<
>

MLB: playoffs começam nesta terça ainda com polêmica sobre jogos de 'tudo ou nada'

Liga com a maior temporada regular dos esportes americanos, a MLB tem sua peculiaridade de ter 162 partidas disputadas por cada time antes dos playoffs começarem.

Para um esporte onde o ritmo, repetição e ‘timing’ são cruciais – e onde as estatísticas valem mais do que quase tudo -, é até plausível manter os 162 jogos na temporada regular. Mesmo porque, a tradição de mais de um século do beisebol norte-americano também surge como argumento.

Mas numa temporada de 162 jogos, pode ser cruel uma única derrota decidir seu futuro nos playoffs.

Desde 2012, a MLB aumentou o número de times nos playoffs, passando de oito para dez. Dessa forma, quatro franquias, duas de cada conferência, jogam na fase de wildcard, disputada em partida única, com o vencedor avançando à semifinal de sua conferência.

Nesta terça-feira, às 21h, com transmissão da ESPN e WatchESPN, Colorado Rockies e Chicago Cubs abrem a fase de wildcard da MLB. Quem vencer, avança. Quem perder, dá adeus à temporada.

Na quarta, no mesmo horário e também na ESPN e WatchESPN, New York Yankees e Oakland A’s também jogam pelos playoffs na fase de wildcard, mas na Liga Americana.

E mesmo seis anos após sua criação, esta fase dos playoffs ainda dá o que falar.

Quem vai contra, usa o argumento da crueldade dos 162 jogos durante 6 meses para definir seu destino numa única partida.

Mas os argumentos a favor também são válidos. Afinal, um jogo de playoff único aumenta a emoção e dramaticidade do esporte.

Além disso, a disputa fica mais acirrada e mais longa durante a temporada regular quando o time sabe que matematicamente ainda tem chance de jogar nos playoffs, mesmo que seja por um único jogo.

A história, porém, não vai muito a favor dos times que jogam a fase de wildcard. Das 12 equipes até hoje que avançaram desta fase, apenas uma, o San Francisco Giants de 2014, foi campeão da World Series.

PLAYOFFS DA MLB

Liga Americana

Boston Red Sox x Yankees/A’s
Cleveland Indians x Houston Astros

Liga Nacional

Milwaukee Brewers x Cubs/Rockies
Atlanta Braves x Los Angeles Dodgers