<
>

Deu no 'New York Times': conheça o brasileiro que faz sucesso no Cleveland Indians

Getty Images

O Cleveland Indians está a um passo de ir, novamente, para a final da MLB e tentar conquistar o título perdido no ano passado. E é graças a um brasileiro: Yan Gomes. O jogo de número 5 contra o New York Yankees acontece nesta quarta, às 21h00 (de Brasília, com transmissão na ESPN+ e no WatchESPN) e tudo o que o Indians precisa é uma vitória. Para isso, o time conta bastante com o brasileiro.

Essa expectativa não é atoa. No jogo de número 2, quando a derrota já parecia inevitável (em determinado momento, os Indians chegaram a perder por 8 a 3), Yan brilhou. O jogo já passava de cinco horas de duração e estava empatado, quando, na 13ª entrada, Gomes rebateu o lançamento de Dellin Betances e conseguiu impulsionar a corrida da vitória de Austin Jackson, que estava na segunda base.

A atuação de Yan Gomes nessa partida gerou diversos elogios. Dentre eles, um dos mais importantes jornais do mundo, o New York Times. Os americanos foram só elogios às atuações e à carreira de Gomes. O jornal afirmou que, considerando a atuação individual de Gomes nessa partida e as duas derrotas nos jogos seguintes, pode-se dizer que o brasileiro salvou a temporada dos Indians. O jornal ainda chama Yan de “a arma secreta” do time de Cleveland e destaca que, o fato de Yan ser jogador de beisebol e não de futebol é, por si só, uma grande surpresa.

Yan Gomes só está onde está atualmente graças à forte presença do beisebol em Mogi das Cruzes, sua cidade natal, e aos programas que incentivam o esporte lá, principalmente entre os jovens. Filho de um treinador de tênis, nascido no país do futebol, Yan encontrou nos Estados Unidos espaço para praticar o esporte que começou a gostar ainda em Mogi.

Quando Yan tinha 12 anos, a família Gomes mudou-se para Miami. Lá, ele estudou na Miami Southridge High School, onde ele jogava beisebol pela escola. Mais para frente, estudou na Universidade do Tennessee, onde iniciou uma carreira de maior visibilidade, participando da National Collegiate Athletic Association (NCAA), pelo Tennessee Volunteers.

Em 2008, Yan foi escolhido no Draft pelo Boston Red Sox, mas não assinou contrato. Apenas no ano seguinte, 2009, o brasileiro assinou com o Toronto Blue Jays, pelo qual jogou até o final de 2012, quando assinou com o Cleveland Indians. Sua estreia em Cleveland ocorreu em 2013.

De lá pra cá, Yan fez diversas boas atuações pelos Indians e foi decisivo inúmeras vezes. Ao ser questionado sobre sua atuação, Gomes é enfático: “Eu não posso prometer que farei números incríveis, mas prometerei que vou aparecer e trabalhar duro todos os dias. Eu realmente acredito que se você dá duro, é recompensado.”

A ida do time de Cleveland para a final da MLB passa, diretamente, pelas mãos e pelo taco do brasileiro.

Assista a partida entre New York Yankees e Cleveland Indians hoje, às 21h00 (de Brasília), na ESPN+ e WatchESPN.