Foi dramático e bom de ver! A decisão da Supercopa do Brasil neste domingo (11) foi de tirar o fôlego e decidida nos pênaltis depois de quatro gols nos 90 minutos.
O goleiro Diego Alves, herói do duelo, defendeu três penalidades (Danilo mandou a sua na trave e depois viu a bola ir para fora), e o Flamengo faturou o título. O Palmeiras teve a taça na mão e desperdiçou a chance quando vencia nos pênaltis por 3 a 1.
Flamengo bate Palmeiras nos pênaltis com shoe de Diego Alves e conquista a Supercopa do Brasil; assista
Mas no tempo normal, bastou 1 minuto de jogo para o time paulista abrir o placar no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
O goleiro Diego Alves rifou uma bola no meio-campo, Felipe Melo livre de marcação cabeceou para Raphael Veiga. O meia deu um drible desconcertante de calcanhar, no improvisado zagueiro William Arão, e marcou um golaço!
Com um a zero no placar, a nervosa equipe alviverde tomou dois cartões amarelos em 11 minutos de jogo. Primeiro com Felipe Melo, depois com Wesley.
Detalhe: o cartão amarelo de número 69 do volante e capitão do Palmeiras em 175 jogos oficiais.
Enquanto isso, o Flamengo buscava espaço na partida e chegava a três escanteios.
A marcação do Palmeiras era forte, e o time carioca tinha dificuldades em sair jogando. Mesmo assim, Diego e Arracaeta levaram perigo com duas chances claras de gol.
O Palmeiras respondeu com dois contra-ataques. Mas após grande jogada de Filipe Luis dentro da área, com um drible fatal na zaga, o lateral-esquerdo acertou a trave de Weverton, e, na sobra, Gabigol empatou a partida.
O 11° gol do camisa 9 contra o Palmeiras, a maior vitima do centroavante, o 74° com a camisa do Flamengo em 106 jogos. O maior goleador isolado da história do clube no Século 21.
Flamengo conquista título da Supercopa do Brasil
Alexandre Vidal / Flamengo
O Palmeiras respondeu com mais um contra-ataque, e com uma bela assistência de Wesley, Breno Lopes quase marcou um golaço. O atacante driblou o goleiro Diego Alves e chutou com o gol livre. O meia Diego Ribas salvou o que era um gol feito.
No mesmo lance, Raphael Veiga chutou de fora da área e obrigou o goleiro Diego Alves a fazer uma grande defesa.
Fora de campo, o nervoso técnico português Abel Ferreira dava o seu show particular. Tomou um cartão amarelo e depois foi expulso. Ele precisa mudar de comportamento. Os árbitros estão de olho nele e isso só prejudica o seu próprio time.
Dois minutos depois, Isla derrubou Wesley em lance polêmico. O árbitro marcou penalidade. O VAR anulou e anotou apenas a falta, fora da área.
Raphael Veiga cobrou com categoria e Diego Alves salvou mais uma vez.
O Flamengo respondeu com a dupla de ataque. Gabigol tocou para Bruno Henrique ficar cara a cara com Weverton. O goleirão do Verdão levou a melhor com uma defesa espetacular.
Era toma lá dá cá. O Palmeiras também botava pressão.
Mas quem tem Arrascaeta vira o jogo. Aos 48 minutos, o meia com a habilidade de sempre, fez uma jogada individual, limpou a marcação, e marcou um golaço. A defesa do Palmeiras deu bobeira. Essa é a típica jogada do uruguaio. No Cariocão, ele fez dois gols bem parecidos.
Essa foi a 33° bola na rede de Arrascaeta em 105 jogos pelo Flamengo. O 3º em três jogos em 2021.
O Palmeiras respondeu aos 51 minutos. Após cobrança de falta, Raphael Veiga, o melhor jogador do Palmeiras na primeira etapa, tocou para Rony chutar e exigir mais uma grande defesa de Diego Alves.
2 a 1 Flamengo. Um primeiro tempo digno dos melhores times do Brasil. O campeão brasileiro e o vencedor da Copa do Brasil.
No segundo tempo, o Palmeiras voltou diferente e sem os dois volantes titulares: Felipe Melo e Zé Rafael. Os lentos jogadores foram substituídos pela juventude: Danilo e Gabriel Menino.
E o jogo começou quente. Wesley assustou no primeiro minuto e o Flamengo respondeu na sequência com Gabigol.
E foi também do centroavante outra chance. Ele acertou um chute de fora da área e a bola passou por cima do travessão.
O Palmeiras sentia a pressão e parecia cansado aceitando o Flamengo em seu campo de defesa.
Mas com novo fôlego, o jovem volante Danilo chutou de fora da área e Diego Alves segurou.
Para dar mais energia e poder de ataque, o Verdão mudou novamente. Mayke entrou no lugar de Marcos Rocha. E na frente, Gabriel Veron por Wesley, melhor do que Breno Lopes, mas amarelado.
E o zagueirão Gustavo Gómez quase empatou em boa cabeçada defendida por Diego Alves.
Rogério Ceni também mudou o Flamengo. Tirou Isla para a entrada de Matheuzinho. E reforçou o meio com João Gomes no lugar de Diego Ribas que estava melhor do que Gerson e Éverton Ribeiro.
No primeiro lance de Veron, o atacante do Palmeiras quase empatou com outra cabeçada que tirou tinta do travessão.
Aos 25 minutos, o Flamengo teve um gol anulado.
O Palmeiras respondeu com Rony. O atacante foi puxado na área por Rodrigo Caio: pênalti infantil.
Raphael Veiga cobrou com categoria e empatou o jogo: dois a dois no placar.
O segundo dele na partida, o 26º gol pelo Palmeiras, o 7º em cobrança de penalidade.
Vitinho foi para o jogo no lugar de Everton Ribeiro que esqueceu de entrar em campo.
E o Palmeiras botava pressão com uma artilharia aérea pesada na área do Flamengo.
O jogo seguia bem disputado e nervoso. Em 35 minutos da segunda etapa, já tinham sido distribuídos pela arbitragem nove cartões amarelos. No total do jogo, 10 e dois vermelhos.
E no primeiro lance fatal de Vitinho, o atacante quase fez o terceiro do Flamengo ao acertar a trave. Na sobra, o goleiro Weverton segurou.
Abel Ferreira se revolta e reclama 'forte' após expulsão na final da Supercopa; assista
Nos minutos finais, Ceni sacou Gerson e Bruno Henrique para as entradas de Pepê e Michael. O treinador tirou os medalhões para apostar no gol da vitória nos 90 minutos para fugir da decisão por pênaltis.
O Palmeiras também modificou o time. Rony exausto deu lugar a Gustavo Scarpa.
E nos acréscimos, um lance polêmico. Gabigol chutou e o goleiro Weverton puxou a bola quase dentro do gol.
Enquanto o VAR analisava o lance, o auxiliar-técnico do Palmeiras era expulso.
E teve confusão no caminho do vestiário, entre os jogadores reservas, mas a CBF, responsável pela transmissão, omitiu a briga.
Fim do jogaço e decisão por pênaltis. O campeão da Supercopa do Brasil levantará a taça na base da loteria.
E os goleiros que foram destaques nos 90 minutos deram show nas cobranças por penalidades. Weverton pegou dois.
O Palmeiras que teve o título na mão, com dois pênaltis de vantagem, desperdiçou quatro cobranças, com Luan, Danilo, Gabriel Menino e Mayke, em defesas de Diego Alves, e deu o bicampeonato ao Flamengo.
Impressionante como o Verdão foi incompetente nas cobranças. O nervosismo da comissão técnica prejudicou o time com as expulsões do técnico e auxiliar. O Palmeiras perdeu para ele mesmo.
Parabéns ao Flamengo, que mesmo com o melhor time, sofreu para ser campeão!
Teve mais tranquilidade na hora que precisou, e isso bastou!
Corinthians 2 x 2 Palmeiras: Dois garotos de 18 anos entram para a história do Dérbi Paulista!
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.