Temporada escocesa caminha para haver, novamente e finalmente, a disputa entre Celtic e Rangers

São oito título escoceses consecutivos para o Celtic. O lado verde e branco de Glasgow tem dominado o futebol nacional com enorme facilidade nos últimos anos. Neste final de semana, o time deu mais um passo na conquista do eneacampeonato ao bater o Aberdeen por 2 a 1 no sábado, diante de 59131 torcedores no Celtic Park.
A equipe da terceira cidade mais populosa da Escócia foi a "adversária" do Celtic nas duas últimas temporadas, ficando em ambas oportunidades com o vice-campeonato. O Rangers, desde que retornou à primeira divisão, em 2016-17, quatro anos após a falência, tem conseguido pela primeira vez ameaçar a campanha do eterno rival, logo no trabalho inaugural de Steven Gerrard como técnico.
Após 18 jogos, o Celtic soma 49 pontos, com uma única - e inesperada - derrota sofrida diante do Livingston, por 2 a 0, como visitante. Com uma partida a menos, o Rangers aparece com 44 pontos na segunda posição e também apenas um tropeço, justamente no Old Firm. São 12 times na elite escocesa, que se enfrentam três vezes cada; Após as 33 rodadas, a tabela separa os seis primeiros, que realizam mais cinco jornadas para definirem o campeão nacional.
O norte-irlandês Neil Lennon, de 48 anos, figura histórica do Celtic nos anos 2000, retornou ao time em fevereiro, após a saída de Brendan Rodgers para o Leicester. Ele colaborou para a conquista da terceira tríplice coroa regional consecutiva, com os título da Premiership, da Copa da Escócia e da Copa da Liga escocesa - já vencida nesta temporada também.
Taticamente o Celtic entrou em campo na variação do 4-3-3 na fase ofensiva para o posicionamento no 4-1-4-1 sem a bola, assim como o Aberdeen. A diferença, claro, estava na altura das linhas de cada time, com os donos da casa pressionando o adversário do primeiro ao último minuto. O veterano Scott Brown, aos 34 anos, é o grande organizador do Celtic em campo, atuando à frente dos defensores.
Nas estatísticas, 59% de posse de bola para o Celtic contra o Aberdeen, com um massacre nas finalizações: 28 x 2, sendo 11 a 1 no alvo.
Na prática, porém, o Celtic desperdiçou muitas oportunidades. Marcou o primeiro gol aos sete minutos, em cobrança de escanteio e a presença na área do zagueiro francês Christopher Jullien. Tomou o empate aos 35 com Sam Cosgrove, centroavante inglês do Aberdeen - quatro vezes campeão escocês, três delas com Alex Ferguson como técnico. Fraser Forster, goleiro emprestado pelo Southampton, não conseguiu impedir, após o zagueiro norueguês Kristoffer Ajer, de 1m97, perder pelo alto.
O gol da vitória só saiu aos 21 minutos do segundo tempo, em jogada depois de muita pressão e bela tabela com Christie, finalizada por Edouard. Pouco depois o Aberdeen ainda ficou com um jogador a menos em campo, com a expulsão de Cosgrove.
A atual sequência do Celtic, que também coincide com a falência do Rangers em 2012, fez com que a vantagem do adversário na liderança de títulos nacionais caísse consideravelmente. Os Bhoys somam agora 50 conquistas, contra 54 dos Gers. Os dois clubes mantém uma das maiores rivalidades do futebol mundial, trazendo o debate religioso para o esporte: o Celtic é historicamente ligado à comunidade católica do país, enquanto o Rangers tem suas origens no protestantismo escocês.
Merecem destaques, inclusive pela juventude, três jogadores do Celtic: o lateral-direito holandês Jeremie Frimpong, de 19 anos, formado na base do Manchester City e irmão do ex-atleta do Arsenal, Emmanuel Frimpong; e o atacante francês Odsonne Édouard, 21 anos, ex-Toulouse e PSG na base.
Assim como na Inglaterra, os escoceses não param com o futebol no final de ano. Haverá rodada nos dias 26 e 29 deste mês, mas depois - diferentemente dos ingleses - o Campeonato Escocês faz a pausa de inverno e retoma as atividade em 22 de janeiro, com rodada de Copa da Escócia na semana anterior.
Fonte: Gustavo Hofman
Temporada escocesa caminha para haver, novamente e finalmente, a disputa entre Celtic e Rangers
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.