Humilhado pelo forte Real Madrid, Bayern dá chance para os detratores de Pep Guardiola saírem do armário
WatchESPN: Reveja, na íntegra, o massacre do Real Madrid sobre o Bayern de Munique
No primeiro tempo em Munique o Real Madrid finalizou oito vezes. Duas a mais do que o Bayern. Três foram no alvo e as três viraram gols. Tudo com apenas 29% de posse de bola. Carlo Ancelotti não é bobo. Usou contra o time de Pep Guardiola muito do que José Mourinho aplicou nos seus últimos duelos contra o então poderoso Barcelona, ainda sob a batuta do atual técnico do time alemão — em linguagem mais tática o companheiro André Rocha detalha a semelhança e você lê clicando aqui. Foi quando, após muito apanhar, o esperto português passou a levar a melhor nos superclássicos espanhóis.

Objetividade extrema do veloz time merengue com a força de atacantes muito acima da média. Um esquadrão com Gareth Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo. E gols de bola parada, aproveitando a fragilidade defesiva do Bayern no jogo aéreo. Por sinal, nos tentos de Sérgio Ramos a retaguarda bávara parecia as de Bahia e Criciúma na primeira rodada do Brasileirão. Um horror. O Barça de Guardiola apresentava esse mesmo defeito. Algo que ele certamente ele irá estudar nas férias.
O técnico catalão tem muitas lições a tirar dessa experiência frustrada na Champions League. Os sinais de que o "dono" da Bundesliga poderia ter problemas na competição internacional vêm da derrota para os reservas do Manchester City, ainda na primeira fase do certame da Uefa. Ampliadas pelas dificuldades contra o Arsenal em casa e ante a fragilizada versão do Manchester United 2013/2014.
Em março destacamos essa inquietude, acelerada pelas muitas mudanças no time de Guardiola. Foi após o duelo com os Gunners na Alemanha — clique aqui para ver o vídeo. Este blogueiro voltou a chamar a atenção para a falta de objetividade do Bayern depois do 1 a 1 com o United em Old Trafford — clique aqui para ver o vídeo. Por sinal, os Red Devils saíram na frente nos dois jogos contra o time de Munique, um tremendo sinal de alerta ante a pífia temporada sob o comando de David Moyes.
Na derrota em casa para o Madrid, apenas no segundo tempo o Bayern conseguiu acertar a meta defendida por Casillas. E no total foram apenas quatro finalizações certas entre 19 desferidas pela equipe alemã nos 90 minutos. O Real mandou na direção certa cinco em 13. Quatro foram transformadas em gols. Incrível o aproveitamento merengue.
Mais uma partida do campeão da Alemanha com amplo domínio da bola, trocando de passes de maneira interminável, mas arrematando pouco para tamanho volume. Mais um jogo esperando demais pelo momento ideal, que nem sempre vem. Outro ponto para Pep estudar nas férias. Os problemas de Guardiola no Bayern eram previsíveis. Este blog registrou que o desafio seria complexo ainda em abril do ano passado, antes da final da Liga dos Campeões — clique aqui para ler.
É importante colocar esses links no post e lembrar comentários anteriores, antes que pareça oportunismo. Por que tem muito oportunista, agora, desancando o técnico catalão. Como muitos que chamavam Carlo Ancelotti de retranqueiro nos tempos de Milan agora vão elogiar o italiano.
Guardiola é um técnico genial, mas não é Deus. Não é o "Senhor" do futebol, até porque esse personagem não existe. Por isso houve precipitação de quem previa um Bayern imbatível com a união do treinador catalão ao time campeão de tudo em 2013. E é evidente que o clube terá que demonstrar paciência, afinal, quando o contratou deveria saber que tamanha transição não costuma ser rápida.
Se os alemães forem pacientes, o time (quase) imbatível pode até acontecer. Eu não ouso duvidar.
PS: abaixo mais posts do ano retrasado para quem ainda não entendeu o raciocínio:
25 de abril de 2012 - Reflexões sobre o triunfo do retrancado Chelsea sobre o Barça
27 de abril de 2012 - Guardiola deixa o Barça e invejosos atacam seu ótimo trabalho
Uma missão do blogueiro é acompanhar a seleção inglesa até o final da Copa 2014. Acesse conteúdo sobre o time conhecido como "Three Lions" aqui no blog ou no Canal Inglaterra do site clicando aqui

Fonte: Mauro Cezar Pereira, blogueiro do ESPN.com.br
Humilhado pelo forte Real Madrid, Bayern dá chance para os detratores de Pep Guardiola saírem do armário
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.