Texto, fotos, vídeos e a música que marca a solidariedade: tudo o que você precisa saber sobre a maior tragédia do futebol

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira, blogueiro do ESPN.com.br

Antes de qualquer coisa quero deixar claro que este post é quase um plágio. Um plágio do blog do meu amigo Mário Marra, um autêntico torcedor do Liverpool Football Club — clique aqui e confira. A partir do que li e vi, percebi que sim, eu estava devendo. Como passar em branco diante dos 25 anos da tragédia de Hillsborough? Logo neste blog, que antes de muitas outras coisas é um espaço para os que amam o futebol e tudo de bom ou de ruim que o cerca — em especial o futebol inglês.

Reprodução
Torcedores socorrem uns aos outros: placas de publicidade viraram macas improvisadas
Torcedores carregam companheiro ferido: placas de publicidade viraram macas improvisadas e salvaram várias vidas

Mais abaixo você verá um vídeo que reúne vários astros da música interpretando "He Ain't Heavy, He's My Brother", que virou tema do filme "Rambo III", mas que independente disso é uma canção que trata de amizade. Trata de não deixar o companheiro pelo caminho. Impossível não se emocionar. Impossível não sentir um aperto no peito ao ouvir a melodia e pensar no sofrimento de quem saiu de casa para ver seu time querido em campo e não voltou.

arquivo
Torcedores socorrem uns aos outros em meio à tragédia em Sheffield que matou 96 pessoas em 1989
Torcedores socorrem uns aos outros em meio à tragédia em Sheffield que matou 96 pessoas em 1989: solidariedade

Há coisas que não somos obrigados a fazer. Elas não fazem parte da "nossa função". Mas nós fazemos. E fazemos porque precisamos ser compromissados uns com os outros. Um amigo, um irmão, deve ser defendido, ajudado, em toda e qualquer circunstância. Funciona assim, ou deveria ser sempre assim. E o que envolve a maior tragédia do futebol é, há décadas, marcado por uma das mais belas manifestações humanas: a solidariedade.

arquivo
Portões do estádio de Hillsborough: caminho para a tragédia que matou 96 torcedores
Portões do estádio de Hillsborough: caminho para a tragédia que matou 96 torcedores na semifinal da FA Cup

Mas antes da música, é preciso entender a tragédia de Hillsborough. Morreram 96 pessoas em Liverpool x Nottingham Forest, semifinal da Copa da Inglaterra de 1989, no campo do Sheffield Wednesday. Superlotação do estádio e pessoas pisoteadas, esmagadas nas grades instaladas por ordem dos vassalos da primeira ministra Margaret Thatcher. Era o "remédio" anti-hooligan que aqueles incompetentes receitavam: grades assassinas!

arquivo
Margaret Thatcher em Hillsborough: a Dama de Ferro entre as grades assassinas
Margaret Thatcher em Hillsborough: a Dama de Ferro entre as grades assassinas depois da tragédia de 1989

Desde então já são 25 anos de luta dos amigos e familiares daquela quase centena de mortos, que foram primeiramente acusados. Apontados como se fossem eles os culpados pelo próprio destino macabro. E acusados por pessoas próximas a Thatcher, como o secretário de imprensa da "Dama de Ferro", Sir Bernard Ingham.

A partir de vozes como a dele ganhava força a versão segundo a qual hordas de hooligans do Liverpool apareceram no estádio em Sheffield. Bêbados e sem ingressos, eles teriam causando pânico, deixando a polícia sem opção a não ser abrir o portão. Mentira!

O presidente-executivo da FA Graham Kelly, disse à imprensa que o responsável pelo policiamento, o superintendente-chefe David Duckenfield, acusara torcedores de arrombar um portão de saída, superlotando a arquibancada. Era o primeiro grande jogo de futebol sob a supervisão de Duckenfield, que tinha dado a ordem para que o portão fosse aberto.

Presidente da Uefa, o francês Jacques Georges seguiu cegamente o que disse o chefe de polícia. Apoiado nas palavras de Duckenfield, colocou a culpa nos torcedores do Liverpool: "Eles eram animais à espera do momento de entrar na arena". O cenário ficou pior quando Kelvin MacKenzie, editor do tablóide sensacionalista The Sun, estampou como a manchete: "A verdade", comprando a versão oficial.

O jornal foi além ao afirmar que torcedores do Liverpool, bêbados, atacaram equipes de resgate que tentavam reanimar as vítimas, policiais e bombeiros. Ambulâncias teriam levado socos e chutes e hooligans urinado nas pessoas feridas. À noite, milhares de cópias do The Sun foram destruídas, queimadas em áreas públicas. O tablóide é boicotado na região até hoje.

Reprodução
O The Sun em 1989 e 23 aos depois, manchete mentirosa e pedido de desculpas: tarde demais
O sensacionalista The Sun em 1989 e 23 aos depois, manchete mentirosa e pedido de desculpas: tarde demais

Tony Edwards, o único paramédico profissional que chegou ao campo, relataria mais tarde que apenas uma entre 43 ambulâncias pôde acessar o gramado para socorrer as vítimas. As demais foram impedidas por policiais, sempre esperando ordens superiores.

Dos 94 que perderam suas vidas no dia do jogo (Lee Nicol, 14 anos de idade, morreu quatro dias depois, e Tony Bland, 18, teve os equipamentos que o mantinham vivo desligados em março de 1993), apenas 14 chegaram ao hospital. Apenas 14!

Nenhuma compensação legal, moral ou financeira foi dada às famílias. A maioria recebeu pouco mais do que as despesas dos funerais. Mas 14 policiais que ficaram "traumatizados" com o que viram naquele dia embolsaram £ 1,2 milhão. Até que 23 anos depois o Daily Mirror publicaria a real versão dos fatos. E após a absurda cobertura da tragédia, The Sun faria o mesmo e pediria desculpas. Tarde demais, não?

Reprodução
O Daily Mirror e sua manchete com a real versão e o boicote ao The Sun: não compre
O Daily Mirror e sua manchete com a real versão e o boicote dos torcedores em Liverpool ao The Sun: "não compre"

Após décadas, tanta luta resultou no reconhecimento do governo britânico de que os mortos não eram responsáveis pelo que os levou a perderem suas vidas, mas sim o Estado e seus representantes. Por incompetência, por negligência, reconhecidas em 2012 pelo primeiro ministro David Cameron, que pediu perdão às famílias dos que morreram em Hillsborough.

Na trágica tarde, o goleiro do Liverpool, Bruce Grobbelaar, estava a dois metros do alambrado e foi um dos primeiros a alertar para o desastre em andamento. "Havia pessoas com seus rostos presos contra a grade. Eles me diziam: 'Bruce, você pode nos ajudar? Não podemos respirar'. Então eu perguntei a um policial se poderia abrir o portão e ele disse: 'Nós temos que esperar a ordem superior para fazer isso'".

Nestes vídeos, como tudo aconteceu e a solidariedade em campo:

O Mirror relataria que quando o camisa 7 dos Reds, Peter Beardsley, acertou o travessão, provocando uma onda humana entre os torcedores que se espremiam, muitos dos 96 já haviam perdido suas vidas. Alguns morreram de pé, por asfixia traumática. Outros foram esmagados ou pisoteados quando uma barreira cedeu.

As pessoas imploravam aos policiais. Queriam saltar para a sobrevivência na direção do campo de jogo. Não foram atendidas. Eles acreditavam que aqueles atrás das grades não estavam inocentes presos em um campo de morte, mas hooligans a orquestrar uma invasão do gramado. Mais da metade dos 96 mortos naquela tarde tinham no máximo 21 anos de idade. Cerca de 750 pessoas ficaram feridas. Sobreviventes ainda carregam em seus corpos e mentes as marcas da tragédia.

Veja a transmissão de partida pela TV inglesa, os cerca de sete minutos
de futebol jogados enquanto tantas pessoas morriam fora de campo:

Há cerca de um ano e meio, Paul McCartney e mais de uma dúzia de celebridades aderiram ao Justice Collective (Justiça Coletiva), grupo que arrecada dinheiro pela causa. Para provar que os mortos de Hillsborough não foram culpados por aquilo.

Reprodução
Capa do disco de The Hollies com He Ain't Heavy, He's My Brother: 1969
Disco de The Hollies: He Ain't Heavy, He's My Brother

"He Ain't Heavy, He's My Brother", em português algo como "Ele não é pesado, ele é meu irmão", foi gravado pelo ex-Beatle e por Robbie Williams, Shane MacGowan, Gerry Marsden e outros. Até lendas do Liverpool como Alan Hansen e Kenny Dalglish participaram da ação beneficente.

Interpretada por Bill Medley, a música popularizada por The Hollies em 1969 ganhou fôlego ao virar tema da terceira aventura de Sylvester Stallone como John Rambo, em 1998. E ao representar a luta das famílias e amigos dos mortos da maior tragédia do futebol inglês passou a simbolizar algo maior.

Reprodução
A letra de He Ain't Heavy, He's My Brother com a tradução para o português: várias versões gravadas
A letra de He Ain't Heavy, He's My Brother com a tradução para o português: várias versões gravadas

Passou a simbolizar a luta dos que se arriscaram tentando salvar os irmãos que sofriam esmagados nas grades do estádio, que padeciam pisoteados pela multidão em desespero. Os verdadeiros parceiros, ou mais do que isso. Não fossem eles e o número seria mais assustador do que 96. Quem os socorreu, quem os ajudou, quem colocou a vida em jogo para salvá-los, tenham ou não conseguido, o fez porque para eles aquele quem sofria ali perto era mesmo um irmão. Um fã do Liverpool Football Club. Por que na arquibancada os homens se unem em torno de uma paixão. Ali, lado a lado, somos todos iguais, somos todos irmãos.

E eles não pesavam. O que pesa é a dor da morte de tanta gente no que deveria ser apenas mais um palco sagrado do nosso esporte em dia de alegria e emoção. E é esse pesadêlo que até hoje incomoda e sempre incomodará a todos nós que amamos o futebol. Cada vez que vejo essas imagens (e já foram tantas) sinto como se estivesse lá. E lamento não poder fazer nada. Mas houve quem fizesse, e ainda faz, clamando "Justice for the 96". #JFT96

Uma missão do blogueiro é acompanhar a seleção inglesa até o final da Copa 2014. Acesse conteúdo sobre o time conhecido como "Three Lions" aqui no blog ou no Canal Inglaterra do site clicando aqui

"He Ain't Heavy, He's My Brother" com Paul McCartney e outras estrelas

A versão de "Rambo III" na voz marcante de Bill Medley

A interpretação clássica com The Hoolies, de 1969

He Ain't Heavy, He's My Brother * Veja quem canta cada trecho da música


He Ain't Heavy, He's My Brother quem está cantando cada trecho da música
He Ain't Heavy, He's My Brother quem está cantando cada trecho da música

 

Fonte: Mauro Cezar Pereira, blogueiro do ESPN.com.br

Comentários

Texto, fotos, vídeos e a música que marca a solidariedade: tudo o que você precisa saber sobre a maior tragédia do futebol

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

CEO do River Plate faz análise sobre o Athletico-PR, rival na Libertadores, e destaca experiência de Paulo Autuori

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Palo Autuori pelo Athletico-PR
Palo Autuori pelo Athletico-PR Gazeta Press

O River Plate visita o Athletico-PR nesta terça-feira, às 19h15 (de Brasília), na Arena da Baixada, pela ida das oitavas de final da Conmebol Libertadores. E o CEO do clube argentino, Gustavo Grossi, falou em entrevista exclusiva ao videoblog sobre o rival brasileiro e seu experiente técnico, Paulo Autuori.

Comentários

CEO do River Plate faz análise sobre o Athletico-PR, rival na Libertadores, e destaca experiência de Paulo Autuori

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Gallardo 'prodígio', planejamento e continuidade: como River absorveu derrota para o Fla em 2019

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Gustavo Grossi, CEO do River Plate, falou em entrevista exclusiva ao videloblog como foi o trabalho de recuperação após a dramática derrota para o Flamengo na final da Conmebol Libertadores de 2019. ASSISTA ao vídeo acima. 

Comentários

Gallardo 'prodígio', planejamento e continuidade: como River absorveu derrota para o Fla em 2019

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Flamengo já faz consulta a Rogério Ceni, opção número 1 para a vaga de Domènec. Nome de Coudet também agrada

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Comentários

Flamengo já faz consulta a Rogério Ceni, opção número 1 para a vaga de Domènec. Nome de Coudet também agrada

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Comentários

Equilibrar o time a partir de uma defesa mais segura, o desafio de Dome no Flamengo

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Flamengo de Jorge Jesus engatinhava quando foi eliminado pelo Athletico em 2019. Times mudaram muito desde então

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Comentários

Flamengo de Jorge Jesus engatinhava quando foi eliminado pelo Athletico em 2019. Times mudaram muito desde então

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Internacional x Flamengo, jogo com jeito de decisão, mas que nada decidirá

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Internacional x Flamengo, jogo com jeito de decisão, mas que nada decidirá

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Conheça melhor Matías Zaracho, jovem talento argentino que sai do Racing para reforçar o Atlético-MG

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Conheça melhor Matías Zaracho, jovem talento argentino que sai do Racing para reforçar o Atlético-MG

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

MP 984, que mexe nos direitos de transmissão do futebol, deverá ‘caducar’ no Congresso

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

MP 984, que mexe nos direitos de transmissão do futebol, deverá ‘caducar’ no Congresso

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

São Paulo deve lutar pela classificação na Libertadores, claro, mas vale a pena pensar na Sul-Americana

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

São Paulo deve lutar pela classificação na Libertadores, claro, mas vale a pena pensar na Sul-Americana

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Flamengo recua em negociação por Guga para analisar mercado quando a janela de contratações reabrir

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Comentários

Flamengo recua em negociação por Guga para analisar mercado quando a janela de contratações reabrir

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Mundo comenta saída de Messi, mas duelo judicial com o Barcelona pode estar apenas começando

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Argentino parece estar de malas prontas para deixar a Espanha, mas situação pode se estender por muito tempo na justiça.


         
     
Comentários

Mundo comenta saída de Messi, mas duelo judicial com o Barcelona pode estar apenas começando

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Flamengo garante apoio a Domènec e chamará a atenção de Arrascaeta por tuíte

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Comentários

Flamengo garante apoio a Domènec e chamará a atenção de Arrascaeta por tuíte

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Bayern de Lewandowski é quase imbatível. Neymar e o PSG terão que esperar

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Comentários

Bayern de Lewandowski é quase imbatível. Neymar e o PSG terão que esperar

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Lyon já estava fazendo hora extra na Champions. Bayern na final é o óbvio

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira
Bayern está na final da Champions
Bayern está na final da Champions ESPN

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Lyon já estava fazendo hora extra na Champions. Bayern na final é o óbvio

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Neymar na final da Champions: ser campeão pelo PSG é mais importante que título de 'melhor do mundo'

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Neymar na final da Champions: ser campeão pelo PSG é mais importante que título de 'melhor do mundo'

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Flamengo fecha com Isla e vai insistir para tirar Guga do Atlético-MG

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar: Flamengo fecha com Isla e vai insistir para tirar Guga do Atlético-MG
Mauro Cezar: Flamengo fecha com Isla e vai insistir para tirar Guga do Atlético-MG ESPN

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Flamengo fecha com Isla e vai insistir para tirar Guga do Atlético-MG

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Bayern é excelente, mas não foi realmente testado diante de um Barcelona que entrou em campo disposto a ser espancado

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Bayern é excelente, mas não foi realmente testado diante de um Barcelona que entrou em campo disposto a ser espancado

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Domènec prometeu não mexer já no time de Jesus. Mexeu. Mas não é o único responsável pelo vexame do Fla

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Comentários

Domènec prometeu não mexer já no time de Jesus. Mexeu. Mas não é o único responsável pelo vexame do Fla

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Na épica classificação do PSG, Neymar deixou em campo o que dele se espera, mas faltava companhia ao brasileiro

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

O PSG perdia para a Atalanta até os 44 minutos do segundo tempo, mas conseguiu a virada no fim e se classificou para a semifinal da Champions League.

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Na épica classificação do PSG, Neymar deixou em campo o que dele se espera, mas faltava companhia ao brasileiro

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Flamengo terá recurso julgado, e Defensoria pedirá que clube siga pagando R$ 10 mil mensais a familiares dos Garotos do Ninho

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Flamengo terá recurso julgado, e Defensoria pedirá que clube siga pagando R$ 10 mil mensais a familiares dos Garotos do Ninho

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

mais postsLoading