para mim, pois cheguei no meio do caminho, com o time na zona de rebaixamento, precisava conhecer os atletas, resgatar autoestima, confiança, não sofrer tantos gols como vinha sofrendo. Era preciso arrumar setor defensivo, processo de construção, trabalhar o último terço para aumentar o poder de finalização. Assim as coisas foram melhorando. Se você olhar o meu jeito, como a gente gosta, sempre gostei de ter a posse, claro que com intensidade, velocidade, dinâmica, saídas rápidas, mas é um processo que por jogar uma vez por semana me ajuda a desenvolver coisas que eu gosto. Mas tenho que entender também que às vezes as características do meu elenco não oferecem a condição. Já foram 12 formações diferentes.

Mas você treinou isso?
O São Paulo é um time de transição e que usa bem o corredor, dos 24 gols fez 14 por dentro, tinha a penetração do Hudson, a bola chega no Nenê e no Diego Souza, e eles podem desequilibrar. Então tentei preencher o meio e valorizar a posse de bola. Claro que trabalho, dou ênfase e sempre dei a tudo isso, à posse de bola, inversões, penetrações, recomposição. Eu levo muito jogo a jogo, gosto de dar treino e procuro trabalhar em cima do próximo jogo e das características do próximo adversário.

O América não perde para os times de cima, por que?
O time teve bons momentos nesses jogos. Cada partida teve sua característica, mas sufoco mesmo tomei na Vila (Belmiro) no meu segundo jogo.

Nota-se que mesmo com o calendário longe do ideal, é possível treinar e agregar algo ao time...
Com uma semana livre dá para fazer coisas boas. Se o horário fosse mais adequado, seria melhor. Por que jogar às 16 horas? Um pouco mais tarde está mais fresco e o jogo fica mais intenso, tudo isso interfere. Tem a logística, às vezes temos que sair do Nordeste e ir até São Paulo para depois embarcar para Belo Horizonte. Perdemos uma noite na cidade onde jogamos e isso atrapalha o processo de recuperação. Os times de São Paulo e Rio não têm esse problema por que existem muitos voos.

Você deu entrevista recente criticando a estrutura do futebol brasileiro e disse que vê Premier League, não a Série B do Brasileiro. O que consegue extrair dos jogos da liga inglesa, entre outras?
Não é falta de respeito à Série B. O contexto foi o seguinte: reclamei do horário, da falta de tempo de recuperação, do calendário. Eu gosto de ver jogos intensos, vejo futebol argentino, os times do (Jurgen) Kloop. Por que não temos isso? Por desperdiçarmos 23 datas no Estadual, jogamos em horário inadequado, não há tempo de recuperação. Precisamos melhorar. Nem os árbitros têm tempo para se recuperar. É muita coisa que precisa ser melhorado. É evidente que vejo (a Premier League) porque a dinâmica é maior, o jogo é mais intenso, lá estão os melhores e há mais organização. Se olharmos Corinthians x Grêmio há dois anos, Atlético x Flamengo, fizeram bons jogos, mas a gente quer mais.

Adilson comanda treino do América: reação, fuga do rebaixamento e gol com longa troca de passes no Morumbi
Adilson comanda treino do América: reação, fuga do rebaixamento e gol com longa troca de passes no Morumbi Mourão Panda/divulgação

No que estamos mais atrasados em campo?
Pecamos na tomada de decisão. Fazemos escolhas erradas. O processo de formação para essa roda girar, digamos que seja de oito anos, o jogador vai dos 12 aos 20. Para você formar tem três eleições num clube, isso muda tudo, arrebenta tudo, ensinamento, metodologia. É um caminho no qual ficamos reféns de parte política, de um monte de coisas, é um atraso. 

Por que tantos times brasileiros jogam "sem a bola"?
Não é questão de emprego ou segurar o emprego, limitação. Acho que a compactação, a velocidade, a intensidade aumentou muito em nosso jogo. Às vezes é questão técnica mesmo. Discutimos porque não ganhamos a Copa do Mundo. Ganhamos com Pelé, Garricha, Gérson, Jairzinho, Romário, Ronaldinho, Romário. E nesse Copa tinha Neymar. Não ganhamos com Sócrates, Zico, Falcão, Júnior, Cerezo. Aí você vê o grau de dificuldade.

Houve queda?
Na parte técnica também caímos. Quantos jogos de bom nível um time júnior faz? O América faz um com o Cruzeiro, e outro com o Atlético, na Copinha se passar, um, na Taça BH um ou dois... A base não faz dez jogos por ano que o desafiem e o façam crescer. Como vamos preparar esse menino?

Quais suas referências entre os treinadores atuais?
(Pep) Guardiola, Klopp... O (Maurício) Pochetino faz um grande trabalho. O menino do River Plate, (Marcelo) Gallardo. Tem muita gente boa, mas temos que cuidar de uma série de coisas. Em quase três anos de Cruzeiro trabalhei com 92 jogadores, é muita mudança. Toda hora você tem que mudar, isso é bem complicado também. 

Em que sentido?
De Bruyne é 10, David Silva é 10, então temos que discutir o Ganso daqui a pouco. A dinâmica é o que a gente quer, a intensidade, tem a hora de dar velocidade e a de segurar. Por isso falo da tomada de decisão, e o que é isso? O jogador tem, que ser inteligente.

O futebol jogado no Brasil merece que nota de 0 a 10?
Ao do América dou 10 (risos). 

É mais fácil montar um time que atua fechado, o jogo reativo, do que uma equipe que prioriza a posse de bola, que propõe o jogo?
Não sei se é mais fácil, todo mundo acha que defender é mais fácil do que construir, alguns até acham que o processo de construção é muito intuitivo. Na experiência que eu tive em relação aos clubes que propuseram o jogo e os menores, que ficam mais atrás, prefiro o processo de construção, da meia lua para a frente, do que ficar 50 metros atrás e percorrer mais 50 metros para chegar na frente. Mas se pensarmos no nível que está, na falta de talento, de individualidade, fica 0 a 0. Aí quem faz a diferença? Prefiro do meio de campo para frente do que ter espaço para contra-atacar. Aí entra roda, faz inversão, muda de direção... Vai surgir o espaço em algum momento, é só ter paciência. Você pega o Ajax dos anos 1990, que acompanhei muito naquela época, vi muitos jogos deles e aí você via girar, ter paciência. Aquele time é um espelho para mim. Mas aqui você joga com o goleiro e a torcida vaia.

Você ficou um bom tempo fora do mercado, o que fez nesse período?
Eu cuidei dos meus negócios, fiz cursos na CBF, Universidade do Futebol, gestão, acompanhei treinamentos e jogos do Bayer Leverkusen, Schalke 04, fui até Argentina, Chile e Paraguai ver os jogos, conversei muito... Fiz media training, mas eu as vezes avacalho, baixa meu espírito de ser sincero e verdadeiro. Foram três anos sem trabalhar, desde o Joinville quando o time ainda estava na primeira divisão. 

O que o América ainda pode fazer em 2019?
Meu sonho são os 46 pontos (nota do blog: pontuação que matematicamente livra do rebaixamento), vamos atrás disso primeiro.

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Fonte: Mauro Cezar Pereira, jornalista da ESPN

Comentários

O renascimento de um treinador que faz o elenco do 18º orçamento da Série A jogar com a bola. E bem

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

O que é pior, a batida de pênalti ou a resposta de Diego quando perguntado sobre o que ele mesmo fez?

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

O que é pior, a batida de pênalti ou a resposta de Diego quando perguntado sobre o que ele mesmo fez?

Capitão do time desperdiçou cobrança de maneira absurda e na entrevista depois da partida sequer admitiu o erro

Fonte: Mauro Cezar Pereira, para o ESPN.com.br

Comentários

O que é pior, a batida de pênalti ou a resposta de Diego quando perguntado sobre o que ele mesmo fez?

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Bola volta a rolar no futebol dos clubes e treinadores estarão na berlinda

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Qual deles terá conseguido aproveitar a parada da Copa América para corrigir os defeitos de suas equipes?

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Bola volta a rolar no futebol dos clubes e treinadores estarão na berlinda

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Fora da Copa América, Marcelo, do Real Madrid, dá um bico na fake news

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira


Lateral-esquerdo negou qualquer negociação com a Juventus e rechaçou com veemência os boatos a respeito de uma possível 



mudança de clube


Lateral-esquerdo negou qualquer negociação com a Juventus e rechaçou com veemência os boatos a respeito de uma possível mudança de clube.

Comentários

Fora da Copa América, Marcelo, do Real Madrid, dá um bico na fake news

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Não há Messi que dê jeito nessa Argentina

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira


O sistema que é encabeçado por péssimos dirigentes afunda o time com um comando técnico fraco e compromete até o principal jogador.

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Não há Messi que dê jeito nessa Argentina

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Fluminense tem novo presidente, velhos sonhos e os problemas financeiros de sempre

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira


Mário Bittencourt assumiu o comando do clube das Laranjeiras, há expectativa de contratações entre os tricolores, mas como superar as imensas dificuldades econômicas?

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Fluminense tem novo presidente, velhos sonhos e os problemas financeiros de sempre

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

VIDEOBLOG - Mauro cita exemplo da segunda divisão inglesa para mostrar importância do goleiro na construção do jogo

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

VIDEOBLOG - Mauro cita exemplo da segunda divisão inglesa para mostrar importância do goleiro na construção do jogo

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Inversão de mando de campo é absurda, mas temos que criticar independentemente do time teoricamente beneficiado

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

O duelo entre CSA e Flamengo acontecerá no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Inversão de mando de campo é absurda, mas temos que criticar independentemente do time teoricamente beneficiado

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

A prévia da última e decisiva rodada da Premier League

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

 

Fonte: Mauro Cezar

Comentários

A prévia da última e decisiva rodada da Premier League

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Tabela do Brasileirão segue desequilibrada e times com recursos menores são os que mais ficam com a bola

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

O comentarista analisou a 'tabela confusa e sem muita lógica' e criticou até a CBF. Assista! 

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Tabela do Brasileirão segue desequilibrada e times com recursos menores são os que mais ficam com a bola

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Jornalismo não se faz com versões oficiais. Flamengo tem dirigentes que parecem não saber disso

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira



Comentários

Jornalismo não se faz com versões oficiais. Flamengo tem dirigentes que parecem não saber disso

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Vasco perdeu tempo, começa campeonato atropelado pelo Athletico e contrata goleiro controverso

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira


O Vasco foi goleado pelo Athletico Paranaense por 4 a 1 em sua estreia pelo Campeonato Brasileiro. 

Comentários

Vasco perdeu tempo, começa campeonato atropelado pelo Athletico e contrata goleiro controverso

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Palpitão: Mauro analisa situação dos times da Série A e o que podem fazer, antes de começar o Brasileiro

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Comentários

Palpitão: Mauro analisa situação dos times da Série A e o que podem fazer, antes de começar o Brasileiro

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Veja a prévia dos jogos da 36ª rodada da Premier League

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira


O Liverpool enfrenta o Huddersfield já nesta sexta-feira, enquanto o Manchester City visita o Burnley no domingo. 

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Veja a prévia dos jogos da 36ª rodada da Premier League

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Atlético-MG, sem rumo, decepciona; Grêmio mostra personalidade e força na Libertadores

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

O Galo perdeu por 1 a 0 para o Nacional e se despediu da competição sul-americana, enquanto o time gaúcho foi buscar uma vitória por 2 a 0 sobre o Libertad.  

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Atlético-MG, sem rumo, decepciona; Grêmio mostra personalidade e força na Libertadores

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Flamengo precisa ter estratégia para escalar time da final carioca sem esquecer a Libertadores

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Flamengo precisa ter estratégia para escalar time da final carioca sem esquecer a Libertadores

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Vasco afasta jogador, mas salários seguem com atrasos e assim vai à final contra o Flamengo

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Clube não consegue cumprir seus compromissos dentro dos prazos, e Thiago Galhardo, com contrato em vigor, está fora dos planos.

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Vasco afasta jogador, mas salários seguem com atrasos e assim vai à final contra o Flamengo

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Ex-jogadores de times brasileiros quebram jejum de 12 jogos de rival do Cruzeiro na Libertadores

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Na chave do time celeste, Huracán não vencia desde janeiro, com oito derrotas e três empates nas 11 partidas seguintes, mas voltou a triunfar na rodada final da Superliga Argentina.


         
     

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Ex-jogadores de times brasileiros quebram jejum de 12 jogos de rival do Cruzeiro na Libertadores

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Festa do Racing campeão argentino tem ingressos esgotados

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

 

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Festa do Racing campeão argentino tem ingressos esgotados

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Fred volta à boa forma e pode ser um diferencial no Cruzeiro em 2019

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Mano Menezes terá, apenas, que administrar o aproveitamento de seu goleador numa temporada pesada.

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Fred volta à boa forma e pode ser um diferencial no Cruzeiro em 2019

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Entrevista exclusiva - Surpresa na Copa do Mundo? Wagner, ex-Cruzeiro e Vasco, conta como joga o Catar e como chega a seleção para a Copa América

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Entrevista exclusiva - Surpresa na Copa do Mundo? Wagner, ex-Cruzeiro e Vasco, conta como joga o Catar e como chega a seleção para a Copa América

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

mais postsLoading