Por que não aqui? Uma análise do patrocínio dos clubes na América Latina e as oportunidades para brasileiros

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Ao longo das décadas, o futebol brasileiro tem reinado absoluto na América Latina em termos de campeonatos mundiais da seleção, jogadores que se tornaram ídolos globais, e em fama e tradição. Além disso, temos o maior número de torcedores (percentual e absoluto) e somos o principal mercado consumidor do esporte na região.

Temos estádios modernos, campeonatos organizados e grande número de jogos transmitidos na televisão aberta, por assinatura e em pacotes especiais, como o pay per view. Embora muitos campeonatos estaduais estejam precisando de um novo modelo de competição para voltar a atrair a atenção dos torcedores, o Brasileirão, a Copa do Brasil, a Libertadores, a Copa do Nordeste, e mesmo a Sul-Americana despertam grande interesse dos torcedores. Isso sem falar da seleção brasileira, que mesmo sem ganhar o hexa na Rússia, voltou a engajar os brasileiros desde a chegada de Tite.

O Campeonato Brasileiro é o preferido e os Estaduais têm menos prestígio com o torcedor
O Campeonato Brasileiro é o preferido e os Estaduais têm menos prestígio com o torcedor .


Q: De acordo com esta lista, quais campeonatos de futebol você mais se interessa ou acompanha? (Resposta múltipla entre mais de 30 torneios nacionais, internacionais e continentais de clubes e seleções, das diversas modalidades)

Portanto, somos mesmo o país do futebol e reinamos absolutos no continente, certo? Errado, se o critério de comparação for o patrocínio nas camisas dos clubes de futebol.
Um levantamento recente do IBOPE Repucom nos principais países da América Latina mostra que Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e México tem uma maior diversificação
de patrocinadores de camisa, assim como a presença mais relevante de marcas globais em comparação ao futebol brasileiro.
Vamos aos fatos:
1 – Nenhuma das principais marcas presentes nos uniformes dos maiores clubes da América Latina investe no futebol brasileiro atualmente.
2 – Observamos segmentos de peso que investem nos demais países da América Latina e não no Brasil, como Companhias Aéreas, Bebidas Alcoólicas, Eletrodomésticos, Farmacêutica e Postos de Combustíveis.
3 – ATUAM LÁ, MAS NÃO AQUI > Outras marcas com relevância global e de segmentos fortes que não atuam no Brasil (em patrocínio de uniforme):
• BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS (Coca-Cola, Pepsi, Gatorade)
• AUTOMOTIVO (Chevrolet, Toyota, Nissan, Kia, Suzuki, Bridgestone)
• COMPANHIAS AÉREAS (Qatar Airways)
• SUPLEMENTO ALIMENTAR (Herbalife)
4 – ATUAM AQUI, MAS NÃO LÁ > O mercado brasileiro também possui suas peculiaridades com patrocinadores de segmentos que não atuam nos demais países da América Latina como:
• TRANSPORTE POR APLICATIVOS (Uber)
• GAMES (Konami),
• BUSCADORES ON-LINE (Zoom)
• HOTELARIA (Laghetto).
5 – BRASIL É O PÁIS QUE MAIS POSSUI EMPRESAS DO SETOR FINANCEIRO COMO PATROCINADOR - O setor financeiro, tão forte no patrocínio nas camisas dos clubes brasileiros (9 empresas patrocinam 19 clubes diferentes), também se destaca, porém com intensidade muito menor, em outros dois países da América Latina. Na Argentina, com Banco Ciudad (Independiente e Racing) e BBVA (River Plate) e no Uruguai com BBVA (Nacional) e Redpagos (Peñarol).

Caixa Econômica Federal tem grande peso nos patrocínios de camisa dos clubes brasileiros
Caixa Econômica Federal tem grande peso nos patrocínios de camisa dos clubes brasileiros .

As perguntas que não querem se calar após a leitura dos dados são:

- Por que marcas tão importantes no país, como Coca Cola, McDonald's, Pepsi e Toyota, apenas para citar algumas, investem no futebol de outros países latino-americanos, mas não no Brasil?
- Por que algumas destas marcas investiram no futebol brasileiro no passado, como Coca Cola, Pepsi, Kia, Samsung e Huawei saíram e nunca mais voltaram?
- O que o futebol destes países oferece a esses patrocinadores que o nosso futebol não oferece?
Através de dezenas de conversas com patrocinadores entendi que as razões são muitas e diferentes, além de não serem comuns a todos eles. Entretanto, posso afirmar que os motivos mais comuns são: o legado de arrogância dos gestores do esporte vindo de décadas passadas; a falta de profissionalismo; a inflação no preço dos patrocínios que precedeu 2014; e a crise de credibilidade tanto esportiva quanto na gestão do esporte logo após 2014.
Certamente, as razões acima conspiraram - e muito - contra o esporte que representa a maior paixão nacional. E, inevitavelmente, afastaram muitos patrocinadores. Tenho, entretanto, uma visão positiva em relação ao futuro do futebol brasileiro. Primeiro, vejo um esforço real de profissionalização, eficiência e transparência no esporte como um todo. Se comparado a 2011, quando iniciamos as nossas operações no Brasil, posso afirmar sem qualquer hesitação que a gestão do futebol no país (como um todo) melhorou e muito. Clubes, federações, agências, e patrocinadores, todos hoje possuem operações muito mais eficientes do que há 5 anos.
Felizmente, um verdadeiro choque de gestão toma conta do esporte, porém a velocidade da busca pela eficiência não é a mesma para todos. Como uma corrida de maratona onde todos largam juntos, mas no meio da prova existem uns poucos líderes que estão à frente de todos, um pelotão intermediário formado pela maioria e alguns poucos retardatários que vão mais lentamente. Todos correndo na mesma direção.
Pessoalmente, vejo o fato de tantos patrocinadores importantes investirem no futebol latino americano (e não no futebol brasileiro), não como um testamento do estado do nosso futebol, mas sim como uma excelente oportunidade. Afinal, ninguém melhor do que o IBOPE Repucom, com anos de experiência analisando o marketing esportivo, para atestar que patrocinar o futebol no Brasil é um ótimo negócio. Para aproveitar essa oportunidade, clubes e federações devem ser proativos, oferecendo às marcas um projeto de patrocínio que seja atraente. Patrocínio não se pede, se conquista, e nada melhor do que ter um projeto de patrocínio que efetivamente chame a atenção do patrocinador.
Algumas dicas de como estes projetos devem ser organizados:
1) Patrocínio esportivo não é gasto, mas sim investimento. E como tal, deve oferecer um retorno aceitável ao patrocinador. Fotos coloridas com “a sua marca aqui” apenas ilustram a colocação da marca. Um projeto de patrocínio deve, necessariamente, ter projeções de retorno mensuráveis e de credibilidade, assim como o detalhamento dos benefícios tangíveis e intangíveis.
2) Patrocínio esportivo não é Billboard. Futebol é paixão e um dos benefícios mais impactantes do patrocínio em futebol é a apropriação desta paixão pelas marcas. Portanto, torna-se fundamental aproximar as marcas dos torcedores do time. No fundo, o que as marcas querem é tornar os torcedores do time em torcedores da marca.
3) Patrocínio esportivo sem ações de ativação fracassam 9 em cada 10 vezes. E não é obrigação exclusiva do patrocinador ativar o patrocínio. O patrocinado tem tanto, senão mais, interesse no sucesso do patrocínio e deve exigir, contratualmente, para que o mesmo seja ativado tanto nas mídias sociais quanto em forma de hospitalidade e experiência. Neste sentido, apresento abaixo as ativações de maior impacto em futebol dos últimos 3 anos.

Há espaços que podem proporcionar novas e boas oportunidades de patrocínio
Há espaços que podem proporcionar novas e boas oportunidades de patrocínio .

4) Patrocinador é um parceiro e, como toda parceria de sucesso, o clube deve ser se esforçar para que a parceria seja boa para ambos os lados. Coloque-se no lado do patrocinador e se pergunte, o tempo todo, se você estaria satisfeito se fosse o patrocinador. Essa inquietude permanente só gera atitudes positivas.
5) Na maioria dos patrocínios esportivos que fracassaram não houve alinhamento prévio das expectativas entre o patrocinador e patrocinado. Por exemplo, “aumentar as vendas” não pode ser um objetivo formal porque depende de uma infinidade de fatores alheios ao patrocínio. Ou “melhorar a imagem da marca” pode ser um objetivo impossível de ser mensurado se não forem feitas pesquisas previamente e posteriormente ao patrocínio para mensurar o impacto. E mesmo assim pode ser que a imagem da marca seja afetada por fatores alheios ao patrocínio. Portanto, torna-se fundamental a definição formal e prévia do que o patrocinador espera do patrocínio e que essa expectativa reúna 5 condições fundamentais:
a. Seja específica ao patrocínio.
b. Seja mensurável.
c. Seja atingível.
d. Seja relevante ao patrocínio.
e. Ocorra dentro do prazo do patrocínio.
Finalmente, a decisão de dizer “não” ao patrocínio sempre é muito mais fácil do que a de dizer “sim”. Principalmente nos dias de hoje em que a economia não ajuda e o escrutínio em torno do patrocínio esportivo nunca esteve tão grande. Portanto, é obrigação de quem busca o patrocinador apresentar um projeto profissional, com clara definição de papéis e responsabilidades, com projeção científica do retorno e detalhamento das ativações para que a decisão de fazer o investimento seja lógica e fácil.
A constatação de que diversas empresas globais com forte atuação no Brasil patrocinam futebol na América Latina, mas não no Brasil, traz uma inevitável preocupação. As causas disso são conhecidas. Todos sabemos que nosso futebol atravessou um período muito difícil pós 2014, dentro e fora do campo. Mas nosso futebol sobreviveu, em grande parte pela força da paixão dos torcedores. A crise criou a necessidade de uma melhor gestão e andamos para frente nos últimos anos. Mas muito ainda precisa ser feito para que nosso futebol alcance um patamar de prestigio, competitividade, organização e eficiência que atraia de volta todas as marcas que um dia orgulhosamente apresentaram seus logos nas camisas dos nossos times.

* diretor executivo do IBOPE Repucom

[]

José Colagrossi COO da Kantar Sports e Diretor Executivo do IBOPE Repucom Jose.Colagrossi@kantaribopemedia.com Twitter: @JColagrossiNeto

No Portal IBOPE Repucom: http://www.iboperepucom.com/br/artigos/porque_nao_aqui_analise_america_latina
Fonte: IBOPE REPUCOM – Latam Landscape 2018
Principais patrocinadores de uniforme dos 20 clubes da Série A do campeonato brasileiro e dos principais clubes de Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e México.
Fonte: IBOPE Repucom – DNA Torcedor – 2017
Pesquisa com abrangência nacional, com objetivo de mapear o tamanho, perfil, hábitos e preferências das torcidas do futebol brasileiro.
Universo: população brasileira com 16 anos ou mais, totalizando 159,7 milhões de indivíduos;
Amostra: 6.006 entrevistas, realizadas em três ondas nos meses de junho, julho e agosto de 2017;
Q: De acordo com esta lista, quais campeonatos de futebol você mais se interessa ou acompanha?
(Resposta múltipla entre mais de 30 torneios nacionais, internacionais e continentais de clubes e seleções, das diversas modalidades)

Fonte: por José Colagrossi*

Comentários

Por que não aqui? Uma análise do patrocínio dos clubes na América Latina e as oportunidades para brasileiros

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Flamengo precisa ter estratégia para escalar time da final carioca sem esquecer a Libertadores

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Flamengo precisa ter estratégia para escalar time da final carioca sem esquecer a Libertadores

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Vasco afasta jogador, mas salários seguem com atrasos e assim vai à final contra o Flamengo

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Clube não consegue cumprir seus compromissos dentro dos prazos, e Thiago Galhardo, com contrato em vigor, está fora dos planos.

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Vasco afasta jogador, mas salários seguem com atrasos e assim vai à final contra o Flamengo

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Ex-jogadores de times brasileiros quebram jejum de 12 jogos de rival do Cruzeiro na Libertadores

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Na chave do time celeste, Huracán não vencia desde janeiro, com oito derrotas e três empates nas 11 partidas seguintes, mas voltou a triunfar na rodada final da Superliga Argentina.


         
     

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Ex-jogadores de times brasileiros quebram jejum de 12 jogos de rival do Cruzeiro na Libertadores

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Festa do Racing campeão argentino tem ingressos esgotados

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

 

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Festa do Racing campeão argentino tem ingressos esgotados

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Fred volta à boa forma e pode ser um diferencial no Cruzeiro em 2019

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Mano Menezes terá, apenas, que administrar o aproveitamento de seu goleador numa temporada pesada.

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Fred volta à boa forma e pode ser um diferencial no Cruzeiro em 2019

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Entrevista exclusiva - Surpresa na Copa do Mundo? Wagner, ex-Cruzeiro e Vasco, conta como joga o Catar e como chega a seleção para a Copa América

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Entrevista exclusiva - Surpresa na Copa do Mundo? Wagner, ex-Cruzeiro e Vasco, conta como joga o Catar e como chega a seleção para a Copa América

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Mauro Cezar: Tite sob pressão como jamais esteve na seleção brasileira, precisa de desempenho e resultado

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Técnico comandará o time do Brasil contra a República Tcheca nesta terça-feira, no amistoso em Praga

Técnico comandará o time do Brasil contra a República Tcheca nesta terça-feira, no amistoso em Praga




Fonte: Mauro Cezar Pereira, blogueiro do ESPN.com.br

Comentários

Mauro Cezar: Tite sob pressão como jamais esteve na seleção brasileira, precisa de desempenho e resultado

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Mauro Cezar: troca de mãos do Maracanã pode não significar nenhuma mudança para Flamengo e Fluminense

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fla e Flu deveriam comemorar troca de mãos no Maracanã? ‘Pode significar nenhuma mudança, ou muito pouco’, analisa Mauro

Fonte: Mauro Cezar Pereira, blogueiro do ESPN.com.br

Comentários

Mauro Cezar: troca de mãos do Maracanã pode não significar nenhuma mudança para Flamengo e Fluminense

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Mauro analisa cenário político do São Paulo com Leco isolado na presidência

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira





Fonte: Mauro Cezar Pereira, blogueiro do ESPN.com.br

Comentários

Mauro analisa cenário político do São Paulo com Leco isolado na presidência

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Grêmio é o brasileiro com mais chances de vencer fora de casa na 4ª feira de Libertadores

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: ESPN.com.br

Comentários

Grêmio é o brasileiro com mais chances de vencer fora de casa na 4ª feira de Libertadores

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Conselho Administrativo faz recomendações ao presidente do São Paulo e, indiretamente, pressiona Raí

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira


Em reunião, conselheiros pediram cortes de custos devido aos milhões de reais que o clube deixará de faturar com a eliminação da Copa Libertadores


Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Conselho Administrativo faz recomendações ao presidente do São Paulo e, indiretamente, pressiona Raí

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Os riscos que o Atlético-MG correrá no Uruguai

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Os riscos que o Atlético-MG correrá no Uruguai

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

O choque de realidade do Manchester United na derrota para o PSG

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: ESPN.com.br

Comentários

O choque de realidade do Manchester United na derrota para o PSG

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Tragédia no Ninho do Urubu: Área de incêndio seria usada como estacionamento apenas no futuro e os meninos seriam tirados de lá em 72 horas

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira participou do Futebol na veia nesta sexta-feira e comentou sobre a tragédia no CT do Flamengo, que deixou 10 mortos após um incêndio

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Tragédia no Ninho do Urubu: Área de incêndio seria usada como estacionamento apenas no futuro e os meninos seriam tirados de lá em 72 horas

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Premier League vira 'grande caldeirão' na reta final; veja a análise das opções de City e Liverpool

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira









Fonte: ESPN.com.br

Comentários

Premier League vira 'grande caldeirão' na reta final; veja a análise das opções de City e Liverpool

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Jogador faz duas funções no mesmo jogo da Premier League; Mauro explica e questiona: ‘Por que não acontece no Brasil?’

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira









Fonte: ESPN.com.br

Comentários

Jogador faz duas funções no mesmo jogo da Premier League; Mauro explica e questiona: ‘Por que não acontece no Brasil?’

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Poucos acreditam em Ganso no Fluminense, mas pode dar certo

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira









Fonte: ESPN.com.br

Comentários

Poucos acreditam em Ganso no Fluminense, mas pode dar certo

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Mudança no blog

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Caros, desde julho de 2008 escrevo meu blog no ESPN.com.br. A partir de fevereiro ele vai mudar, você não lerá mais meus textos por aqui, mas teremos novidades, o futebol continuará em pauta exatamente nesse espaço.

Feliz 2019 a todos.

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Fonte: Mauro Cezar Pereira, jornalista da ESPN

Comentários

Mudança no blog

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Candidato que ganhou, mas não levou, ainda crê em nova eleição no Vasco

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira


Escolhido pelos associados, Júlio Brant tinha tudo para se tornar presidente do Vasco da Gama. Mas no segundo turno da eleição, quando apenas os conselheiros puderam votar, Alexandre Campello foi o escolhido em meio a uma manobra política que envolveu o ex-presidente Eurico Miranda e aliados. A justiça já determinou a realização de novo pleito, mas uma liminar barrou a ida às urnas. O blog entrou em contato com Brant, que diz acreditar, ainda, em nova votação no começo de 2019.

Ouvi queixas de opositores a quem está no poder de que você raramente aparece em São Januário, que na recente votação do orçamento para 2019 estava na Europa e nem votou. O que diria a respeito?

Julio Brant: A minha ida a São Januário requer uma logística muito grande e alguns cuidados de segurança: hostilidade por parte de alguns pequenos grupos e grande apoio da maioria dos torcedores. Fui aos jogos importantes da Libertadores e do Campeonato Brasileiro e tive o apoio manifestado pela torcida ao gritar em peso meu nome, num claro sinal de que não quer a manutenção do que está hoje no clube. Sobre estar na Europa, minha vida profissional exige e isso acontece desde 2014, quando entrei pela primeira vez no Conselho do clube. Os acordos profissionais para reduzir carga de trabalho ficam para quando assumir o Vasco. 

Júlio Brant: 'Ida a São Januário requer logística muito grande e alguns cuidados de segurança'
Júlio Brant: 'Ida a São Januário requer logística muito grande e alguns cuidados de segurança' Reprodução

Como anda sua relação com a complexa política do clube?

A nossa base de conselheiros está indo a todas as reuniões e se mantém firme no propósito de mudar o Vasco. Esses que falam isso tentam desconstruir a imagem que representamos: a ameaça de mudar o status quo, as mesmas práticas de sempre, que levaram o clube a situação de hoje. 

Sobre a eleição, continuamos otimistas, respeitando a Justiça, sempre. Ela possui o seu ritmo. Nosso trabalho técnico e nas conversas tem sido incansável e sólido. O TJRJ tem dado sinais claros de entendimento e da necessidade de mudanças de algumas práticas na sociedade.

Ainda crê na realização da eleição em 2019?

Sim, estamos confiantes. A decisão deve sair em breve.

Quando acredita?

Em janeiro.  Se decidir favoravelmente teria que ser logo no início do ano.

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Fonte: Mauro Cezar Pereira, jornalista da ESPN

Comentários

Candidato que ganhou, mas não levou, ainda crê em nova eleição no Vasco

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Defesa coloca Liverpool na liderança e empurra Manchester City para o 3º lugar na Premier League

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

A classificação do Campeonato Inglês de 2018/2019 após o primeiro turno, encerrado nesta quinta-feira
A classificação do Campeonato Inglês de 2018/2019 após o primeiro turno, encerrado nesta quinta-feira Reprodução

Nas últimas 11 rodadas da Premier League, de 33 pontos, o Liverpool acumulou 31. Nesse período, o Manchester City fez 24, sete a menos. Os times que na oitava rodada, quando houve empate no duelo entre os dois, estavam lado a lado, agora têm sete a separá-los. É o tamanho da vantagem dos Reds, reflexo das três derrotas sofridas pelos atuais campeões nas suas quatro últimas aparições.

Auba, Salah, Kane... A IN-SA-NA briga pela artilharia da Premier League. E aí, quem vai levar a melhor? Vote!

Como o Tottenham fez 27 em 33 disputados, saltou para o segundo lugar, empurrando os Citizens para o terceiro posto. A diferença entre as equipes está no desempenho das retaguardas. Se o City duelava com o Liverpool pelo melhor desempenho defensivo, hoje o cenário já é bem outro.


O líder tem incríveis sete gols em suas redes após um turno inteiro, 19 pelejas, enquanto os campeões de 2017/2018 somam 15. Na atual série de oito vitórias consecutivas, o time de vermelho levou apenas dois tentos! E é aí que mora a diferença na tabela de classificação.

Foram 156 finalizações contra a meta do Liverpool no 1º turno, 52 certas e apenas sete gols em 19 partidas: defesa
Foram 156 finalizações contra a meta do Liverpool no 1º turno, 52 certas e apenas sete gols em 19 partidas: defesa TruMedia/ESPN

Nesse trecho do campeonato inglês que marca a arrancada para a liderança, o Liverpool teve 31 finalizações contra sua meta e o Manchester City 32. Mas se o time de Pep Guardiola levou uma dúzia de gols, o de Jürgen Klopp foi buscar a pelota nas redes apenas quatro vezes nesses 11 cotejos.

Ou seja, os dois seguem como os que menos permitem arremates adversários contra eles, mas o Liverpool os detém quase todas as vezes, o City não mais. Já o ataque dos Citizens segue firme, é o melhor do certame — 51 gols contra 43 do Liverpool. Ambos têm 36 de saldo.

É lá atrás que o campeonato está sendo decidido. 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Fonte: Mauro Cezar Pereira, jornalista da ESPN

Comentários

Defesa coloca Liverpool na liderança e empurra Manchester City para o 3º lugar na Premier League

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

mais postsLoading