Quem são os Ultras, torcedores que mandam no futebol da Itália? Conheça o assassino de um policial

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira, blogueiro do ESPN.com.br

"Libertà per gli Ultras", ou Liberdade para os Ultras, é um movimento que se espalha pela Europa e até fora dela. Existe a partir da reivindicação dos Ultras, espécie de versão italiana das torcidas organizadas brasileiras. Em linhas gerais eles alegam que a repressão policial os impede de apoiar seus times e utilizar artefatos pirotécnicos nos jogos de futebol. Mas não é só.

Reprodução
Gennaro de Tommaso, o Carniça: camiseta pedindo liberdade ao torcedor que matou um policial
Gennaro de Tommaso, conhecido como "Carniça": camiseta pedindo liberdade ao torcedor que matou um policial
Reprodução
Libertà per gli Ultras, ou Liberdade para os Ultras: na camiseta do líder napolitano
"Libertà per gli Ultras", ou Liberdade para os Ultras: na camiseta do líder napolitano que "negociou" com Hamsik

 

Reprodução
Carniça, chefe dos Ultras napolitanos, em Londres quando do jogo entre Arsenal e Napoli pela Champions League
Carniça, chefe dos Ultras napolitanos, em Londres quando do jogo entre Arsenal e Napoli pela Champions League

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os Ultras surgiram nos anos 1970 e passaram a ter enfrentamentos com a justiça e a polícia obviamente por conta de vários episódios de violência por eles protagonizados. Em alguns casos com vínculos políticos e viés de extrema direita, a ponto de suásticas aparecerem em estádios do "Calcio" — clique aqui e leia mais. Se apenas apoiassem seus times provavelmente os Ultras não teriam problemas, mas eles vão muito além disso, como ocorre em todo o mundo.

EFE/EPA/MASSIMO PERCOSSI
Quatro torcedores estão feridos por conta da briga, informa o jornal italiano Gazzetta dello Sport
Quatro torcedores estão feridos por conta da briga: romanistas, napolitanos e o ódio que vai além do futebol

Há pouco mais de duas décadas se intensificou na Itália o esforço para repressão aos Ultras. Mas as ações das forças do governo movimento não inibem o movimento, entranhado em setores da sociedade, especialmente em meio a jovens que seguem seus times e fazem parte de tais grupos. Eles mesclam comportamento, estilo de vida e até moda em suas rotinas.

Reprodução/ESPN
Torcida do Napoli lança bombas em campo
Torcida do Napoli lança bombas em campo: demonstração de força dos Ultra napolitanos quase impede disputa da final 

Há uma subcultura desenvolvida, como a dos hooligans ingleses, por exemplo. O grupo denominado Irriducibili, da Lazio, transformou os produtos com sua marca em grife de sucesso, com roupas diversas da marca. Líderes Ultras têm nas mãos um negócio que movimenta dinheiro e poder, especialmente junto a dirigentes e jogadores. Eles são temidos. Respeitados. Como os Barra Brava argentinos.

Dirigentes 'negociam' com líderes de organizadas e final começa com 45 minutos de atraso

Com as ações do governo mais frequentes, confrontos entre a polícia e os torcedores se acentuaram. Ao contrário do que se imagina, Ultras de diferentes clubes, inclusive rivais, são capazes de se unirem em torno da causa. O "Libertà per gli Ultras" coloca lado a lado tifosis de Internazionale e Milan, por exemplo. Pelos interesses comuns, as brigam cessam.

Gabriele Sandri era um fã da Lazio morto em 11 de novembro de 2007 após levar um tiro da polícia. Ele já foi tema de várias manifestações dos seguidores de diversos clubes do "calcio". O laziale tinha 26 anos e foi aingido quando viajava desde Milão para ver o jogo entre Inter e Lazio. Mais tarde o policial Luigi Spaccarotella foi condenado a seis anos de prisão.

Uma das razões da revolta dos Ultras após a morte de Sandri foi a diferença de tratamento em comparação com um fato de sete meses antes. Na ocasião, um policial, Filippo Raciti, morreu no dia de um derby da Sicilia, Catania x Palermo, em 2007. Seu assassino chama-se Antonio Speziale, por isso a camiseta de Gennaro de Tommaso, o "Carniça", líder da torcida do Napoli, tinha na parte frontal a inscrição "Speziale libero" (ou "Speziale livre").

Speziale, torcedor do Catania, foi condenado inicialmente a 14 anos de prisão, pena reduzida para oito anos posteriormente. Durante a chegada dos Ultras do Palermo, ele deixou seu lugar na arquibancada para o confronto com os rivais, quando a polícia tentou detê-los. O confronto que matou o policial ocorreu em frente à entrada da Curva Nord do Estádio Angelo Massimino. Devido à morte de Raciti, a Federação Italiana interrompeu o campeonato. Mas quando o torcedor foi morto apenas o jogo entre Inter e Lazio foi adiado.

Clique aqui e conheça o líder da torcida do Napoli, que "autorizou" a realização da final

Reuters
Hamsik anda pelo campo do estádio Olímpico: ele foi conversar com líder de organizada
Hamsik anda pelo campo do estádio Olímpico: ele foi conversar com líder de organizada: cena comum na Itália 

Líderados por Claudio Galimberti, o "Bocia", os Ultras da Atalanta não se conformaram com a decisão. O duelo contra o Milan seria realizado por decisão dos dirigentes. E eles impediram a continuação da partida (vídeo abaixo). Para os tifosi do time de Bergamo, a vida de um Ultra não poderia valer menos que a de um policial e em nada importava qual era seu time.

O mais incrível é que com aquela atitude a rivalidade com os Ultras da Lazio era colocada totalmente de lado. Em todas as divisões do futebol italiano os grupos de torcedores tentaram impedir a realização das partidas. Mas se os Ultras são capazes de se unirem por uma causa, os confrontos com rivais jamais sairão do cardápio. Conflitos entre grupos do Napoli e da Roma na capital italiana foram o estopim para tudo o que se passou neste sábado.

Torcida arremessa sinalizadores em campo, e Hamsik conversa com líder de organizada: clima tenso e já conhecido

Os napolitanos se deslocaram aos milhares até a "Cidade Eterna", palco da decisão da Copa Itália frente à Fiorentina. O ódio e preconceito entre sul e norte do país vai além do futebol e é manifestado nesses encontros. No futebol esses sentimentos e reação abjetas apenas são apresentados de forma mais escancarada. Para muitos é a oportunidade ideal para tais demonstrações. 

Getty
Torcedores do Napoli arremessaram sinalizadores na pista de atletismo do estádio
Torcedores do Napoli arremessaram sinalizadores na pista de atletismo do estádio: confusão e medo no Olímpico

Cena comum no futebol italiano (você pode ver essa situação outras vezes nos vídeos deste post), o líder dos Ultras do Nápoli que foi à beira do campo "negociar" algo como uma trégua. E a ele foi o meia eslovaco Hamšík. Em sua camiseta a frase: "Libertà per gli Ultras". Napolitanos se feriram em brigas com romanistas. E nessas horas a polícia é responsabilizada pelos grupos que não os teria protegido.

Antes da final confrontos de maiores proporções não haviam sido registrados entre Ultras de Napoli e Fiorentina, mas seguidores da Lazio teriam se infiltrado entre os torcedores vindos de Florença, motivados, claro, pela rivalidade com os napolitanos. Indiretamente, mesmo que não atuem em conjunto, seguidores de Lazio e Roma, inimigos mortais, estavam contra os que saíram do Sul.

Reprodução
Antonio Speziale: preso por matar o policial Filippo Raciti
Antonio Speziale: preso por matar o policial Filippo Raciti

Os episódios do sábado que marcaram a final da Copa Itália representaram, mais uma vez, a falência absoluta das autoridades italianas, incapazes de conter os Ultras. Há quem sequer queira contê-los. Não por acaso há relações, promíscuas até, entre tais grupos e dirigentes, políticos e jogadores são comuns. 

Assim são os Ultras, apaixonados por seus clubes, comandados por líderes que nem sempre limitam seus interesses ao ato de torcer. Capazes de estabelecer uma união pela causa comum, mas sem deixar de lado a agressividade e o ódio em relação aos rivais. A violência está em seu DNA.

Uma missão do blogueiro é acompanhar a seleção inglesa até o final da Copa 2014. Acesse conteúdo sobre o time conhecido como "Three Lions" aqui no blog ou no Canal Inglaterra do site clicando aqui

Fonte: Mauro Cezar Pereira, blogueiro do ESPN.com.br

Comentários

Quem são os Ultras, torcedores que mandam no futebol da Itália? Conheça o assassino de um policial

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

CEO do River Plate faz análise sobre o Athletico-PR, rival na Libertadores, e destaca experiência de Paulo Autuori

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Palo Autuori pelo Athletico-PR
Palo Autuori pelo Athletico-PR Gazeta Press

O River Plate visita o Athletico-PR nesta terça-feira, às 19h15 (de Brasília), na Arena da Baixada, pela ida das oitavas de final da Conmebol Libertadores. E o CEO do clube argentino, Gustavo Grossi, falou em entrevista exclusiva ao videoblog sobre o rival brasileiro e seu experiente técnico, Paulo Autuori.

Comentários

CEO do River Plate faz análise sobre o Athletico-PR, rival na Libertadores, e destaca experiência de Paulo Autuori

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Gallardo 'prodígio', planejamento e continuidade: como River absorveu derrota para o Fla em 2019

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Gustavo Grossi, CEO do River Plate, falou em entrevista exclusiva ao videloblog como foi o trabalho de recuperação após a dramática derrota para o Flamengo na final da Conmebol Libertadores de 2019. ASSISTA ao vídeo acima. 

Comentários

Gallardo 'prodígio', planejamento e continuidade: como River absorveu derrota para o Fla em 2019

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Flamengo já faz consulta a Rogério Ceni, opção número 1 para a vaga de Domènec. Nome de Coudet também agrada

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Comentários

Flamengo já faz consulta a Rogério Ceni, opção número 1 para a vaga de Domènec. Nome de Coudet também agrada

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Comentários

Equilibrar o time a partir de uma defesa mais segura, o desafio de Dome no Flamengo

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Flamengo de Jorge Jesus engatinhava quando foi eliminado pelo Athletico em 2019. Times mudaram muito desde então

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Comentários

Flamengo de Jorge Jesus engatinhava quando foi eliminado pelo Athletico em 2019. Times mudaram muito desde então

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Internacional x Flamengo, jogo com jeito de decisão, mas que nada decidirá

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Internacional x Flamengo, jogo com jeito de decisão, mas que nada decidirá

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Conheça melhor Matías Zaracho, jovem talento argentino que sai do Racing para reforçar o Atlético-MG

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Conheça melhor Matías Zaracho, jovem talento argentino que sai do Racing para reforçar o Atlético-MG

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

MP 984, que mexe nos direitos de transmissão do futebol, deverá ‘caducar’ no Congresso

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

MP 984, que mexe nos direitos de transmissão do futebol, deverá ‘caducar’ no Congresso

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

São Paulo deve lutar pela classificação na Libertadores, claro, mas vale a pena pensar na Sul-Americana

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

São Paulo deve lutar pela classificação na Libertadores, claro, mas vale a pena pensar na Sul-Americana

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Flamengo recua em negociação por Guga para analisar mercado quando a janela de contratações reabrir

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Comentários

Flamengo recua em negociação por Guga para analisar mercado quando a janela de contratações reabrir

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Mundo comenta saída de Messi, mas duelo judicial com o Barcelona pode estar apenas começando

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Argentino parece estar de malas prontas para deixar a Espanha, mas situação pode se estender por muito tempo na justiça.


         
     
Comentários

Mundo comenta saída de Messi, mas duelo judicial com o Barcelona pode estar apenas começando

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Flamengo garante apoio a Domènec e chamará a atenção de Arrascaeta por tuíte

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Comentários

Flamengo garante apoio a Domènec e chamará a atenção de Arrascaeta por tuíte

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Bayern de Lewandowski é quase imbatível. Neymar e o PSG terão que esperar

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Comentários

Bayern de Lewandowski é quase imbatível. Neymar e o PSG terão que esperar

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Lyon já estava fazendo hora extra na Champions. Bayern na final é o óbvio

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira
Bayern está na final da Champions
Bayern está na final da Champions ESPN

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Lyon já estava fazendo hora extra na Champions. Bayern na final é o óbvio

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Neymar na final da Champions: ser campeão pelo PSG é mais importante que título de 'melhor do mundo'

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Neymar na final da Champions: ser campeão pelo PSG é mais importante que título de 'melhor do mundo'

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Flamengo fecha com Isla e vai insistir para tirar Guga do Atlético-MG

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar: Flamengo fecha com Isla e vai insistir para tirar Guga do Atlético-MG
Mauro Cezar: Flamengo fecha com Isla e vai insistir para tirar Guga do Atlético-MG ESPN

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Flamengo fecha com Isla e vai insistir para tirar Guga do Atlético-MG

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Bayern é excelente, mas não foi realmente testado diante de um Barcelona que entrou em campo disposto a ser espancado

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Bayern é excelente, mas não foi realmente testado diante de um Barcelona que entrou em campo disposto a ser espancado

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Domènec prometeu não mexer já no time de Jesus. Mexeu. Mas não é o único responsável pelo vexame do Fla

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Comentários

Domènec prometeu não mexer já no time de Jesus. Mexeu. Mas não é o único responsável pelo vexame do Fla

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Na épica classificação do PSG, Neymar deixou em campo o que dele se espera, mas faltava companhia ao brasileiro

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

O PSG perdia para a Atalanta até os 44 minutos do segundo tempo, mas conseguiu a virada no fim e se classificou para a semifinal da Champions League.

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Na épica classificação do PSG, Neymar deixou em campo o que dele se espera, mas faltava companhia ao brasileiro

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Flamengo terá recurso julgado, e Defensoria pedirá que clube siga pagando R$ 10 mil mensais a familiares dos Garotos do Ninho

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Flamengo terá recurso julgado, e Defensoria pedirá que clube siga pagando R$ 10 mil mensais a familiares dos Garotos do Ninho

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

mais postsLoading