<
>

De patrocínios, transmissões multiplataforma a acervo histórico, NBB é exemplo de liga esportiva no Brasil

play
NBB: Hofman analisa atual cenário e conta como parcerias com a NBA elevaram o nível do campeonato (3:28)

Liga do basquete nacional agora terá transmissão na ESPN. (3:28)

O Novo Basquete Brasil entra em sua 11ª edição neste sábado, às 13h30 (Brasília), quando Paulistano e Mogi entrarem em quadra na capital paulista com transmissão da ESPN e WatchESPN.

Nos últimos 10 anos, é notório o crescimento do NBB como campeonato. Nos primórdios, a liga era apenas um torneio de basquete. Hoje, já passou desse limite.

Com jogadores de nível mundial, ex-NBA e de seleção brasileira, o NBB fortaleceu seu nível técnico. E fora das quadras se tornou um case de sucesso no mercado e um exemplo para qualquer modalidade de liga esportiva no Brasil.

A temporada 2018-19 do NBB terá transmissão em quatro canais de televisão diferentes, fora jogos que seguirão sendo exibidos no Twitter e Facebook ao vivo. Nenhum outro esporte praticado em solo nacional tem isso, nem mesmo no futebol.

Enquanto nos últimos anos vimos diversas empresas retirando investimentos no esporte, a Liga Nacional de Basquete só arrecadou o que estava em escassez no mercado. O NBB tem naming right da Caixa, além de patrocínios da Sky, Avianca e Nike.

Em termos de espetáculo praticado no Brasil, é possível afirmar que nunca houve nada parecido com o Jogo das Estrelas nos últimos dois anos, realizado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

Nos dois anos, o ambiente dentro do ginásio remetia a um evento maior que só o esporte, com ações de patrocinadores dentro do local, food trucks e lojas do lado de fora, telão e tudo que fazia daquele um ambiente propício para as famílias amantes do basquete.

Além de tudo isso, nos últimos dois anos o Jogo das Estrelas contou com uma atração musical no intervalo: Jota Quest em 2017 e Thiaguinho neste ano. Fora que o Ibirapuera lotou em ambas as ocasiões.

O NBB também é exemplar no resgaste de sua história. No próprio site da liga é possível acompanhar todas as estatísticas de todos os fundamentos de todos os jogadores, sem contar um arquivo completo de resultados desde a primeira edição até a última com ficha técnica e tudo mais.