12 títulos na sequência e feito único para Neil Lennon: os recordes do Celtic na Escócia

A atrasada final da Copa da Escócia da temporada 2019-20 aconteceu somente no último domingo, por causa da pandemia de coronavírus. O Celtic, após empate em 3 a 3 com o Hearts no tempo normal e na prorrogação, venceu nos pênaltis por 4 a 3 e ficou mais uma vez com a taça. Este é o 12º título nacional do Celtic na sequência, uma incrível e inédita quadrupla-tripla conquista - ou seja, Campeonato, Copa e Copa da Liga nas três últimas temporadas escocesas.
O técnico dos Bhoys, Neil Lennon, também alcançou um feito único. Ele se tornou a primeira pessoa no futebol escocês a conquistar a tríplice coroa como jogador e treinador. Dos 12 títulos, ele foi o técnico em cinco, com Brendan Rodgers nos outros sete. Lennon está muito pressionado na atual temporada, já que o Celtic foi eliminado da Europa League, da Copa da Liga atual e está bem distante do Rangers na luta pelo título da Premiership.
O Celtic usou o 4-3-3 para atacar, com a presença do veterano e capitão, Scott Brown, no meio-campo, responsável pela saída de bola com o zagueiros Christopher Jullien e Shane Duffy. Kristoffer Ajer atuou improvisado na lateral-direita e Greg Taylor jogou aberto na esquerda. Dois meias centrais, David Turnbull e Callum McGregor, se movimentavam bastante, tendo o ótimo Odsonne Édouard como referência ofensiva, além de Ryan Christie e Mohamed Elyounoussi nas pontas. A instabilidade dos Bhoys tem sido enorme na temporada, com muitas falhas defensivas e pouquíssima criatividade ofensiva, o que vem provocando tantos reveses.
Já o Hearts, do técnico Robbie Neilson e dos experientes Craig Gordon (goleiro, 37 anos, ex-Celtic e Sunderland) e Steven Naismith (atacante, 34, ex-Everton e Norwich), chegou embalado à final da Copa da Escócia, após oito rodadas disputadas na Championship e a liderança da competição. Em campo, no Hampden Park, em Glasgow, marcava no 5-3-2, com linhas bem baixas e dando o campo para o adversário trabalhar. Nos números do jogo, o Celtic teve mais posse de bola (64%) e finalizou mais também (20 x 13), mas permitiu que o Hearts tivesse quase o mesmo número de finalizações certas (6 x 7). Como um bom jogo de futebol escocês, alto número de faltas: 33.
Desde 2014 o Heart of Midlothian, mais conhecido como Hearts, da capital Edimburgo, pertence à empresária Ann Budge. Ela liderou um consórcio que comprou o clube da capital escocesa do lituano Vladimir Romanov, que o transformara em seu brinquedinho pessoal.
O encerramento precoce da última temporada da Premiership garantiu ao Celtic o eneacampeonato, que viria sem dúvidas se a competição fosse finalizada, pela vantagem de 13 pontos sobre o rival Rangers. A luta contra o descenso, porém, não estava definida, e sobrou para o Hearts o rebaixamento, mesmo estando a quatro pontos do Hamilton com oito rodadas ainda por disputar.
Ryan Christie abriu o placar na final da Copa da Escócia aos 19 minutos com um golaço de fora da área, batida com o pé esquerdo, com efeito, tirando do goleiro Gordon. Dez minutos depois, Édouard ampliou na cavadinha em cobrança de pênalti. A reação do Hearts começou com a cabeçada de Liam Boyce, aos três minutos do segundo tempo, e foi concluída aos 22 com outra bola levantada na área e a conclusão de Stephen Kingsley. A partida foi então para a prorrogação, e o Celtic voltou a ficar na frente do placar aos 15 minutos da etapa inicial com Leigh Griffiths, que entrara pouco antes. O final emocionante foi garantido no segundo tempo extra, aos seis minutos, e o gol marcado por Josh Ginnelly.
Nos pênaltis, Christie perdeu para o Celtic e Kingsley e Craig Wighton desperdiçaram para o Hearts. Coube a Ajer marcar na última cobrança e garantir a vitória por 4 a 3. Nesta quarta-feira, o Celtic entra em campo novamente, pelo Campeonato Escocês. Terá pela frente o time que, surpreendentemente, o tirou da Copa da Liga na segunda rodada, o Ross County. O Hearts, por sua vez, vai orgulhoso receber o Ayr United, no próximo sábado, em sua jornada de retorno à elite.
Fonte: Gustavo Hofman
12 títulos na sequência e feito único para Neil Lennon: os recordes do Celtic na Escócia
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.