<
>

COI oficializa bronze para o Brasil no 4x100m masculino em Pequim 2008

Onze anos depois, o Brasil receberá a medalha de bronze do revezamento 4x100m dos Jogos Olímpicos de 2008, realizados em Pequim. Os atletas que estiveram na equipe brasileira na ocasião terão suas medalhas e diplomas entregues em cerimônia que será realizada no Museu Olímpico, em Lausanne, na Suíça, em data que será marcada em breve pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

A prova do revezamento 4x100m masculino foi vencida pela Jamaica. No entanto, posteriormente a equipe acabou desclassificada por conta de doping, e assim, Trinidad & Tobago, que havia sido a segunda colocada com 38.06, herdou o primeiro lugar e as medalhas de ouro. Consequentemente, o Japão passou de terceiro para segundo, com 38.15, e o Brasil, que fez 38.24, melhor resultado naquela temporada, fica com as medalhas de bronze.

“Os atletas competiram de forma justa e merecem as medalhas e todo o reconhecimento. Os Jogos de Pequim passam a ser agora a melhor campanha do Brasil, com três medalhas, já que conquistamos também o ouro com Maurren Maggi e bronze com o 4×100 m feminino, e além do sexto lugar de Jadel Gregório”, comemorou Warlindo Carneiro da Silva Filho, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo.

Na final de Pequim 2008, o time Brasil foi formado por Vicente Lenilson, Sandro Viana, Bruno Lins e José Carlos Moreira, além de Rafael da Silva Ribeiro e Nilson André como reservas.