O Campeonato Brasileiro de 2020 está emocionante e quase tudo será decidido na última rodada (38°), nos 10 jogos na quinta-feira (25).
Quem será o campeão: Flamengo ou Inter?
Quem ocupará a quarta posição do G-4: Atlético-MG, São Paulo ou Fluminense?
E quem será o artilheiro: Claudinho (Red Bull Bragantino), Luciano (São Paulo), Marinho (Santos) ou Thiago Galhardo (Inter)?
Thiago Galhardo liderou artilharia durante várias rodadas
Ricardo Duarte / Inter
Todos estão com 17 gols cada. E o último a atingir esse número foi o atacante Tricolor no empate contra o Palmeiras por 1 a 1, na última sexta-feira (19).
E nesta segunda-feira (22), o camisa 11 do São Paulo desperdiçou a chance de se isolar na artilharia na derrota para o Botafogo por 1 a 0, no estádio Nilton Santos.
Luciano cobrou um pênalti, marcado em lance polêmico, e que acabou defendido pelo goleiro Diego Loureiro. Seria o 18° gol dele na competição.
Árbitro marca pênalti polêmico para o São Paulo, Luciano bate para virar artilheiro do Brasileirão, mas goleiro do Botafogo pega
A briga para ser o goleador máximo está concorrida. Nunca o Brasileirão (1959-2020) terminou com quatro jogadores dividindo a artilharia do torneio. E pela primeira vez isso poderá acontecer no disputadíssimo campeonato.
O máximo que tivemos em 64 edições foram três jogadores artilheiros de um mesmo torneio, incluindo a Taça Brasil e o Robertão.
Em 2000, considerando apenas os jogos disputados do Módulo Azul, o Brasileirão teve Dill (Goiás), Magno Alves (Fluminense) e Romário (Vasco), os três com 20 gols cada.
O artilheiro do campeonato completo foi Adhemar (São Caetano) com 22 bolas nas redes.
A segunda vez que três artilheiros terminaram o campeonato empatados aconteceu em 2008. Washington (Fluminense), Keirrison (Coritiba) e Kléber Pereira (Santos) balançaram as redes 21 vezes cada.
Oito ano depois, em 2016, Diego Souza (Sport), William Pottker (Ponte Preta) e Fred (Fluminense e Ponte Preta) marcaram 14 gols cada.
Uma outra curiosidade do Campeonato Brasileiro. Os seis maiores goleadores da história representam times do futebol carioca.
Três jogadores que atuaram pelo Vasco da Gama lideram a artilharia geral: 1°- Roberto Dinamite (190 gols) e duas vezes o goleador máximo do campeonato; 2° - Romário (154) e três vezes artilheiro; 3° - Edmundo (153) e uma vez o goleador do torneio.
Fred, ainda em atividade e defendendo o Fluminense nesse Brasileirão, é o 4° no geral com 151 gols. O atacante foi três vezes artilheiro do campeonato.
Zico é o 5° com 135 pelo Flamengo. O camisa 10 foi duas vezes o goleador máximo do Brasileirão.
E o irreverente atacante Túlio Maravilha ocupa a 6ª posição com 129 gols pelo Botafogo. Ele foi três vezes artilheiro do nacional.
‘Como vocês querem ser lembrados: por um ano ou por uma era de títulos?’ Veja preleção do Flamengo antes de vencer o Inter
Gabigol, artilheiro dos dois últimos campeonatos, em 2018 com 18 gols pelo Santos e em 2019 com 25 gols pelo Flamengo, está com 14 bolas nas redes.
Se o camisa 9 fizer três, na última rodada contra o São Paulo, poderá alcançar os goleadores.
Impossível? Não! Mas acho pouco provável!
A briga pela artilharia na última rodada será um duelo à parte.
Claudinho, o camisa 10 do Red Bull Bragantino, capitão e goleador, é considerado a revelação do Brasileirão. Ele terá a última chance contra o Grêmio, em Bragança Paulista.
Marinho, camisa 11 do Santos, é apontado por muitos como o melhor do Campeonato. O atacante terá a última oportunidade contra o Bahia, em Salvador.
Se fosse para apostar em um dos quatro candidatos que estão empatados na liderança com 17 gols, escolheria o atacante Luciano do São Paulo.
Ele poderá se redimir do pênalti perdido contra o Botafogo no duelo de quinta contra o líder Flamengo. E assim ajudar o seu clube a entrar direto na fase de grupos da Libertadores.
Gosto do estilo do atacante, mesmo sabendo que Thiago Galhardo corre por fora. Um gol do cara que liderou por um bom tempo a artilharia poderá até significar o título do Inter!
Eu quero ver muitos gols nessa última rodada e quem será o melhor dos quatro artilheiros.
Quatro de uma só vez, não é legal!
Artilheiros do Brasileirão 2020
Claudinho (Bragantino) - 17 gols
Luciano (São Paulo) - 17 gols
Marinho (Santos) - 17 gols
Thiago Galhardo (Inter) - 17 gols
Gabigol (Flamengo) - 14 gols
Arrascaeta é o único jogador do Flamengo envergonhado?
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.